Publicado em: 10 de outubro de 2023

Hoje marca o segundo dia do emocionante evento na Universidade Federal de Roraima, onde a Carreta Escola da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) está presente para oferecer cursos relacionados à energia renovável. Este evento está programado para ocorrer de 09 a 11 de outubro de 2023, e a carreta escola está estrategicamente posicionada no estacionamento do Restaurante Universitário durante todo o período.

A carreta itinerante faz parte do Road Show ABGD Huawei Solar, uma iniciativa inovadora da ABGD que percorre todo o Brasil com o objetivo de compartilhar conhecimento e capacitação em geração de energia renovável. Dentro das instalações da carreta, os participantes têm acesso a salas de aula, workshops, uma cozinha e lavanderia, além de um sistema fotovoltaico completo, incluindo módulos, baterias, condutores e inversores.

Este evento oferece dois cursos emocionantes: “Fundamentos e Dimensionamento do Sistema Fotovoltaico” (Curso Introdutório) e o “Curso Integrador”. Ambos os cursos são totalmente gratuitos e incluem materiais didáticos, bem como certificados para os participantes.

Os dias 9 e 10 de outubro estão reservados para capacitar professores e alunos do curso de engenharia elétrica em Roraima. No dia 9, haverá duas turmas do curso introdutório à tarde e à noite, enquanto no dia 10, pela manhã e à tarde, acontecerão duas turmas do curso integrador. No dia 11, o Fórum de Energias Renováveis de Roraima oferecerá um curso introdutório exclusivamente para mulheres.

As vagas para esses cursos já estão todas preenchidas, e os interessados precisaram se inscrever previamente no site da ABGD e na plataforma Sympla. Além disso, os participantes são incentivados a trazer 1 kg de alimento não perecível no dia do curso.

O projeto Road Show ABGD Huawei Solar, uma parceria entre a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), a Huawei da China e a Risen Energy da Austrália, já está em seu segundo ano. A carreta-escola viajou incríveis 55 mil quilômetros, passando por 83 cidades e 21 estados, incluindo o Distrito Federal, para oferecer cursos sobre energia renovável.

Até o momento, mais de cinco mil alunos já foram certificados por meio deste projeto. Em Boa Vista, o projeto está no seu terceiro ciclo, abrangendo cidades da Amazônia Legal.

Além disso, o Road Show ABGD Huawei Solar também tem uma importante vertente social, com a doação de mais de 3 mil kg de alimentos. O projeto tem como objetivo participar de ações governamentais, projetos sociais e fóruns do setor, estando ao lado de integradores e consumidores finais.

Se você quiser mais informações sobre o projeto Road Show ABGD Huawei Solar, incluindo datas e localização, pode visitar o site oficial: https://abgd.com.br/roadshow/.