Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CURSOS OFERECIDOS

Publicado: Quinta, 27 Fevereiro 2014 21:53 | Última Atualização: Terça, 25 Janeiro 2022 14:40 | Acessos: 8921
  • TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA


O estado de Roraima tem um grande potencial para a agricultura e agropecuária. Pensando nisso, a Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima trabalha na qualificação do homem do campo e da cidade para que possam utilizar técnicas que permitam o desenvolvimento sustentável e rentável, melhorando a qualidade de vida nos municípios. O  principal objetivo desse curso é contribuir para o fortalecimento do setor agropecuário, por meio da formação de profissionais qualificados, os quais  poderão desenvolver conhecimentos na área de recursos naturais, projetos agrícolas, projetos e gestão agropecuária, etc.

Perfil Profissional:  O Técnico em Agropecuária estará habilitado para o domínio de técnicas de produção e gestão da agropecuária e agroindústria, gestão e economia rural, construções e instalações rurais, irrigação, manejo de sistemas agroflorestais, cultivo de culturas olerícolas, culturas sazonais, industriais e fruticultura. Desempenhando ainda,  funções relacionadas à produção animal como avicultura, apicultura, suinocultura, ovinos, caprinos e bovinos.

O profissional também estará  habilitado  para administrar propriedades rurais, fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial, realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos ,  trabalhar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

Desse modo,  os técnicos  em agropecuária tem como esfera de atuação profissional: empresas públicas e privadas, empreendedor, autônomo, associações, cooperativas, comunidades agropecuárias, etc.

Como ingressar no curso ?

O acesso ao Curso Técnico em Agropecuária, é possível  por meio de processo seletivo. Além disso, de acordo com a legislação em vigor, o acesso ao curso será admitido apenas a pessoas que:

  • Tenham concluído o ensino médio (na modalidade Subsequente ao ensino médio).
  • Estejam cursando o ensino médio (na modalidade Concomitante).
  • Tenha concluído o ensino fundamental (na modalidade ensino médio integrado ao técnico).

 

 Modalidades ofertadas do curso Técnico em Agropecuária

  • Ensino Médio Integrado
  • PROEJA
  • Subsequente

 

Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária: AQUI.

 

 

  • TECNÓLOGO EM AGROECOLOGIA

 

Perfil Profissional: Planeja, executa, monitora, analisa e certifica sistemas de produção agroecológicos. Planeja e executa atividades de manejo de sistemas de produção agroecológicos e do ambiente agrícola. Implanta sistemas de produção animal e vegetal. Gerencia o processamento e comercialização da produção agroecológica.

 

Mercado de trabalho: Cooperativas e Associações. Empresas de certificação. Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Empresas, propriedades rurais e empreendimentos de agricultura familiar. Organizações não-governamentais. Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

 

Como ingressar no curso: Alunos que já concluíram o ensino médio e que desejam graduar-se em Agroecologia, devem realizar a prova do Vestibular da UFRR ou Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

 

Duração: 3,5 anos

 

Projeto Pedagógico do Curso Tecnológico em AgroecologiaAQUI

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página