Publicado em: 18 de julho de 2024
Atualizado em: 22 de julho de 2024
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CONSUMO FRUGAL FEMININO: PRECEDENTES E MODERADOR EM BOA VISTA (RORAIMA)

Autor(a): Amanda Letícia Diniz Benfica de Amorim Mattos; Orientador(a): Jaqueline Silva da Rosa; coOrientador(a): Nyckell Loureto de Freitas.

Resumo: A frugalidade está associada a um estilo de vida simples e sem excessos, não necessariamente está relacionada à restrição ou à falta de renda para a aquisição de bens ou serviços, podendo ser uma decisão voluntária do consumidor em não adquirir o que julgue desnecessário. O objetivo geral deste estudo é identificar os precedentes que influenciam as consumidoras frugais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, com mulheres residentes em Boa Vista. A coleta deu-se na segunda quinzena de setembro de 2022, de forma on-line, por meio de questionário, divulgado o link nas redes sociais. Ao todo, coletou-se e validou-se 251 respostas. As evidências indicaram que a idade e a religiosidade influenciam a intenção de consumo frugal, demonstrando relação direta negativa, e direta positiva, respectivamente. Já quanto à antipatia às compras, o resultado indicou não haver relação de influência no consumo frugal. Além disso, identificou-se que o autocontrole não potencializa a relação de antipatia e religiosidade, ambas relacionadas com a intenção de consumo frugal. Este estudo contribui por demonstrar que as consumidoras gostam de consumir, e que o autocontrole não produz efeito no consumo delas. Isso denota que a comunicação e os apelos de marketing não necessitam estar voltados aos consumidores autocontrolados, uma vez que não há moderação nas relações. Contudo, as estratégias de Marketing podem voltar-se à questão de idade e religiosidade, pois esses precedentes apresentaram relações diretas positivas e negativas. Já quanto às indicações de estudos futuros, pode-se examinar como a frugalidade pode ser incentivada entre os jovens, pois viu-se que quanto mais jovem, menos frugalidade no consumo; e, ainda, comparar os fatores culturais e sociais sob a perspectiva geracional no consumo frugal podem ser investigados.

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REDES SOCIAIS NA PERSPECTIVA DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SEGMENTO DA BELEZA EM BOA VISTA (RORAIMA)

Autor(a): LARISSA SILVA MELGUEIRA; Orientador(a): Meire Joisy Almeida Pereira.

Resumo: O uso das redes sociais nas empresas do segmento da beleza liderados por mulheres vem se destacando no mundo todo, especialmente em Boa Vista (Roraima). Essas ferramentas para o empreendedorismo feminino proporcionam um canal de comunicação com os clientes. O objetivo da pesquisa foi descrever a percepção das empreendedoras no segmento da beleza no uso das redes sociais em Boa Vista-Roraima. O tipo da pesquisa foi a exploratória, descritiva e explicativa. Foram realizadas 3 (três) entrevistas semiestruturadas com as proprietárias de salão de beleza por meio de um roteiro de questões abertas no mês novembro de 2022 combinada com os conceitos teóricos de redes sociais e empreendedorismo feminino. As análises dos dados utilizaram-se da abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram o perfil das empreendedoras, elas possuem idade entre 31 e 42 anos e todas possuem formação superior. As empresas classificam-se em microempresas – ME, com mais de 2 (dois) anos de existência. O uso das redes sociais consolidou-se como o instrumento de atração de clientes. Constatou-se que o investimento, a frequência de postagem e inovação no conteúdo são os maiores desafios para a manutenção do marketing digital nas redes sociais das empresas localmente. Por fim, a pesquisa contribuiu na identificação das vantagens e dos desafios no uso das redes sociais para as organizações do segmento da beleza.

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PERCEPÇÕES DOS REPRESENTANTES DAS AGÊNCIAS DE TURISMO QUANTO ÀS INOVAÇÕES NO TURISMO EM RORAIMA

Autor(a): LETÍCIA MOURA DE CASTRO; Orientador(a): Georgia Patrícia da Silva Ferko.

Resumo: Considerado uma atividade econômica de proporção mundial, o turismo teve sua ascensão por meio do avanço tecnológico e nos meios de transportes. O segmento vem sendo amplamente referenciado como alternativa ao desenvolvimento econômico em regiões brasileiras, sobretudo no norte. Neste contexto, a busca por modelos de gestão e constantes mudanças para se manter no mercado, tornaram a inovação o eixo central de estratégia nos negócios. Sendo assim, o objetivo foi identificar os desafios e as principais potencialidades para o desenvolvimento do turismo em Roraima. O tipo de pesquisa é de natureza exploratória, descritiva. Foram realizadas entrevistas com seis empresários do setor turístico, por meio de um roteiro semiestruturado de questões abertas nos meses de outubro e novembro de 2022, embasado nas temáticas de turismo como agente de desenvolvimento, abordagens inovadoras, desafios e potenciais no segmento turístico e características dos atrativos turísticos roraimenses. A análise dos dados da pesquisa foi do tipo abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram que a inovação do segmento turístico em Roraima está atrelado à oferta de novos serviços, configurando inovação por serviços e produtos. Quanto à perspectiva dos empresários sobre o desenvolvimento turístico, os avanços provenientes dos impactos positivos de Covid-19 foram relatados. Os desafios principais enfrentados são entraves junto aos órgãos governamentais para a infraestrutura necessária ao turismo e a maior potencialidade do turismo local é a difusão do etnoturismo nas comunidades indígenas conforme os entrevistados. Por fim, o estudo contribuiu para a literatura do tema e evidenciou os aspectos de desenvolvimento do turismo em Roraima, que demonstrou a necessidade de melhoramento do plano turístico, que deve ser integrado e contemplar todos os agentes envolvidos.

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DISTRITO INDUSTRIAL DE RORAIMA: UMA HISTÓRIA PARA CONTAR

Autor(a): MYLLENA MEDEIROS SILVA; Orientador(a): Meire Joisy Almeida Pereira.

Resumo: A história do Distrito Industrial Governador Aquilino Mota Duarte, localizado em Boa Vista – Roraima, vem de um contexto nacional de desenvolvimento que buscou integrar a economia e a sociedade do norte aos grandes centros. O objetivo da pesquisa foi caracterizar o Distrito Industrial de Roraima da sua gênese até os dias atuais. O tipo da pesquisa foi exploratória, descritiva e explicativa. Foram realizadas visitas ao Distrito Industrial e uma (1) entrevista semiestruturada com autoridade competente do Distrito, por meio de um roteiro semiestruturado de questões abertas no mês de novembro de 2022, embasadas nos conceitos de distrito industrial, política pública, desenvolvimento econômico, industrialização na Amazônia e indústria de Roraima. A análise dos dados da pesquisa foi do tipo abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram a existência de uma comunidade de moradores no Distrito, que interagem com o funcionamento e desenvolvimento da comunidade local. As empresas inseridas são majoritariamente pequenas e médias e o funcionamento do Distrito as propicia a possibilidade de competir e se manter no mercado. Por fim, a pesquisa contribuiu para a literatura do tema e evidenciou os acontecimentos da história do desenvolvimento socioespacial do Distrito Industrial Governador Aquilino Mota Duarte que se relacionam com a história de Roraima.

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FATORES QUE INFLUENCIAM A ROTATIVIDADE DOS OPERADORES DE CAIXA EM BOA VISTA-RR

Autor(a): VIVIANE DOS SANTOS VIEIRA; Orientador(a): Georgia Patrícia da Silva Ferko; coOrientador(a): Danielly Leão da Silva.

Resumo: O fenômeno denominado rotatividade de pessoal, também conhecido como turnover, surgiu com a alta oferta de empregos, o aumento no acesso às informações e a crescente entrada de pessoas não qualificadas nas empresas. Esse fenômeno é definido pela entrada e saída de colaboradores da organização, podendo acarretar consequências negativas e/ou positivas para a gestão das empresas. Este trabalho tem como objetivo evidenciar os fatores que influenciam a rotatividade dos operadores de caixa, em três redes de supermercados de Boa Vista/RR, visando auxiliar as organizações a traçarem estratégias para minimizarem essa rotatividade. A pesquisa realizada é exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, em que a população-alvo são três gestores de pessoal de três redes de supermercados; a coleta de dados foi por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de casos múltiplos; o instrumento de coleta foi um roteiro de entrevista, e para análise utilizou-se a técnica proposta por Bardin (2016). Com o estudo constatou-se que as empresas não possuem políticas ou programas de retenção, assim como não contratam pessoal para atuar de forma efetiva no setor de recursos humanos. As práticas de gestão de pessoas das redes de supermercados são feitas de forma básica. As empresas realizam o recrutamento de
maneiras similares, sendo as vagas divulgadas nas redes sociais, em que a seleção é realizada por análise curricular, entrevista e uma avaliação de conhecimentos gerais. Dentre os motivos para saída dos operadores de caixa, cita-se: os conflitos entre os operadores de caixa e a política salarial; o aquecimento da oferta de empregos; o relacionamento dos operadores de caixa com os clientes externos; e a busca por melhores salários. As consequências percebidas atêm-se à queda do desempenho da empresa em relação à produtividade e à qualidade do serviço prestado.

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