CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UFRR

SOBRE

Criado em Julho de 2012 e tendo seu primeiro ingresso de alunos no primeiro semestre de 2013, o curso de Medicina Veterinária da UFRR é o primeiro curso de Medicina Veterinária no estado de Roraima.

CRIAÇÃO: Resolução n° 015/2012 – CUni/UFRR, 31 de Julho de 2012.

DURAÇÃO: mínimo de 5 e máximo de 8 anos.

CARGA HORÁRIA: 4.170 horas.

PERÍODO: Integral.

MISSÃO DO CURSO

Formar profissionais em medicina veterinária, com visão holística e formação generalista para as atividades de prevenção, profilaxia, diagnóstico e tratamento das doenças animais, bem como produção animal, melhoramento animal, tecnologia dos produtos de origem animal e saúde pública.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO MÉDICO VETERINÁRIO

O Médico Veterinário egresso deverá ter consciência de seu papel como profissional de saúde e de ciências agrárias, buscando desenvolver ações e produzir resultados voltados a fomentar a Saúde Animal, Saúde Pública, Produção de Alimentos, Proteção Ambiental e Produção Animal, expressando competências e habilidades gerais para atuar na saúde individual e coletiva, na tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, devem ainda estar aptos a proceder a educação permanente. Por estar inserido no contexto do mundo e do trabalho globalizado, o egresso do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Roraima deverá ter ciência da necessidade do domínio de outros idiomas e das tecnologias de informação.

JURAMENTO DO MÉDICO VETERINÁRIO

"Sob a proteção de Deus, PROMETO que, no exercício da Medicina Veterinária, cumprirei os dispositivos legais e normativos, com especial respeito ao Código de Ética da profissão, sempre buscando uma harmonização entre ciência e arte e aplicando os meus conhecimentos para o desenvolvimento científico e tecnológico em benefício da sanidade e do bem-estar dos animais, da qualidade dos seus produtos e da prevenção de zoonoses, tendo como compromissos a promoção do desenvolvimento sustentado, a preservação da biodiversidade, a melhoria da qualidade de vida e o progresso justo e equilibrado da sociedade humana. E prometo tudo isso fazer, com o máximo respeito à ordem pública e aos bons costumes. Assim o prometo."

Este juramento já contempla a alteração realizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com a inclusão de conceitos de bem-estar animal. Publicado pela Resolução 859/2007 de 8 de outubro (Diário Oficial da União).