Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Acadêmica da UFRR é selecionada para participar de encontro virtual com vencedores do Prêmio Nobel

Publicado: Terça, 06 de Abril de 2021, 13h10 | Última atualização em Terça, 06 de Abril de 2021, 14h54

 Nesta quinta-feira (8), das 10h às 13h (horário de Brasília-DF), 40 estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação terão a oportunidade de conversar com May-Britt Moser, ganhadora do Prêmio Nobel de Medicina em 2014, e com Serge Haroche, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2012.

Keity Almeida de Oliveira, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Pronat-UFRR), está entre os 40 acadêmicos selecionados para participar da atividade, dentre aproximadamente 170 candidatos em todo o país.

Comentando a importância deste evento para a ciência no Brasil e suas expectativas, a acadêmica afirma que fazer ciência no Brasil é algo desafiador e destaca que a atividade está sendo realizada em um momento muito oportuno.

“A ciência vem sendo desacreditada pelas falácias do negacionismo e pelo apelo à emoção do conspiracionismo. Diante da crise sanitária que vivemos, é essencial reafirmar à sociedade a importância da ciência, bem como do desenvolvimento de políticas públicas baseadas no conhecimento científico, para a resolução dos problemas que enfrentamos”, afirma Keity.

O encontro virtual ocorrerá durante o evento on-line e gratuito “O Valor da Ciência - Diálogo Nobel Brasil”, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Nobel Prize Outreach, e apoiado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC).

O evento traz a proposta de promover uma discussão sobre a importância da ciência para a sociedade e de políticas públicas baseadas no conhecimento científico; principalmente em tempos de crise, como o atualmente enfrentado.

Como o evento tem projeção internacional, dará aos estudantes brasileiros a oportunidade de lançar luz sobre as dificuldades que enfrentam, além de discutirem com cientistas de outros países estratégias para redução da desigualdade na produção científica. "Por isso a participação da UFRR é importante, pois desenvolvemos pesquisas na Amazônia. Estarmos envolvidos em um diálogo internacional contribui para descentralização da produção científica das grandes cidades brasileiras", complementa a representante da UFRR.

Programação 

A atividade será dividida em duas partes principais. A primeira contará com um diálogo entre May-Britt Moser, laureada com o Prêmio Nobel de Medicina em 2014, e Serge Haroche, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2012, que serão acompanhados por Davidovich e Helena Nader, copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências. A conversa será conduzida por Adam Smith, diretor científico da Nobel Prize Outreach.

Na segunda parte, haverá em sequência, duas mesas-redondas com os ganhadores do Prêmio Nobel (primeiro com May-Britt Moser, depois com Serge Haroche), nas quais os estudantes universitários selecionados, 20 em cada mesa-redonda, irão interagir com os laureados em uma sessão de perguntas e respostas. A estudante da UFRR, Keity Almeida de Oliveira, foi selecionada para fazer sua questão relacionada ao tema na primeira mesa.

O debate entre os palestrantes será focado em como os cientistas podem contribuir para a sociedade e como, por sua vez, a sociedade pode contribuir para a ciência. O evento busca, ainda, inspirar estudantes de todo o Brasil a perseguirem carreiras científicas.

O evento será conduzido em inglês, com tradução simultânea disponível. A transmissão será realizada no YouTube do Nobel Prize (clique aqui  para assistir a transmissão em português e aqui com áudio original. Mais detalhes estão disponíveis na página do evento.

Adidas footwear | Air Jordan 1 Retro High OG "UNC Patent" Obsidian/Blue Chill-White For Sale – Fitforhealth
registrado em:
Fim do conteúdo da página