Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Abertas inscrições para compor Comissão Permanente de Heteroidentificação da UFRR 

Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 17h52 | Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 17h54

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) está com processo de seleção aberto para membros da Comissão Permanente de Heteroidentificação (CPH) da instituição, por meio do Edital nº 001/2021-GR/UFRR. Podem participar integrantes da comunidade universitária e pessoas da sociedade em geral. 

BAIXE AQUI O EDITAL. 

A seleção está em consonância com a Resolução CEPE/UFRR Nº 028, de 9 de dezembro de 2020, que regulamentou o procedimento de autodeclaração e heteroidentificação étnico-racial dos candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas, criou a Comissão Permanente de Heteroidentificação (CPH) da UFRR e deu outras providências. 

A UFRR adota o sistema de reserva de vagas para educação superior pública, concursos públicos e demais processos seletivos de graduação e pós-graduação envolvendo candidatos (as) autodeclarados(as) negros (pretos e pardos) e indígenas 

comissão titular deve ser formada por dois docentes, um técnico-administrativo e um discente da UFRR, bem como por uma pessoa da sociedade civil representante de organização indígena e movimento negro, com seus respectivos suplentes, totalizando dez membros. 

Os representantes do corpo discente poderão ser da graduação ou pós-graduação. O edital assegura que a sua participação será contabilizada nas atividades complementares, limitada a 20 horas. Os membros que forem servidores da UFRR poderão vincular em seu PTD a carga horária de 3h semanais. 

Inscrições - As inscrições serão efetuadas via internet, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., das 10h do dia 12 de fevereiro até às 17h do dia 22 de fevereiro, conforme o cronograma no anexo I do edital 

É necessário o preenchimento e envio do formulário de inscrição, do curriculum vitae devidamente comprovado (anexar todos os certificados de cursos informados no curriculum) e documento oficial de identidade. 

Atribuições – Entre as atribuições da CPH estão realizar os procedimentos de heteroidentificação dos concursos públicos feitos na UFRR; coordenar os procedimentos de heteroidentificação dos editais de entrada na graduação e pós-graduação; promover ações de promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo, assim como de conscientização e divulgação, no âmbito da comunidade universitária e da sociedade em geral. 

Outras atribuições são promover ações de formação permanente para a comissão e para os membros das subcomissões em parceria com unidades acadêmicas e administrativas da UFRR e das instituições parceiras convidadas para integrar essa comissão, bem como as entidades dos movimentos sociais negros e indígenas 

Cabe à comissão formular os documentos e formulários necessários que serão utilizados no procedimento de heteroidentificação; receber as denúncias de fraude e estabelecer os procedimentos de heteroidentificação. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página