Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

“O assunto é Gestão” – Gestão superior da UFRR comenta sobre a volta das aulas presenciais

Publicado: Segunda, 11 de Janeiro de 2021, 12h28 | Última atualização em Segunda, 11 de Janeiro de 2021, 12h35

A poucos dias 2020 “se despediu”. Para a Universidade Federal de Roraima (UFRR), como foi este ano tão desafiador? E 2021? Quais são as metas? E sobre o retorno das atividades presenciais? Estes e outros temas foram abordados pelos professores José Geraldo Ticianeli (reitor) e Silvestre Lopes da Nóbrega (vice-reitor) durante a última edição do programa “O Assunto é Gestão” de 2020.  

O primeiro assunto abordado na entrevista conduzida pela jornalista Gersika Nascimento foi sobre a portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC), a qual orienta que as aulas presenciais retornem no mês de março.

Sobre este assunto o reitor, professor José Geraldo Ticianeli comentou sobre o fato de existir uma parcela da comunidade universitária que deseja o retorno às aulas e outra que entende que o momento deve ser de precaução em virtude da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19).

Ele lembrou ainda que apesar de haver uma portaria que orienta para um retorno das aulas presenciais, já há uma resolução do Conselho Nacional de Educação que autoriza o ensino remoto até o final de 2021, a qual foi homologada pelo Ministério da Educação.

 “Nossa universidade não vai tomar nenhuma decisão de forma precipitada. Pensamos no coletivo, prevalecendo sempre o bom senso. Lembrando que essas decisões são feitas de forma colegiada, deliberativa. Temos os nossos conselhos; o Universitário (Cuni) e o de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)”, frisou.

Neste aspecto, o vice-reitor, professor Silvestre Nóbrega disse que a mesma tranquilidade e seriedade em que a UFRR realizou a transição do ensino presencial para o remoto será adotada no retorno para as atividades presenciais.

Atualmente no calendário universitário aprovado pelo CEPE está normatizado o início do semestre 2020.2 de maneira remota, com aulas no período de 8 de fevereiro a 22 de maio de 2021.

Atividades práticas – Ainda durante a entrevista ao “O Assunto é Gestão”, o reitor também comentou sobre os cursos de graduação que exigem atividades práticas. Ele esclareceu que para a oferta de disciplinas do semestre 2020.2, a Pró-reitoria de Ensino e Graduação (Proeg) está verificando juntos aos coordenadores de cursos quais disciplinas práticas poderiam ser oferecidas de maneira presencial, observando criteriosamente as normas de biossegurança como o número de alunos por sala.

Fonte das informações – O reitor da UFRR aproveitou a entrevista para lembrar a importância da comunidade universitária buscar as fontes oficiais para se informar e atualizar sobre as notícias da instituição, como o portal e as redes sociais FacebookTwitter e Instagram. “Desinformação também mata. Procurem canais oficiais para acompanhar as informações, as atividades da UFRR”, orientou o professor.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página