Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PPGL e PPGSOF realizam live de lançamento do livro Viagens, viajantes e representações da Amazônia 

Publicado: Quarta, 18 de Novembro de 2020, 14h47 | Última atualização em Quinta, 19 de Novembro de 2020, 10h14

Os Programas de Pós-graduação em Letras e em Sociedade e Fronteiras (PPGL e PPGSOF) da Universidade Federal de Roraima realizam nesta sexta-feira (20) o lançamento do livro Viagens, viajantes e representações da Amazônia. 

O livro surgiu de uma iniciativa dos cursos em apresentar a um público mais amplo as representações que foram construídas sobre a Amazônia a partir das narrativas de viagens. Essas narrativas ganharam interesse especial da academia nas últimas décadas, configurando-se, além de entretenimento agradável e deleitoso, em importantes fontes para pesquisas para diversas áreas do conhecimento.

 O lançamento será durante uma live agendada para as 16h, horário local (17h, horário de Brasília), pelo Google Meet, com transmissão pelo canal do YouTube do PPGL-UFRR. 

A obra é uma coletânea organizada pelos professores Maria Luiza Fernandes (PPGSOF), Fábio Almeida de Carvalho (PPGL) e Sheila Praxedes Pereira Campos (PPGL), conta com nove capítulos, alguns em coautoria, produzidos por treze pesquisadores da UFRR e de outras instituições. São elas a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal do Acre (UFAC) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Além dos organizadores, que escreveram dois dos capítulos, integram o time de autores Adrián Padilla Fernández, Maria Elizabeth Chaves de Mello, Marcelo Zaboetzki, Hélio Rocha, Heloísa Helena Siqueira Correia, Carlos Eduardo do Prado, Miguel Nenevé, Carla Monteiro de Souza, Maria das Graças Santos Dias e Roberto Mibielli.

Os textos passaram por avaliação de pareceristas externos à UFRR e conta com parcerias importantes, não apenas entre os dois programas de pós-graduação de nossa instituição, mas também entre programas da região amazônica e de fora dela. 

O livro está disponível para download gratuito no site da Editora da UFRR, no link https://ufrr.br/editora/index.php/editais?download=465.  

“A obra levará ao leitor perceber que o imaginário sobre a Amazônia tem raízes tão fortes que ainda se faz necessário problematizar temas inerentes ao que se pensa sobre o homem e a terra amazônicos, revisitando, para isso, diversos momentos, em quase mais de cinco séculos, que justificam a maneira como se deu e dá a apreensão discursiva sobre esse espaço”, afirma a professora Sheila Praxedes. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página