Confira os editais para mestrado em Letras da UFRR e para doutorado em Educação na Amazônia

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 15h58 | Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2020, 12h45

A Universidade Federal de Roraima informa que estão abertas as inscrições para os processos seletivos da Pós-graduação nas seguintes áreas:

1 - Mestrado em Letras da UFRR oferta 30 vagas para seleção 2020

O Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (PPGL/UFRR) divulgou dois editais referentes ao ingresso de novos alunos em seu mestrado. São ofertadas 24 vagas na modalidade Ampla Concorrência e seis na modalidade Ações Afirmativas, reservadas para alunos indígenas e negros (pretos ou pardos).

As 30 vagas estão divididas igualmente entre as duas linhas de pesquisa do programa: Língua e Cultura e Literatura, Arte e Cultura Regional. Cada linha possui projetos de pesquisa específicos, para os quais os candidatos devem orientar suas propostas de projetos de pesquisa.

As inscrições serão on-line, de 27/07/2020 a 14/08/2020. Os candidatos devem enviar toda a documentação para o e-mail do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Para garantir a segurança dos candidatos e evitar possíveis contaminações por Covid-9, a defesa oral do pré-projeto de pesquisa e a prova escrita serão feitas remotamente, em links disponibilizados pela programa.

Conheça as linhas do programa:

Linha 1 - Língua e Cultura Regional - Estuda as manifestações linguísticas no contexto regional, tomando como eixo a diversidade, as identidades e os contatos linguísticos produzidos pela pluralidade cultural local. Tendo em vista a peculiaridade regional, abrange temáticas como descrição de línguas, educação em situações de bilinguismo e a construção de traços identitários.

Linha 2 - Literatura, Artes e Cultura Regional - Estuda as linguagens literárias e artísticas, suas interações e relações com os movimentos culturais regionais, partindo da noção de identidades múltiplas e tomando como eixo investigativo as várias abordagens do texto literário, em particular, e das artes, em geral, considerando as articulações entre regional e global.

Para acessar os editais de seleção do PPGL 2020, clique aqui.

2 - Seleção de Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA) oferta 94 vagas

O colegiado do Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA) informa que de 24/08 a 30/09/2020 estarão abertas as inscrições para a seleção da nova turma de alunos. No total, são ofertadas 94 vagas, distribuídas entre instituições de ensino de vários estados.

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) oferta quatro vagas nesta seleção. As inscrições serão on-line, pelo site http://educanorte.net.br/. A entrega do currículo e as entrevistas serão realizadas em Boa Vista/RR.

As aulas para os alunos aprovados serão realizadas em Boa Vista/RR.

O doutorado tem as seguintes Linhas de Pesquisa:

Linha de Pesquisa 1: Educação na Amazônia: formação do educador, práxis pedagógica e currículo;

Linha de Pesquisa 2: Estado, políticas públicas e gestão da educação;

Linha de Pesquisa 3: Saberes, linguagem e educação.

Veja o edital de seleção aqui.