Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos de Medicina da UFRR participam de capacitação sobre atendimento a pacientes com Covid-19

Publicado: Terça, 05 de Maio de 2020, 17h17 | Última atualização em Terça, 05 de Maio de 2020, 17h39

 Uma turma de 19 alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR) participou nesta terça (5) de uma capacitação sobre procedimentos de atendimento a pacientes com Covid-19. Os treinamentos começaram a ser ministrados em abril por uma equipe de 25 professores efetivos do curso de Medicina, dois médicos colaboradores externos e três técnicos administrativos.

Os participantes desta etapa foram alunos do quinto ano de Medicina que já estão no internato. Nesta quarta (6), das 9h às 12h, mais 22 estudantes serão treinados. As atividades são realizadas no bloco de Medicina, campus Paricarana da UFRR, e fazem parte do projeto “Ações para o enfrentamento da pandemia COVID-19", criado pela universidade para reforçar o combate à pandemia do novo coronavírus.

Durante os treinamentos são repassadas técnicas de paramentação, desparamentação, manuseio de ventiladores mecânicos e as formas corretas e seguras de fazer a entubação orotraqueal dos pacientes com o novo coronavírus.

Desde abril já foram capacitados 35 estudantes de Medicina e cerca de 40 médicos do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré e do Hospital de Campanha da Operação Acolhida do Exército. 

A ação da UFRR ajuda a evitar que profissionais da área de saúde se contaminem durante o atendimento a pacientes com a Covid-19. De acordo com a professora de Medicina Bianca Costa, a comunidade médica e o alunado têm participado ativamente das capacitações. Além disso, as instituições de saúde estão procurando a Universidade para que mais profissionais sejam capacitados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página