Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR oferta nove vagas para mestrado e doutorado em Agronomia

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 14h27 | Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2020, 14h31

O Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Federal de Roraima (Posagro/UFRR) abriu processo seletivo para ingresso de nove alunos regulares nos cursos de mestrado e doutorado em Agronomia, semestre 2020.2.

As inscrições serão recebidas de 21/04 a 03/06/2020 e a isenção do pagamento da taxa de inscrição pode ser solicitada de 21/04 a 28/04/2020. Para o curso de mestrado são ofertadas três vagas para a concorrência geral e uma para ações afirmativas (negros - pretos e pardos; indígenas). Para o curso de doutorado são quatro vagas para a concorrência geral e uma para ações afirmativas (negros - pretos e pardos; indígenas).

A seleção compreenderá duas etapas: prova escrita e prova de títulos. A prova escrita será aplicada para todos os candidatos no dia 18 de junho de 2020. Além da UFRR, a prova escrita poderá ser realizada em qualquer outra universidade pública no Brasil, desde que fora de Boa Vista.

A área de concentração do Posagro é em produção vegetal, com as seguintes linhas de pesquisa:

Linha de Pesquisa 1: Manejo de Culturas - estuda o aperfeiçoamento das técnicas de produção de diversas culturas com ênfase em milho, arroz, feijão, oleaginosas, mandioca, cana-de-açúcar, fruteiras, olerícolas e silvícolas dos trópicos. Esta linha de pesquisa engloba projetos voltados para fitotecnia, entomologia agrícola, fitopatologia, propagação de plantas, melhoramento vegetal, tecnologia de pós-colheita e processamento de alimentos.

Linha de Pesquisa 2: Manejo do Solo e da Água - estuda técnicas e práticas que visam dar suporte a produção agrícola racional, com base na fertilidade do solo, conservação e o manejo de agroecossistemas. Esta linha de pesquisa engloba projetos voltados para: adubação e correção do solo, nutrição de plantas, microbiologia do solo, controle de perda de solo por erosão, recuperação de solo degradado, atributos físicos, hídricos e biológicos no sistema solo-água-planta, relação solo-paisagem, características físicas e químicas de solos em diferentes agroecossistemas, métodos e manejo de irrigação.

Quem pode participar – Para disputar as vagas de mestrado, os candidatos devem possuir diploma de Graduação com Bacharelado e/ou Licenciatura em Agronomia, Biologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Zootecnia e Tecnologia em Agroecologia. Na ausência do diploma é permitida a apresentação de atestado ou certificado de conclusão de curso.

Os candidatos ao doutorado devem apresentar diploma de graduação com Bacharelado e/ou Licenciatura nos mesmos cursos exigidos para o mestrado e também o diploma de mestrado na área de Ciências Agrárias I (conforme classificação da CAPES). Na ausência do diploma de mestrado é permitida a apresentação de atestado ou certificado de conclusão de mestrado.

O edital está disponível na página do Posagro.

Edital.

registrado em:
Fim do conteúdo da página