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CAp-UFRR oferta atendimento psicológico para estudantes, servidores e terceirizados

Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 13h19 | Última atualização em Quarta, 01 de Abril de 2020, 14h40

A fim de auxiliar na minimização dos impactos da pandemia à saúde mental, o setor de Psicologia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR), juntamente com a gestão escolar, está oferecendo aos colaboradores e alunos da escola um acolhimento psicológico online.

O serviço de acolhimento psicológico será prestado pela psicóloga Maria Andrelina Gonçalves, mestre em Ciências da Saúde, conforme as recomendações do Conselho Federal de Psicologia e as atribuições de seu cargo junto à UFRR.

Os atendimentos telepresenciais são fundamentais para as pessoas manterem sua saúde emocional equilibrada. “O avanço do novo coronavírus no Brasil tem mexido com a saúde mental de diversas pessoas, que em sua maioria tem evitado exposições e seguido as orientações das autoridades de saúde do país e do mundo.  Com a rotina modificada de forma abrupta, milhares de trabalhadores têm demonstrado a vivência de sentimentos de angústias e alguns desencadeado quadros de ansiedade”, ressaltou a psicóloga Maria Andrelina.

Sendo assim, o atendimento psicológico pode atuar evitando o pânico, minimizando a ansiedade e prevenindo a depressão sem que haja uma exposição com riscos de infecção para os envolvidos.

Os atendimentos online serão realizados no horário vespertino, de segunda a sexta-feira, conforme demanda de solicitação de atendimentos via e-mail. A previsão é que os atendimentos sejam iniciados já nesta terça-feira, 31 de março de 2020, com duração até o fim das restrições de circulação de pessoas.

“Importante destacar que tais atendimentos são de caráter excepcional e terapêutico, respeitando todos os princípios éticos de um acolhimento psicológico presencial”, disse Maria Andrelina.

Conforme a demanda de solicitação de atendimentos será criada uma agenda de horário para que todos sejam devidamente atendidos. Lembrando que o grupo de risco do quadro de servidores do CAp tem prioridade no atendimento.

Com isso, o CAp visa oferecer aos seu colaboradores e alunos um auxílio por meio da assistência psicológica buscando a minimização dos impactos causados pelo distanciamentos social devido ao Covid-19.

Os interessados deverão encaminhar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou mensagem por meio do aplicativo WhatsApp para o número 98110-1519 solicitando o atendimento. Em seguida, receberão as devidas instruções.

A psicóloga repassou algumas orientações importante para este período: "É importante que todos se conscientizem que ao se sentirem sozinhos em meio a um turbilhão de informações que recebemos em tempos de pandemia, busque não disseminar mais ainda informações como fake news e mensagens de pânico", frisou.

E continuou: "Busquemos apenas a dose necessária de informações para que consigamos lidar com esse novo processo de adaptação, bem como buscar nos reconectar com nossas casas, famílias, animais, e até mesmo com nós mesmos. Siga as instruções dos órgãos competentes e cuide de seu equilíbrio emocional, para manter a saúde do seu sistema imunológico. E se ainda assim, não conseguir sentir-se bem, busque auxílio com um profissional de saúde mental", completou.

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