Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estrutura física da UFRR - Gestão entrega equipamentos para diversos setores

Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 15h12 | Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 15h38

Antes do contigenciamento realizado pelo Ministério da Educação a gestão superior da Universidade Federal vinha investindo na aquisição de equipamentos para atender às necessidades dos setores da Instituição.

Conforme relatório emitido pela Pró-Reitoria de Administração (Proad) de janeiro de 2018 ao mês de março de 2019 a Instituição adquiriu 2.351 produtos, representando um investimento de R$ 2.930.804 em bens.

O reitor da UFRR, professor Jefferson Fernandes, foi aos setores beneficiados para realizar as entregas dos itens. Foram contemplados:  CBIO, SIASS, CCS, Colégio de Aplicação, Ciências Agrárias, Medicina Veterinária e Zootecnia.

A lista de aquisições inclui mobílias e equipamentos para contribuir para a digitalização da UFRR e avanços nas pesquisas institucionais, tais quais: cadeiras, escanners, fragmentadores de papel, impressora, câmera fotográfica, agitador magnético, micropipetas e microscópios.

O curso de Medicina foi um dos setores contemplados. A professora Fabiane Nakashina explicou que o novo laboratório com 35 microscópios, será útil para realizações de estudos em diversas áreas, como histologia, espermograma, análise de lâmina Papanicolau. No local também será possível fazer a análise de microrganismos.  

“O curso de Medicina atende em média 80 alunos. Antes da chegada destes equipamentos eu precisava dividir a sala e ministrava a mesma aula quatro vezes. Agora, com um microscópio por aluno, vamos conseguir ministrar aulas melhores”, explica Nakashina.

Na ocasião da entrega dos equipamentos, a estudante de medicina, Michelle Franco falou de suas expectativas como estudante mediante a aquisição dos novos equipamentos.

“Antes os microscópios eram antigos e em menor quantidade. Não havia uma estrutura de bancada e ainda assim tínhamos aulas, mas não com o mesmo aparato tecnológico. Com esse novo laboratório com certeza, vamos poder aprender mais.

Investimentos - Os recursos para as aquisições realizadas pela UFRR são provenientes de diversas fontes, dentre as quais Reuni (Programa de Restruturação das Universidades) e emendas parlamentares.

“Essas aquisições proporcionam avanços importantes da UFRR nas áreas do ensino, pesquisa e extensão”, explicou o reitor.

Antes do bloqueio orçamentário os atendimentos aos setores da Instituição ocorriam conforme as solicitações encaminhadas pelo setor, levando em consideração a comprovação da necessidade. Atualmente a compra de novos equipamentos está suspensa.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página