Inscrições abertas para o 16º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

Publicado: Quarta, 09 de Janeiro de 2019, 14h48 | Última atualização em Quarta, 09 de Janeiro de 2019, 14h51

As inscrições para o 16º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica estão abertas até o dia 8 de março de 2019. O objetivo é premiar bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que se destacaram durante o ano, sob os aspectos de relevância e de qualidade do seu relatório final.

O prêmio consiste também em instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa.

Organizado pelo CNPq em parceria com Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o prêmio engloba três áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências da Vida e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes

Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af), e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI). Os programas por quotas ao pesquisador são Iniciação Científica (IC) e Iniciação Tecnológica Industrial (ITI).

Inscrições - As coordenações do PIBIC e/ou PIBITI das instituições de ensino e pesquisa devem transmitir ao CNPq, para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., até 8 de março de 2019, os 6 melhores relatórios dos bolsistas. As informações encontram-se no endereço: http://www.destaqueict.cnpq.br

A premiação consiste em: R$ 7 mil em espécie para cada agraciado; Bolsa de Mestrado ou de Doutorado no país, por categoria e por cada grande área do conhecimento, e; passagens aéreas e diárias para os agraciados receberem a premiação durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a ser realizada de 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande (MS).

Para a instituição agraciada com a categoria Mérito Institucional, a novidade na premiação se refere à concessão de bolsas adicionais do PIBIC e/ou PIBITI na cota da respectiva instituição. O número de bolsas adicionais variará de 5, para instituições com até 100 bolsas concedidas por meio de chamadas do CNPq, até 20 bolsas adicionais, para aquelas que tiverem mais de 501 bolsistas contemplados por meio de editais do CNPq.