Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes e professores da área da saúde poderão participar de intercâmbio na Itália

Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 13h07 | Última atualização em Quinta, 14 de Junho de 2018, 16h06

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Di Parma da Itália assinaram no dia 11 de junho de 2018, um acordo de cooperação e intercâmbio de alunos e professores.

O acordo propõe a cooperação e o intercâmbio entre as duas instituições para estudantes da área de saúde. As universidades também estão avaliando a possibilidade de ativar cursos conjuntos em obstetrícia.

A reunião ocorreu na sede da Universidade Di Parma na Itália, com o reitor Paul Andrei, a pró-reitora de ensino e graduação Lucianne Vilarinho, a pesquisadora institucional, Edna Paula Marcelino Magalhães e o  coordenador do acordo, José Geraldo Ticianeli.

Seleção - Os estudantes serão indicados pela UFRR conforme sua excelência acadêmica e devem estar comprometidos ​​em estudar no exterior. A aceitação dos acadêmicos será uma atribuição da Universidade de Parma.

Os estudantes deverão ser proficientes na língua da instituição de acolhimento, pelo menos a nível A2, para a participação nos cursos e no nível B1, para os estágios. A duração da estada será de no máximo dois semestres.

Histórico - A articulação para que esse acordo de cooperação entre as duas universidade fosse firmado iniciou em outubro de 2016. No período, o reitor da UFRR, professor Jefferson Fernandes, a convite do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, participou do I Encontro de Reitores Brasil – Itália: Empreendedorismo, Desenvolvimento, Inovação e Inclusão Social.

O evento contou com cinco mesas redondas onde foram discutidas questões importantes como mobilidade, internacionalização e cooperação para o desenvolvimento das instituições de ensino superior.

No ano seguinte, 2017, em outubro , dando continuidade aos diálogos que tornaram possível a parceria, o professor Dr. Alberto Spisni, da Universidade de Parma/Itália) visitou a UFRR. Na ocasião ele ministrou a palestra Uma perspectiva da Universidade de Parma.