UFRR sedia o I Seminário Internacional de Educação Intercultural Bilíngue em julho

Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2018, 19h27 | Última atualização em Terça, 10 de Julho de 2018, 14h18

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) sedia de 9 a 13 de julho de 2018, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF/UFRR), o I Seminário Internacional de Educação Intercultural Bilíngue, com o tema: "Desafios na formação de indígenas em contextos transfronteiriços".

O Seminário tem a coordenação geral do professor Dr. Marcos Antonio Braga de Freitas e a coordenação executiva do professor Dr. João Paulino da Silva Neto. O evento teve projeto aprovado no edital do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP/2017), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O PAEP é um programa que visa impulsionar a realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação.

Objetivo - O objetivo do I Seminário Internacional de Educação Intercultural Bilíngue é promover um debate sobre a educação intercultural bilíngue em contextos transfronteiriços em âmbito internacional com o protagonismo de estudantes indígenas de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores formadores, mestres indígenas de diferentes etnias que compõem a morfologia étnico-cultural de Roraima, como Macuxi, Wapichana, Taurepang, Ingaricó, Wai Wai, Patamona, Sapará, Yanomami e Ye’kuana, além dos povos indígenas dos países fronteiriços como a República Bolivariana de Venezuela, a exemplo dos Pemón e a República Cooperativista da Guiana, em uma perspectiva de relações e diálogos interculturais.

O evento vai debater a formação intercultural no contexto da educação superior, seja no âmbito do Instituto Insikiran de Ensino Superior Indígena ou nos demais cursos da UFRR, levando-se em conta a função social da universidade nas demandas sociais e políticas da região amazônica.

O site do evento com informações para inscrições e submissões de trabalhos nos Grupos de Trabalho está disponível no endereço http://ufrr.br/isieib/

Outras informações:

Núcleo Histórico Socioambiental - NUHSA (95) 3621.3125 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Prof. Dr. Marcos Braga - (95) 99170.4252