Governo Federal

Segue abaixo o link para o cronograma de datas das Mobilizações sociais que acontecerão em cada município - PMSB

Segue abaixo o link para o Ofício Circular nº 042/2018 - TED UFRR/FUNASA/RR - MOBILIZAÇÕES SOCIAIS / CRONOGRAMA.

O projeto prevê a capacitação e apoio técnicos à elaboração de minuta de Planos Municipais de Saneamento Básico de nove (09) municípios do Estado do Roraima, conforme Termo de Referência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a partir da pesquisa de perfil e diagnóstico socioeconômico e sanitário municipal.

 

Com base na experiência adquirida nos trabalhos acadêmicos realizados pelo IGEO/UFRR, a equipe de educação ambiental do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), responsável pela capacitação dos técnicos dos Municípios conveniados, percebeu a necessidade de elaborar um material educativo-informativo, na tentativa de suprir eventuais dificuldades de compreensão das pessoas acerca dos serviços que compõe o saneamento básico e, sobretudo, salientar sobre a importância do planejamento participativo na construção do PMSB e no monitoramento das ações propostas, com o intuito de incentivar um maior envolvimento da sociedade na temática. Desse modo, foi criada a cartilha “PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO/RORAIMA: Compromisso com a saúde e qualidade de vida da população”.

 

Antes de elaborar a cartilha, foram realizadas pesquisas na internet de outros materiais já publicados sobre a temática e analisados diferentes formatos de textos, como as histórias em quadrinhos, textos com ilustrações e esquemas. Após a pesquisa, foi decidido confeccionar um material bem esquemático e ilustrativo, com textos curtos e de linguagem simples, com o objetivo de despertar o interesse na leitura e permitir a compreensão de pessoas de qualquer faixa etária, desde o público adulto até o público infantil. Os assuntos discutidos na cartilha também não seriam muito aprofundados, a ideia era que os leitores tivessem um primeiro contato com o tema, servindo de estímulo ao aprendizado de novos conceitos na área, que são de grande complexidade e envolvem conhecimentos de diversas áreas.

 

De acordo com o prof. Paulo Maroti, membro da equipe de educadores ambientais e além de idealizador foi o desenhista do material paradidático. Para ele, a cartilha deverá servir como um referencial nas ações de educação ambiental, visando estimular à participação social nos municípios conveniados do PMSB.

 

MPE/RR - Equipes da UFRR e FUNASA participam de nivelamento das informações da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPE/RR), por meio do Centro de Apoio Operacional às Procuradorias e Promotorias de Justiça convocou reunião técnica de nivelamento do projeto Plano Municipal de Saneamento Básico, realizada na manhã do dia 4 de maio de 2018, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do MPE/RR.

 

Durante a reunião foi discutido o nivelamento das informações da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico dos Municípios de Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Normandia, Pacaraima, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Uiramutã, objetos dos Termos de Ajustes de Conduta (TACs) firmados no ano de 2017.

 

O professor Antonio Veras (UFRR), coordenador geral do projeto, informou sobre a execução dos trabalhos referentes à elaboração dos PMSB's de acordo com o Termo de Execução Descentralizada (TED) realizado entre a FUNASA, UFRR e municípios de Roraima. Também falou sobre os trabalhos para a superação de contratempos e questões burocráticas para liberação de recursos.

 

O coordenador aproveitou para informar que a elaboração dos PMSB's já foi iniciada nos nove municípios, trazendo a preocupação da falta de compromisso de alguns gestores no que se refere à importância do tema. Anunciou que foram instituídos os comitês de Coordenação e Executivo em cada município, com a expedição de decreto.

 

Ressaltou que o Estado de Roraima é privilegiado pela liberação de dois milhões de reais para a realização dos PMSB's.

 

O promotor Zedequias ressaltou o papel do MPE/RR no projeto, que é de atuação interinstitucional e de efetividade na realização dos planos. A ata da reunião pode ser encontrada no link abaixo para consulta.

 

 

 

REALIZAÇÃO:
Logo UFRR
ORGANIZAÇÃO: