linha top1
Universidade Federal de Roraima

Drops de Saúde Mental


Esta coluna objetiva contribuir com a manutenção da saúde mental nesse período de pandemia por meio da discussão de tópicos ou sugestões de dicas simples, considerando a realidade individual.


 Drops de Saúde Mental na crise da Covid-19 - Informação (30/05/20)

Prof. Dra. Cláudia Sato (CRP 20/10003)

 

Este vídeo aborda a importância de cuidarmos com a avaliação da confiabilidade das informações que recebemos. Ele aponta dicas úteis sobre como avaliar uma informação. Além disso, o vídeo discute estratégias para que você identifique como lidar com o atual volume de informações cujo conteúdo apresenta situações de sofrimento e que tende a gerar sofrimento.

Para assistir ao vídeo, clique na imagem ou copie e cole este link no seu navegador < https://bit.ly/3f24PUx >.

 

Drops de Saúde mental na Covid-19 - Produtividade 1 (06/06/20)

Prof. Dra. Cláudia Sato (CRP 20/10003)

 

Este vídeo oferece dicas práticas para a produtividade pessoal e profissional nesse período de pandemia. Não se trata de um conjunto de dicas para ser adotado como receita. Trata-se, isso sim, de um vídeo que discute ideias cuja aplicação depende das características de cada pessoa e do contexto em que vive. Essas ideias são, antes de tudo, aspectos importantes sobre os quais devemos pensar como forma de cuidar da nossa saúde mental.

Para assistir ao vídeo, clique na imagem ou copie e cole este link no seu navegador < https://youtu.be/gfd2DdXN7Ls >.

 

Drops de Saúde mental na Covid-19 - Produtividade 2 (13/06/20)

Prof. Dra. Cláudia Sato (CRP 20/10003)


Este vídeo avança em relação aos temas abordados na semana anterior sobre produtividade pessoal e profissional nesse período de pandemia.

Para assistir ao vídeo, clique na imagem ou copie e cole este link no seu navegador < https://bit.ly/2N1HIx7 >.

 

Drops de Saúde mental na Covid-19 - Pessoas idosas e quarentena (20/06/20)

Prof. Dra. Cláudia Sato (CRP 20/10003)


Este vídeo fornece orientações sobre como auxiliar pessoas idosas a lidar com os impactos gerados pela quarentena. Não existe uma receita de bolo e uma única forma de envelhecer. Portanto, as orientações apresentadas sinalizam aspectos que podem ser considerados no cuidado com os idosos de modo que sejam encontradas soluções para os desafios deste momento que respeitem a autonomia e favoreçam a autoestima dessas pessoas.

Para assistir ao vídeo, clique na imagem ou copie e cole este link no seu navegador < https://bit.ly/31g9Rcv >.

 

Drops de Saúde mental na Covid-19 - Crianças quarentena (27/06/20)

Prof. Dra. Cláudia Sato (CRP 20/10003)

Com o tempo estendido da necessidade de quarentena e isolamento social e consequente canseira que isso traz, o isolamento acaba diminuindo e as pessoas passam a ter a sensação de que está tudo bem sair. É importante nesse momento retomar os motivos que fazem com que o isolamento social seja importante e relembrando esse propósito buscar recursos emocionais para ficar mais um tempo no necessário isolamento. Fique em casa e se precisar sair, saia de com máscara e realize os procedimentos de biossegurança.

Para assistir ao vídeo, clique na imagem ou copie e cole este link no seu navegador <https://youtu.be/XPXbb3kM5_0>.

 

Drops de Saúde mental na Covid-19 - Adesão à quarentena (04/07/20)

Prof. Dra. Cláudia Sato (CRP 20/10003)

Irritabilidade, ansiedade e até comportamentos regressivos podem aparecer nas crianças nesse momento de quarentena. Nesse período é importante conversar com uma linguagem que elas consigam compreender o que acontece, não aumentar os medos e abusar da criatividade de brincadeiras e jogos além de aproveitar para fortalecer os vínculos familiares.

Para assistir ao vídeo, clique na imagem ou copie e cole este link no seu navegador <https://youtu.be/ijLYUqt7KXs>.

 

 

Drops de Saúde mental na Covid-19 - Medo (12/07/20)

 Prof. Dra. Cláudia Sato (CRP 20/10003)

 

O medo nesse período de pandemia aumentou e isso tem nos protegido. Estudos mostram que pessoas com menos medo nesse período são também as que se expõem a maiores riscos de infecção, por suavizar ou ignorar alguns cuidados necessários como uso de máscara, uso de álcool e etc. Algumas pessoas também estão com medo e acabam recorrendo a momentos de limpeza e resguardo maior do que o necessário, como limpar algo que não saiu de casa ou limpar várias vezes a mesma coisa. Nesses dois casos é importante buscar olhar os comportamentos de forma racional, olhando tanto a necessidade de aumentar os cuidados em função do risco de contagio que existe quanto de observar a real necessidade de limpeza excessiva em alguns casos. É importante considerar e observar a necessidade de auxílio profissional quando sentir necessidade.

Para assistir ao vídeo, clique na imagem ou copie e cole este link no seu navegador <https://youtu.be/9iUbxFjpwxQ>.