linha top1
Universidade Federal de Roraima

Calouros

Parabéns por essa conquista!!! Esperamos que as informações colocadas aqui te ajudem a conhecer melhor a Universidade Federal de Roraima, onde vocês passarão parte de suas vidas.

Para início de conversa, a UFRR é composta por várias faculdades ou centros. Apenas alguns exemplos:

CCH: Centro de Ciências Humanas
CEDUC: Centro de Educação
CADECON: Centro de Ciências Administrativas e Econômicas

Os centros são compostos por seus receptivos cursos. Por exemplo, o CEDUC é formado por Psicologia, Pedagogia, Educação no Campo e Colégio de Aplicação (Ensino Fundamental e Médio). Aproveitando a oportunidade, vamos conhecer um pouco mais sobre o CEDUC.

Sobre o CEDUC

O Centro de Educação (CEDUC), criado pela Resolução nº 012/2003-CUNI, de 17 de Julho de 2003, é uma unidade administrativa e acadêmica, vinculada à UFRR.

O CEDUC é uma unidade acadêmica destinada a desenvolver e implementar estudos e pesquisas educacionais, visando a um ensino de qualidade nos diferentes níveis e modalidades, bem como a socialização do conhecimento através da pesquisa, do ensino e da extensão, possibilitando a articulação teoria/prática de forma efetiva, nos cursos e atividades de sua responsabilidade.

O Conselho de Centro é a instância Superior de deliberação e de recurso do CEDUC, em matéria acadêmica, didático-pedagógica e administrativo-financeira. Compõe-se dos seguintes membros:
I - Presidente do CEDUC.
II - Coordenador Geral Operacional;
III - Presidente da Câmara da Educação Básica.
IV - Presidente da Câmara de Graduação do Curso de Pedagogia;
V - Presidente da Câmara de Graduação do Curso de Psicologia;
VI- Presidente da Câmara de Graduação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo;
VII - Um representante docente efetivo da Educação Básica eleito pelos pares;
VIII- Um representante docente substituto cedido da Educação Básica eleito pelos pares;
IX - Um representante docente de cada curso de graduação, eleito pelos pares;
X - Dois representantes do quadro técnico-administrativo, eleitos pelos pares;
XI - Representação discente dos cursos de graduação, conforme a legislação;
XII - Um representante da Associação de Pais e Mestres, eleito em assembléia.

Atualmente, a Diretora do CEDUC é a Profa. Dra. Nilza Pereira de Araujo, professora associada IV, do curso de Psicologia. Dentre as atribuições do Diretor do Centro de Educação estão: encaminhar o Plano de Atividades Administrativas e Financeiras do CEDUC ao Conselho Deliberativo, bem como propor os procedimentos relativos à aplicação de verbas.

Vamos apresentar agora informações sobre o curso de Psicologia, que faz parte do CEDUC.

 

Sobre o curso de Psicologia

O curso de Psicologia (Bacharelado e Formação de Psicólogo), da Universidade Federal de Roraima foi criado pela Res. n. 008/2005 do CUNI - UFRR. Curso Reconhecido DOU Portaria n. 493 de 20/12/2011. Possui duração mínima de 05 anos e máxima de 10 anos, com carga horária de 4220h, sendo em modalidade integral (manhã e tarde) no formato de disciplinas organizadas por semestre.

O curso tem como principal objetivo abordar a diversidade teórica e metodológica inerente à psicologia e sua múltipla interface com as ciências biológicas, humanas e sociais. Acredita-se que este tipo de formação oferece à sociedade um profissional preparado para lidar com os vários aspectos que envolvam as pessoas e suas relações. Somam-se à formação desses profissionais, críticos e compromissados socialmente, a produção de conhecimento através da pesquisa científica e as atividades extensionistas. A busca pela tríplice missão acadêmica assumida – ensino, pesquisa e extensão, caracteriza o curso como um espaço que procura discutir e consolidar ideais relacionados à valorização da cidadania e ao alcance de uma melhor qualidade de vida a todxs.

O enfoque diversificado abre o leque de atuação em vários campos de intervenção, possibilitando o diálogo com outras áreas de conhecimento e potencializando os benefícios sociais a médio e longo prazo. Tal característica, além de englobar áreas tradicionais da psicologia como clínica, organizacional e escolar, amplia o enfoque para novos espaços onde o psicólogo possa contribuir, tais como: o esporte, o trânsito, a justiça, entre tantos outros. Os cargos de coordenação e administração dentro do curso são divididos em:

Coordenação Geral do Curso de Psicologia: destina-se a arranjar condições para facilitar o trabalho de professores e estudantes de modo que os objetivos do curso em termos de ensino, pesquisa e extensão sejam alcançados. Atual coordenadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Lacerda Gomes.

Coordenação Pedagógica do Curso de Psicologia: procura arranjar condições para facilitar o aprendizado dos estudantes do curso de Psicologia. Atual coordenador: Prof. Dr. Marcelo H. O. Henklain.

Coordenação de Estágio do Curso de Psicologia: consiste em organizar as condições para a realização dos estágios obrigatórios e não-obrigatórios, bem como garantir que o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) esteja preparado para que os estagiários façam seus atendimentos. Atual coordenadora: Profa. Dra. Pamela Alves Gil.

Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): trata de organizar as condições para a realização das qualificações e defesas dos trabalhos de conclusão de curso, bem como orientar professores e estudantes acerca das normas relativas aos TCC's. Atual coordenador: Prof. Dr. Lázaro Batista da Fonseca.

Assistente em Administração do Curso de Psicologia: deve auxiliar a coordenação de curso na realização das atividades administrativas, tais como redação de atas das reuniões de colegiado, cadastro de dados funcionais dos professores, atendimento aos alunos na secretaria, etc. Atualmente o cargo está em fase de contratação.

E será que existe alguma representação dos estudantes? Sim. Isso tem a ver com o Centro Acadêmico.

 

O que é um Centro Acadêmico?

É uma entidade estudantil que representa o corpo discente de um curso de nível superior, regulamentado pela lei federal nº 7.395 de 31 de outubro de 1985, reconhecido pelo Código Civil Brasileiro como associação sem fins lucrativos. Dentre algumas de suas funções estão: a organização de atividades acadêmicas extracurriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a universidade; realização de atividades culturais como feiras de livros, festivais diversos, entre outros que representam todos os estudantes de um curso.

Cargos Discentes do Curso de Psicologia e no CEDUC:
Representante Discente de Centro;
Representante Discente do Colegiado do Curso;
Representante Discente do CUNI;
Representante Discente do CEPE;
Cargos da Diretoria do CAPSI;
Cargos da Diretoria do DCE.

Sabia que temos uma sala de convivência vinculada ao CAPSI?

O que é a Sala de Convivência do CAPSI e qual o seu propósito?

A Sala de Convivência é um espaço conquistado pela luta contínua do movimento estudantil de diversas gestões do CAPSI ao longo da história da UFRR. Fica localizada no Anexo do CEDUC, trata-se de um espaço disponibilizado para os acadêmicos de Psicologia poderem descansar, estudar, comer e interagir com alunxs de outros semestres.

Nela você pode utilizar de colchonetes, redes, travesseiros e tapetes para dormir; possui frigobar, pratos, cafeteira e microondas para fins alimentícios; tem um uma mini biblioteca com um excelente acervo de livros de psicologia, da literatura em geral, periódicos, revistas e textos de disciplinas do curso disponíveis para doação; há também vários jogos de tabuleiro, cartas e afins para entretenimento.

É possível realizar aluguéis dos itens do acervo bibliotecário desde que se obedeça as regras de empréstimo encontradas na sala. A mesma fica disponível para uso de segunda a sexta das 12:00 às 14:00 com a chave sob responsabilidade da diretoria do CAPSI, caso ela esteja indisponível durante este período ou caso seja preciso utilizá-la em outro horário, qualquer acadêmico com matrícula ativa no curso poderá realizar o aluguel da chave na sala da Coordenação Geral do Curso de Psicologia ao assinar um termo de responsabilidade que exibe as regras de uso da sala e as implicações judiciais caso haja perda ou roubo de algum dos itens pertencentes a ela. Ao realizar o empréstimo da chave é necessário devolvê-la no limite de tempo de até 3 horas após o horário da locação. Este é um espaço pertencente dxs alunxs do curso, é necessário zelar por ele, mantendo os itens limpos, guardando no lugar após o uso e contribuindo sempre que possível com doações de materiais para a sala.

Preocupado se algum veterano pode ajudá-lo?

Apadrinhamento de Calouros

É uma atividade tradicionalmente realizada na recepção dos calouros do curso para facilitar o ingresso destes na UFRR. Consiste em cada novo aluno ser orientado por um veterano (padrinho/madrinha). Essa orientação segue uma estrutura básica de acordo com as necessidades do calouro e experiências adquiridas pelos padrinhos. Podem ser relacionadas aos estudos (orientações a respeito dos professores, dificuldade das disciplinas, troca de material ou incentivar hábitos de estudo), quanto a universidade (prazos de interesse aos alunos, órgãos que desempenham determinada atividade) e também na adaptação à cidade. O projeto apadrinhamento de calouros do curso busca melhorar a adaptação e integração do calouro à vida acadêmica, com acolhimento, orientação, apoio e esclarecimentos de dúvidas; troca de conhecimentos e saberes, favorecendo a adaptação, o desenvolvimento e a conclusão do curso escolhido; redução da evasão e retenção escolar. De forma indireta, novos laços de amizade também serão criados. É dever de ambos tanto calouro como veterano, manterem uma comunicação estável, caso esta não consiga ser realizada, será necessário entrar em contato com o CAPSI para se fazer uma troca de afiliação devido a incompatibilidade.

 

UM POUCO MAIS DE INFORMAÇÕES

O que são Atividades Acadêmicas Complementares?

As Atividades Acadêmicas Complementares são ações de ensino, pesquisa e extensão, obrigatórias a serem desenvolvidas pelos discentes durante o Curso (200 horas). Dentre as atividades de extensão desenvolvidas pelo CAPSI que podem ser utilizadas como Atividades Complementares, estão o Dia da Luta Antimanicomial, Setembro Amarelo, Semana de Psicologia e várias outras que são desenvolvidas ao longo do ano.

Busque saber mais sobre...

Mobilidade Acadêmica: oportunidade de os estudantes desenvolverem parte de sua formação em outras Instituições de Ensino Superior (IES) do país e do exterior.

NUCELE (Núcleo de Estudos de Línguas Estrangeiras): de forma semestral, são abertas vagas em Inglês, Espanhol, Francês e Mandarim para toda a comunidade. Cada curso custa R$ 180,00/semestre com possibilidade de isenção.

Conselhos Superiores: órgãos deliberativos e normativos da Administração Superior da UFRR, ou seja, são entidades maiores que tomam decisões envolvendo toda a Universidade ou aspectos específicos (ver: Estatuto da UFRR). O corpo discente tem direito à representação nos três Conselhos. São eles:

- Conselho Diretor – CD, é o órgão de deliberação superior em matéria de controle e fiscalização econômico-financeira e patrimonial;

- Conselho Universitário - CUNI, é o órgão superior de consulta e deliberação em matéria administrativa e disciplinar e instância final de recurso; 

- Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, CEPE, é o órgão superior de consulta e deliberação em matéria didático-científica, cultural e artística.

Bolsas?! Elas existem...

Na UFRR você pode concorrer a bolsas mensalmente remuneradas, que tem por objetivo contribuir para a melhoria das condições de permanência dos acadêmicos da UFRR, reduzindo as taxas de evasão, bem como melhorando a formação acadêmica.

PIC (Programa de Iniciação Científica): orientado e selecionado por um pesquisador qualificado, o aluno desenvolve uma pesquisa durante 1 (um) ano. A seleção é feita por edital próprio, geralmente entre março e maio. Valor da bolsa: R$ 535,00.

Monitoria: renovada a cada 6 (seis) meses, nesta modalidade o aluno que estiver habilitado de acordo com os critérios estabelecidos pelo edital irá auxiliar alunos e professor da disciplina. Valor da bolsa: R$ 360,00. Obs.: O candidato já deve ter cursado a disciplina para a qual concorre.

Pró-acadêmico: duração de 01 (um) ano. É feita por um processo seletivo anual ou semestral, este último é apenas para os alunos que ingressam no 2° semestre. Nesta modalidade o aluno irá trabalhar, durante um turno, em lugares como: Biblioteca Central, Laboratório de Informática, Secretária, dentre outros, de acordo com a necessidade. Valor: R$ 535,00.

Cultura e Esporte: tem por objetivo contribuir para a promoção e divulgação dos talentos artísticos, culturais e esportivos dos estudantes da UFRR. Valor: R$ 480,00.

Alimentação: serve para possibilitar isenção ou desconto nas refeições feitas no Restaurante Universitário (RU), com duração de 01 ano.

É adquirida através de um processo seletivo realizado de acordo com os editais divulgados pela PRAE.

Há também o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que concede auxílios de alimentação (R$ 250,00), transporte (R$ 75,00), reprografia (300 cópias/semestre) e Auxílio Moradia (Até R$ 350,00).

Não esqueça do Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA, pois ele está envolvido em questões, como:

- Declaração e histórico escolar;

- Cancelamento e trancamento de semestre ou disciplina;

- Diploma.

Você, calouro(a), precisa tirar 2 documentos para facilitar sua vida acadêmica: a Carteirinha da Biblioteca Central e a Carteira de estudante. 

I - Documentos obrigatórios para emissão da Carteirinha da Biblioteca Central (emitida pela Biblioteca):
1ª) RG ou outro documento oficial com foto;
2ª) CPF;
3ª) Comprovante de residência;
4ª) Comprovante de matrícula (fila eletrônica ou declaração);
5ª) 1 foto 3x4.

OBS.: Agora a carteirinha da biblioteca é online! Você pode renovar o aluguel de seus livros pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) – também é por meio dele que você faz todo o acompanhamento de suas turmas, entre diversas outras funções como inscrições em processos seletivos e emissão de documentos.

II - Documentos necessários para tirar a Carteira de Estudante (emitida pelo DCE-UFRR):

1ª) Fila eletrônica (atestado de matrícula);
2ª) R$ 12,00 (sujeito a acréscimo);
3ª) 1 foto 3x4.