Novos Docentes

Seja bem-vindo(a) professor(a)! Esta seção do site visa ajudá-lo(a) a dar os primeiros passos como docente do curso de Psicologia. Antes de começar a leitura desses primeiros passos, recomendamos que você leia cuidadosamente as seções “O Curso” e “Disciplinas | PPP”, que possuem informações essenciais tais como a nossa matriz curricular.

1. Identifique as disciplinas que você irá ministrar (bem como dia e horário) na Coordenação do Curso de Psicologia
Os professores costumam ministrar, no mínimo, duas disciplinas por semestre. Contudo, a depender da demanda pode ser necessário trabalhar, por exemplo, com quatro disciplinas. As disciplinas possuem, geralmente, 60 horas, sendo uma aula por semana de quatro horas, que pode ocorrer no período da manhã ou da tarde. Para cumprir a carga-horária devemos ministrar 15 aulas, o que equivale a, aproximadamente, quatro meses.

2. Consulte o Calendário Acadêmico da UFRR
Isso te permitirá saber quando o semestre começa e se encerra, bem como quando serão os feriados, entre outras informações que os alunos podem levantar, a saber: período de matrículas, período de trancamento de disciplina etc.

3. Elabore o seu plano de ensino / plano de curso
O plano de ensino é um documento que especifica a ementa, os objetivos e as atividades que vão compor a(s) sua(s) disciplina(s). Serve como um orientador para o seu trabalho e fonte de informação essencial para a organização dos estudantes. Precisa de uma ajuda para criar o seu plano? Clique aqui [EM DESENVOLVIMENTO] e faça o download de um modelo de plano de ensino.

4. Elabore o seu Plano de Trabalho Docente (PTD)
O PTD é um documento oficial da UFRR no qual o professor cadastra todas as atividades que pretende desenvolver ao longo do ano nas diferentes dimensões nas quais atua: ensino, pesquisa, extensão e administração. No início do ano todos os professores devem elaborar o seu PTD.
Precisa de um modelo? Clique aqui [EM DESENVOLVIMENTO].
Para os professores que já possuem, pelo menos, um semestre completo de trabalho na UFRR é necessário, no início de cada ano, elaborar o Relatório de Trabalho Docente (RTD). Trata-se apenas de uma revisão do seu PTD para você indicar o que de fato realizou.
Precisa de um modelo? Clique aqui [EM DESENVOLVIMENTO].

5. Conheça as principais siglas e a localização de setores da UFRR
No começo você, provavelmente, vai encontrar muitas siglas que podem não fazer sentido algum. Vamos revisar algumas siglas relacionadas a setores da universidade que, tipicamente, os professores precisam conhecer. Vamos aproveitar para mostrar a localização desses setores.

a) SIGAA: Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Este é o sistema utilizado pela para gerir todos os dados de alunos, servidores, processos, eventos etc. da UFRR. Embora não seja um setor, inevitavelmente, você utilizará este sistema em muitos momentos e, por isso, ouvirá muito sobre essa sigla.
a.1) Tutorial para registro de Plano de curso [EM CONSTRUÇÃO]
a.2) Tutorial para registro de Programa de curso [EM CONSTRUÇÃO]
a.3) Tutorial para registro de Presença [EM CONSTRUÇÃO]
a.4) Tutorial para envio de Notícia para a turma [EM CONSTRUÇÃO]
a.5) Tutorial para envio de Arquivo para a turma [EM CONSTRUÇÃO]
a.6) Tutorial para download de documento das disciplinas ministradas na UFRR [EM CONSTRUÇÃO]
a.7) Tutorial para consolidar TCC’s [EM CONSTRUÇÃO]

b. DTI: Diretoria de Tecnologia da Informação. Problemas com máquinas e acesso à internet são resolvidos neste setor, bem como questões relativas ao seu acesso ao SIGAA.

c. PROEG: Pró-reitoria de Ensino de Graduação. Cuida das políticas relativas ao ensino de graduação na universidade. Responsável por programas como o de monitoria.

d. DERCA: Departamento de Registro e Controle Acadêmico. Responsável, entre outras questões, por gerenciar a matrícula dos discentes.

e. PRAE: Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão. Projetos de extensão, tais como grupos de estudo e eventos científicos, devem ser aprovados pela PRAE. Além disso, questões como bolsas para auxílio aos estudantes estão sob a responsabilidade dessa pró-reitoria.

f. PRPPG: Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. É responsável pelos processos de capacitação de professores, pelos programas de pós-graduação da universidade e por programas de incentivo à pesquisa, tal como o PIC – Programa de Iniciação Científica.

g. RU: Restaurante universitário. Pode ser utilizado por discentes e servidores.

h. SAP: Serviço de Atendimento Psicológico. É a clínica-escola do curso de Psicologia. Fornece atendimentos gratuitos para a comunidade da UFRR e roraimense de um modo geral.

MAPA COM A INDICAÇÃO DOS SETORES [EM CONSTRUÇÃO]