Profissão

O QUE A PSICOLOGIA ESTUDA?

A Psicologia é uma ciência jovem e o fenômeno psicológico pode ser definido e analisado sob diferentes perspectivas teóricas. Essa uma característica marcante do curso de Psicologia. Não obstante, parecem existir componentes desse fenômeno que não podem ser desconsiderados e, assim, nos ajudam a entender o que a Psicologia estuda.

Dois exemplos desses componentes são: (a) a atividade humana e (b) o ambiente. O que chamamos de psicológico contempla uma relação que envolve (a) as atividades de uma pessoa e (b) o seu ambiente, seja ele histórico, atual, físico, biológico / genético, social / cultural, interno, externo, antecedente ou consequente.

Lembre-se: não se estuda Psicologia olhando apenas para o ambiente (qualquer que seja a dimensão) e, tampouco, analisando apenas como a pessoa age. É preciso considerar a relação entre ações e ambiente.

Essas diferentes relações que caracterizam o fenômeno psicológico têm sido, tradicionalmente, classificadas em três grandes objetos de investigação: cognição, emoções/sentimentos e comportamentos.

Existem, porém, outras formas de organizar as grandes áreas de investigação do(a) psicólogo(a). Por exemplo, podemos afirmar que o(a) psicólogo(a) atua sobre três campos: (a) o Eu (relação consigo mesmo), (b) o Outro (relações interpessoais) e (c) os Outros (relação com a comunidade, tais como grupos, instituições etc.).

Em função de sua abrangência o(a) psicólogo(a) pode investigar e capacitar-se para atuar com diversas demandas de grande relevância social. Tais demandas incluem desde questões relativas à saúde mental até aquelas relacionadas aos campos da educação, do trabalho, do esporte, da economia, do consumo, das políticas públicas, das ações comunitárias, da justiça, do design de produtos, da produção de conhecimento científico, da clínica, entre tantas outras.

ALGUNS TEXTOS CLÁSSICOS DE PSICOLOGIA OU INTERESSANTES PARA CONHECER ESSA ÁREA

1. Seleção pelas consequências (Skinner, 1981)

2. Análise comportamental da aprendizagem de leitura e escrita (De Rose, 2005)

3. Behavioral treatment and normal educational and intellectual functioning in young autistic children (Lovaas, 1987)