Apresentação

CURSO: Psicologia (Bacharelado e Formação de Psicólogo), criado pela Res. n. 008/2005 do CUNI - UFRR. Curso Reconhecido DOU Portaria n. 493 de 20/12/2011.

DURAÇÃO: Mínima: 05 anos | Máxima: 10 anos.

CARGA HORÁRIA: 4220h.

MODALIDADE: Integral (manhã e tarde) no formato de disciplinas organizadas por semestre.

PERFIL PROFISSIONAL: O profissional da área de Psicologia efetua estudos, investigações, experiências e avaliações de caráter teórico e prático que envolvam questões de natureza psicológica. Deverá estar apto a realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de ordem cognitiva, comportamental, afetiva e interacional em diferentes contextos socioculturais, considerando as diferenças individuais e coletivas; coordenar processos grupais; elaborar laudos; pareceres e relatos científicos. O profissional formado em Psicologia poderá atuar na área da saúde, incluindo clínica, social e trabalho, estendendo-se para o campo escolar; atuar profissionalmente em caráter preventivo e terapêutico, atendendo às demandas sociais; realizar psicodiagnóstico, orientação, aconselhamento psicológico e psicoterápico em espaços públicos e privados.

***

O curso tem como principal objetivo abordar a diversidade teórica e metodológica inerente à psicologia e sua múltipla interface com as ciências biológicas, humanas e sociais. Acredita-se que este tipo de formação oferece à sociedade um profissional preparado para lidar com os vários aspectos que envolvam as pessoas e suas relações.

Somam-se à formação desses profissionais, críticos e compromissados socialmente, a produção de conhecimento através da pesquisa científica e as atividades extensionistas. A busca pela tríplice missão acadêmica assumida – ensino, pesquisa e extensão, caracteriza o curso como um espaço que procura discutir e consolidar ideais relacionados à valorização da cidadania e ao alcance de uma melhor qualidade de vida a todos.

O enfoque diversificado abre o leque de atuação em vários campos de intervenção, possibilitando o diálogo com outras áreas de conhecimento e potencializando os benefícios sociais a médio e longo prazo. Tal característica, além de englobar áreas tradicionais da psicologia como clínica, organizacional e escolar, amplia o enfoque para novos espaços onde o psicólogo possa contribuir, tais como: o esporte, o trânsito, a justiça, entre tantos outros.