Estágio de Graduação

A Coordenadora de estágio, Profa. Maria do Socorro Lacerda Gomes, administra o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) e viabiliza a execução dos estágios; firma convênios com os campos de estágio e acompanha e supervisiona o desenvolvimento dos estágios, que podem ser Voluntários ou Obrigatórios. Contato da coordenação:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Os estágios curriculares obrigatórios, iniciados no 7º semestre regular, são divididos em duas ênfases:

Ênfase 1-Psicologia e Contextos Educativos e Sociais

A ênfase em Psicologia e Contextos Educativos e Sociais dará suporte para compreensão dos fenômenos humanos considerando as particularidades da região amazônica, em relação aos modos societários –povos originários, processo de migração/imigração, formação da cidade, formação do indivíduo, educação e escola –relacionados ao desenvolvimento econômico e cultural nos moldes da sociedade contemporânea.

Segundo a Resolução do CNE o escopo dessa ênfase “[...] compreende a concentração nas competências para diagnosticar necessidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores de indivíduos e grupos em distintos contextos institucionais em que tais necessidades sejam detectadas”.

O desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo compreende um conjunto de categorias de estudo da psicologia, tais como: linguagem, identidade, cognição, aprendizagem e socialização. Essas categorias não estão restritas à Psicologia, são também objetos de estudo de outras ciências. É na interlocução com outras áreas do conhecimento que à Psicologia contribui para a compreensão do individuo, do seu processo de formação e diversidade.

Professores(as) vinculados(as) a essa ênfase: Carlos Ramos, Fernanda Wilhelm, Lázaro Batista, Marcelo Naputano e Marcelo Henklain.

Ênfase 2 -Psicologia e Contextos Clínicos e da Saúde

Conforme a Resolução do CNE, essa ênfase “envolve a concentração em competências para atuar, de forma ética e coerente com referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnósticos, de aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica,apresentadas por indivíduos ou grupos em distintos contextos.” E também “consiste na concentração em competências que garantam ações de caráter preventivo, em nível individual e coletivo, voltadas à capacitação de indivíduos, grupos, instituições e comunidades para protegerem e promoverem a saúde e a qualidade de vida, em diferentes contextos em que tais ações possam ser demandadas”.

Devido ao compromisso social da psicologia, a qual deve direcionar esforços para ações de prevenção e de intervenção voltadas para a coletividade e pela necessidade de preparar adequadamente o profissional que atuará junto à população e responderá às diversas demandas psicológicas relacionadas à clínica e a saúde.

Professores(as) vinculados(as) a essa ênfase: Eliane Costa, Fernanda Wilhelm, Joelma Espíndula, Maria do Socorro Gomes, Nilza Araujo, Pamela Gil e Soraya Moreno.

ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO OU VOLUNTÁRIO

Também dependem de um professor supervisor na universidade e na unidade concedente, bem como a assinatura do Termo de Compromisso.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O ESTÁGIO

Lei Federal n. 11.788/2008 (lei do Estágio, clique aqui).

Resolução n. 012/2012 - CEPE: estabelece as normas para a realização dos estágios supervisionados obrigatório e não obrigatório dos discentes dos cursos de graduação e ensino médio profissionalizante da UFRR (clique aqui).