linha top1
Universidade Federal de Roraima

O PROFNIT consiste numa pós-graduação stricto sensu dedicada ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, etc.

É um programa gratuito e presencial da Associação Fórum dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia - FORTEC (www.fortec.org.br), em rede nacional de Pontos Focais, com Sede Acadêmica no ponto focal UFBA.

Aprovado pela CAPES com nota 4, o PROFNIT tem prazo de conclusão de 24 meses. É coordenado pelo Conselho Gestor e Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide da Diretoria do FORTEC e do Ponto Focal Sede, que é a UFBA.

Ponto Focal é uma Instituição de Ensino Superior (IES) onde tem lugar as atividades do Programa - oferta de disciplinas acadêmicas e emissão de diploma de Mestre, bem como por toda a gestão local do PROFNIT.

A Universidade Federal de Roraima - UFRR é uma entre as 12 das instituições associadas nos quais o mestrado é oferecido e a única da região Norte. A implantação do Ponto Focal UFRR só foi possível graças à parceria com a Universidade Federal do Amazonas – UFAM, através da Pró-reitoria de Inovação Tecnológica – PROTEC, que acolherá os mestrandos para a realização da Oficina Profissional no Departamento de Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnológica - DEPI.

 As demais instituições que participam como Pontos Focais são: IFBA, IFCE, UEM, UESC, UFAL, UFBA, UFPE, UFRJ, UNB, UFSC e UNICENTRO. 

O PROFNIT veio contribuir para o fortalecimento do relacionamento academia-empresa-governo e para a intensificação da transferência de conhecimentos para as empresas, ao preencher uma lacuna na qualificação do pessoal dos Núcleos de Inovação Tecnológica – NIT e de profissionais ligados à transferência de tecnologia e inovação.