linha top1
Universidade Federal de Roraima

Linhas de Pesquisa

Área de Concentração:

 

Sociedade e Fronteiras na Amazônia

Permite compreender de forma mais ampla e abrangente as relações societárias na região Amazônica, o estudo das fronteiras institucionais e simbólicas, o avanço societário em Sociedade e Política termos de políticas públicas apropriadas relativas à cooperação e desenvolvimento regional, à redução de conflitos, os fenômenos sociais no plano institucional, políticas públicas, política externa e gestão ambiental, enfim, à possibilidade de compreensão e construção da Amazônia a partir da própria Amazônia. O mestrado em Sociedade e Fronteiras permite também a proposta de duas linhas de pesquisa: Sociedade e Política e Fronteiras e Processos Sócioculturais.

 

Sociedade e Política

Sociedade e Política é a linha de pesquisa, que compreende os fenômenos políticos institucionais na sociedade nos planos nacional, internacional e transnacional. Abrange os estudos em perspectiva comparada, histórica e política que dizem respeito às políticas publicas, à cooperação e desenvolvimento, à política partidária, às relações internacionais, aos movimentos sociais, à gestão ambiental e territorial.

 

Fronteiras e Processos Socioculturais

Fronteiras e Processos Socioculturais é a linha de pesquisa, que compreende as pesquisas sobre fronteiras em termos de processos simbólicos e representações sociais. Abrange aspectos socioculturais das fronteiras, dos espaços urbanos e rurais, tais como: conflitos fronteiriços, ilícitos transnacionais, direitos humanos, questão indígena, questão agrária, recursos naturais e energéticos, deslocamentos populacionais, processos identitários e culturais, dinâmicas socioespaciais no contexto rural e urbano, representações e imaginários coletivos.