Grade Curricular

Estrutura Curricular

A estrutura curricular do Curso de Mestrado em Sociedade e Fronteiras totaliza 40 (quarenta) créditos distribuídos entre as disciplinas obrigatórias de Domínio Conexo (12 créditos), as disciplinas eletivas de Domínio Específico (08 créditos), Qualificação e defesa da Dissertação (20 créditos) e Atividades Complementares.

As disciplinas de domínio conexo (DC) formam um núcleo ou domínio comum e são obrigatórias para todos os alunos, perfazendo um total de 12 (doze) créditos, distribuídos em três disciplinas. Essas disciplinas são definidas a partir da área de concentração e tem a finalidade de fornecer aos alunos das áreas multidisciplinares conhecimento básico para a sua formação.

As disciplinas de Domínio Específico (DE) têm caráter eletivo, são subordinadas às Linhas de Pesquisa e visam atender as necessidades dos projetos de dissertação dos alunos, perfazendo um total de 8 (oito) créditos.

Elaboração e Defesa de Dissertação valerá 20 (créditos) e incluirá a orientação.

Atividades complementares (AC) - são atividades que visam reforçar o contato entre alunos que estão em fase de elaboração da dissertação. Podem ser cursos de curta duração, conferências, palestras, simpósios, colóquios de temas específicos e de interesses vinculados aos projetos de dissertações. Inclui-se também o estágio docente obrigatório para todos os alunos que usufruírem de bolsas de estudo da CAPES ou do CNPq e optativa para os demais. A participação em Seminários Temáticos pretende propiciar a troca de ideias entre professores e alunos sobre questões teóricas e metodológicas tendo em vista a preparação e a defesa das dissertações.

Disciplinas Obrigatórias do Domínio Conexo (180h – 12 Créditos):

• Sociedades e Estado na Amazônia Continental (60h) – 04 créditos.
  • Cultura e Identidades na Amazônia Continental (60h) – 04 créditos.
  • Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais (60h) – 04 créditos.

Disciplinas Eletivas de Domínio Específico (120h – 8 Créditos):

Linha de Pesquisa Sociedade e Política

• Formação Socioeconômica da Amazônia (30) - 02 créditos.
  • Américas e Amazônias nas Relações Internacionais (30h) – 02 créditos.
  • Desenvolvimento e Globalização (30h) - 2 créditos.
  • Desenvolvimento e sustentabilidade na Amazônia (30h) – 2 créditos.
  • Geopolítica, meio ambiente e gestão do território na Amazônia (30h) – 02 créditos.
  • Povos tradicionais e Igreja na Amazônia (30h) – 02 créditos.
  • Geopolítica e Relações fronteiriças na Amazônia Setentrional (30h) – 02 créditos.
  • Políticas Educacionais e Globalização na América Latina (30h) – 02 créditos.
  • Formulação e Avaliação de Políticas Públicas (30h) – 02 créditos.
  • Fronteiras da Amazônica e Integração econômica (30h) – 02 créditos.
  • Estudos Rurais, Desenvolvimento e Fronteira na Amazônia (30h) – 02 créditos.

Linha de Pesquisa Fronteira e Processos Socioculturais

• Dinâmica Territorial Urbana na Amazônia Brasileira (30h) – 02 créditos.
  • Transnacionalização e Deslocamentos Populacionais (30 h)- 2 créditos.
  • Espaço, Cultura e Planejamento (30h) – 02 créditos.
  • Migração e Multiterritorialização: Espaço, Identidade e Política da Diferença (30h) – 02 créditos.
  • Etnologia Sul americana (30h) – 02 créditos.
  • Movimentos Sociais na América Latina: perspectivas amazônicas (30h) – 02 créditos.
  • Processos Sociais no Universo Rural Brasileiro (30h) – 02 créditos.
  • Narrativas, rituais e performances (30h) – 02 créditos.
  • Narrativas dos viajantes sobre a Amazônia (30h) – 02 créditos.
  • Cultura, saúde e doença. (30h) – 02 créditos.
  • Estudos de Gênero e construções identitárias (30h) – 02 créditos.
  • Encontros Culturais: Contatos e Conversões (30h) – 02 créditos.

Atividades Complementares (90h – 6 créditos)

Participação em cursos de curta duração, conferências, palestras, simpósios, colóquios de temas específicos e de interesses vinculados aos projetos de dissertações; apresentação de trabalhos em eventos; publicações; participação em Grupos de Pesquisa e demais atividades.

Seminário Temático/Tópico Especial

• Epistemologia das Ciências Humanas e Sociais- (30h) – 02 créditos.
  • Leituras da dialética clássica - (30h) – 02 créditos.
  • Sociologia da Ciência - (30h) – 02 créditos.

Grade Curricular:

• Primeiro Semestre: (Total 12 créditos).

Metodologia das Ciências Sociais – Disciplina de Domínio Conexo (08 créditos).

Cultura e Identidades na Amazônia Continental – Disciplina do Domínio Específico da linha de pesquisa - eletiva (04 créditos).

• Segundo Semestre: (Total 08 créditos).

Sociedade e Estado – Disciplina do Domínio Conexo (04 créditos).

Eletiva do Domínio Específico da linha de pesquisa (04 créditos).

• Terceiro Semestre: (Total 04 créditos).

Seminário de Elaboração e Defesa de Dissertação (04 créditos).

Qualificação.

Atividades Complementares.

• Quarto Semestre: (Total 16 créditos).

Defesa de Dissertação (16 créditos).

Atividades Complementares.