Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF), tem como curso de pós-graduação stricto senso o Mestrado Acadêmico Sociedade e Fronteiras. A área básica do conhecimento a que se referem às atividades do Programa é a Interdisciplinar (CAInter), sub-área de avaliação Sociais e Humanidades (CAInter  II). A região Amazônica é uma das mais relevantes em questões de política nacional e internacional brasileira ao congregar diversidade de temas sensíveis às políticas nacionais e regionais do Brasil e de seus vizinhos, bem como ao atrair a atenção de outros membros da sociedade internacional. Além disso, o contexto atual é de extrapolação dos limites do Estado-Nação, de deslocamentos populacionais na transfronteira fazendo emergir processos de (re) construção socioculturais e identitárias singulares do espaço Pan-Amazônica, Sul-Americano e Latino-Americano.

A relação complexa entre sociedades e fronteiras na Amazônia permite que a proposta do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Fronteiras, do Centro de Ciências Humanas – CCH, da Universidade Federal de Roraima - UFRR escolha os conceitos de sociedade e fronteira como balizadores de sua área de concentração. A riqueza de significações destes dois conceitos permite que as atividades de pesquisa do programa possam abranger os mais diversos campos das ciências humanas e sociais já consolidados na UFRR em nível de graduação e extensão: História, Geografia, Linguística, Economia, Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia e Relações Internacionais, entre outras.