linha top1
Universidade Federal de Roraima

Quadro Docente - Colaboradores

Dr. Adrián Padilla Fernández - Prof. Visitante Sênior

(Linha de Pesquisa - Fronteiras e Processos Socioculturais)

Possui doutorado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1999) e graduação em Comunicación Social - Universidad Central de Venezuela (1987). Atuo como repórter e editor em jornais venezuelanos (El Universal, El Nacional e El Impulso) nas décadas 80 e 90 do século XX. Trabalhou em radio-jornalismo e com educação a distancia com intermediação de tecnologia radiofônica. Na emissora Radio Fe y Alegría 1390 AM em Caracas, propriedade da igreja católica, vinculou-se a experiência da ALER (associação latino-americana de educação radiofônica) e participou de encontros, seminários, oficinas e cursos com educomunicadores do México, Nicarágua, Equador, Bolívia, Peru e Chile. No Brasil trabalhou como editor-tradutor em um semanário bilíngue (português-espanhol) do jornal Gazeta Mercantil em Santo Amaro (SP). Na Universidade de Guarulhos (SP), fez parte da equipe que organizou o Jornal Laboratório desenvolvendo o projeto de jornalismo impresso Jornal Enfocando. Foi professor-pesquisador da Universidade de Uberaba entre 2001 e 2003, trabalhando nas disciplinas radio-jornalismo, redação jornalística, teorias da comunicação, pesquisa em comunicação e como orientador de TCC. Em 2004 participou na equipe diretiva fundadora da Universidad Bolivariana de Venezuela sendo diretor do Campo Acadêmico em Humanidades e Estudos Sociais, além de professor no curso de comunicação social. Desde o ano 2005 é professor-pesquisador da Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez (UNESR) da Venezuela, participando no programa acadêmico do Centro de Experimentación para el Aprendizaje Permanente (CEPAP), desde outubro de 2011 teve a responsabilidade da direção do centro até janeiro de 2015. Foi Vice-reitor Acadêmico (2015-2017) e Reitor (2017-2018) da Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez (UNESR). Na atualidade é professor-pesquisador do CEPAP onde coordena a Linha Movimientos Sociales y Saberes Multidimensionales. Além disso, faz parte da comissão acadêmica do Programa de Estudios Postdoctorales en Filosofia e Ciencias Humanas de Nuestra América do Decanato de Educação Avançada da UNESR. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e movimentos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Popular, Educomunicação, TIC´s e movimentos sociais, jornalismo e cidadania, democracia de base, rádios comunitárias e radio-jornalismo. É o coordenador na Venezuela da rede de pesquisa em Comunicação, Educação, Cidadania e Integração Latino-americana (REDE AMLAT) integrada por grupos de pesquisa de universidades de Brasil, Argentina, Equador e Venezuela. É Professor Visitante Sênior no Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) da Universidad Federal de Roraima (UFRR). Acesse aqui o currículo Lattes.

Contato/E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Drª. Ana Lia Farias Vale - Geografia/Produção do Espaço Geográfico

 (Linha de Pesquisa - Fronteiras e Processos Socioculturais)

Doutora em Geografia [Pres. Prudente] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2001), especialista em Metodologia do Ensino em Geografia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal, graduada em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Federal de Roraima (1994). Atualmente é professor do quadro permanente do Mestrado em Sociedade e Fronteira e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área Pedagógica, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Migração, Roraima, Mobilidade social do trabalho, Mobilidade em área de fronteira, Territórios, Redes sociais, Planejamento urbano e regional, Produção do espaço e Identidade.

Contato/E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Dr. Stephen Grant Baines - Antropologia Social/Relações Interétnicas

(Linha de Pesquisa - Fronteiras e Processos Socioculturais)

Stephen Grant Baines concluiu o doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB) em 1988. Desde 1989 é Professor da UnB, atualmente Professor Titular e Pesquisador 1A do CNPq, com publicações em periódicos especializados nacionais e internacionais, capítulos de livros e trabalhos em anais de eventos, 1 livro publicado e 6 livros co-organizados. Atua na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena. Realizou pesquisas com o povo indígena Waimiri-Atroari, os impactos de grandes projetos de desenvolvimento (mineração industrial e Barragens Hidrelétricas) em povos indígenas, etnicidade e nacionalidade entre povos indígenas em fronteiras internacionais, politica indigenista, indigenismo, Estilos de Antropologia ? etnologia indígena em contextos nacionais. Realizou pesquisa etnográficas com os Waimiri-Atroari (1982-1985) e atualmente com os Makuxi e os Wapichana na fronteira Brasil-Guiana (desde 2001), vem acompanhando a situação dos Tremembé no litoral do Ceará desde 2000, e a partir de janeiro de 2008 está realizando pesquisa sobre a situação prisional de indígenas em Roraima. É Coordenador do Projeto de Pesquisa no CNPq, " Etnologia Indígena no Contexto de Estados Nacionais Diversos: Brasil, Canadá, Austrália (com pesquisas etnográficas)?. Além de ser professor do Departamento de antropologia desde 1989 onde dar aulas na Pós-Graduação e na Graduação e orienta alunos de doutorado, mestrado e de graduação, a partir de 2008 foi credenciado para dar aulas e orientar alunos de doutorado e mestrado no Departamento de Estudos Latino-Americanos - ELA (antigo CEPPAC), UnB. É fundador e coordenador do Laboratório de Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (LAGERI) no DAN/UnB. É membro da Comissão Organizadora e Comissão Científica do Colóquio Internacional de Turismo em Terras Indígenas e de Comunidades Tradicionais. Coordenador do Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos, Associação Brasileira de Antropologia - ABA, Gestão 2017-2018. Acesse aqui o currículo Lattes.

Contato/E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Dr. Tonico Benites - Prof. Visitante

(Linha de Pesquisa - Fronteiras e Processos Socioculturais)

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004), mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: guarani kaiowá, movimento guarani e kaiowa, violações de direitos, violencias contra os guarani e kaiowa, educação indígena e educação escolar. Acesse aqui o Currículo Lattes.

Contato/E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.