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Universidade Federal de Roraima

 

Área de Concentração

O programa de Pós-Graduação em Comunicação formaliza sua intenção em desenvolver atividades vinculadas à área de concentração Comunicação, Territorialidades e Saberes Amazônicos. A proposta concentra seus esforços em trabalhar com estudos e pesquisas aplicados nos campos da Comunicação e Territorialidades articulados aos saberes populares, tradicionais, acadêmicos circulantes na Amazônia.

Sua abrangência teórico-conceitual e de objeto atende o contexto sociocultural Pan-amazônico e as demandas de uma Pós-Graduação do Colégio das Humanidades no extremo da Região Norte do Brasil, mais especificamente na área de Comunicação e Informação.

As possibilidades da articulação com as Territorialidades e os Saberes Amazônicos permitem identificar e investigar o cenário envolvendo o estudo da Memória, da Identidade, da Mídia e dos Processos Comunicacionais na busca de evidenciar saberes socioculturais caros à região e ao seu intenso trânsito étnico e cultural. Esta situação implica na construção de um espaço de pesquisa engajado na produção de investigações responsáveis por ampliar as possibilidades de conhecimento e valorativas destes híbridos saberes.

Os estudos da Comunicação são alicerces da proposta seguindo duas perspectivas: uma delas focando na Comunicação, na Memória e na Identidade como elementos essenciais para a compreensão e consolidação dos Saberes Amazônicos; e a outra trabalhando os Estudos da Mídia e os Processo Comunicacionais Midiatizados considerados guias de problematização das reconfigurações culturais amazônicas.

Tal proposta abarca, deste modo, duas perspectivas de uma ampla gama de possibilidades acerca dos saberes construídos neste contexto setentrional: o encontro e a interface entre as áreas de Comunicação, da Memória, dos Estudos da Mídia e dos Processos Comunicacionais e Saberes Amazônicos. É com essa perspectiva que apresentamos um projeto fundamentado em articulações evidenciadoras de uma área de absorção mútua, relacionadas ao contexto da interdisciplinaridade, cujos referenciais pedagógicos trabalhamos nesta proposta.