linha top1
Universidade Federal de Roraima

Manifesto em apoio a UERJ

Ligado .

A Coordenação do PPGANTS se solidariza e se une ao professores, pesquisadores, intelectuais e gestores da UERJ.

Manifesto em apoio a UERJ

Os professores, pesquisadores, intelectuais e gestores abaixo assinado, de várias instituições de do Brasil, vêm manifestar sua solidariedade diante da grave situação dos nossos colegas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
A UERJ é uma das maiores universidades do país, com contribuições marcantes em várias áreas do conhecimento. Atenta à sua função social, foi pioneira na implementação do sistema de quotas para o ensino superior. 
Os professores e funcionários da UERJ estão com salários atrasados e parcelados, sendo que os professores estão sem receber bolsa de pesquisa (Prociência) por meses. Em situação semelhante encontram-se seus alunos bolsistas. 
Mesmo sob essa precária situação, os docentes da UERJ não decretaram greve. Exemplo desta postura está na continuidade do funcionamento da grande maioria dos programas de pós-graduação. Contudo, o corte de verbas para manutenção inviabiliza a operação do bandejão e das condições mínimas de segurança e limpeza para as atividades de graduação.  
Diante da dificuldade de se viabilizar o pleno funcionamento da universidade, o próprio governador do Estado do Rio de Janeiro vem ameaçando, de forma irresponsável, cortar salários de professores e funcionários da UERJ, como se eles fossem responsáveis pela caótica situação. A crise da UERJ tem sérias e negativas implicações para o futuro do ensino superior e para o próprio desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro. 
Repelimos esta tentativa de sucateamento da universidade e conclamamos as autoridades governamentais do Estado do Rio de Janeiro a buscarem soluções efetivas para restabelecer o pronto e pleno funcionamento das atividades da UERJ e o necessário diálogo com os representantes de seu corpo de docentes, funcionários e alunos. 

NOME, CATEGORIA DE PROFESSOR OU CARGO, INSTITUIÇÃO
Enviar sua adesão para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..