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Planejamento

" PLANEJAMENTO 2012 "


ATIVIDADES DE ENSINO/PESQUISA e EXTENSÃO


  • Semanalmente o grupo se reunirá para fazer o estudo de caso relacionado a área zootécnica. Esta atividade será desenvolvida usando a metodologia de estudo tutorial “Problem Based Learning – PBL ou Aprendizagem Baseada em Problemas - ABL”. Mecanismo de avaliação: a participação nas discussões, no levantamento dos problemas e possíveis soluções. Resultados esperados: Espera-se despertar no aluno um senso crítico e criativo para soluções de problemas, através do seu empenho pessoal e do debate em grupo.


  • Participação nos Cursos de idiomas, oferecidos pelo NUCELE-UFRR ou realizado em instituições de ensino particular. Mecanismo de avaliação: desempenho na leitura de artigos científicos em idiomas e habilidade para escrever o abstract dos trabalhos científicos realizados. Resultados esperados: Possibilitar que os alunos obtenham informações de artigos técnico-científicos publicados em língua estrangeira, principalmente em inglês, para melhorar seu aprendizado, assim como deixá-lo preparado para ler livros e artigos científicos de língua estrangeira.


  • Capacitação para elaboração de Projeto de Pesquisa; Projeto de Extensão e Defesa de projeto, a ser realizado com a tutora, com duração de 30h. Mecanismo de avaliação: Domínio na elaboração e defesa do seu projeto, que será apresentado para avaliação do grupo. Resultados esperados: Capacitar os alunos a elaborarem projetos de pesquisas e extensão que serão importantes para o seu desempenho no plano político pedagógico do curso de zootecnia.


  • Treinamento com a bibliotecária da UFRR, MSc. Angela Maria Moreira Silva, sobre as Normas para Apresentação dos Trabalhos Técnico-Científicos na UFRR, e utilização das bases de dados, para pesquisa de artigos científicos, a serem realizados no Laboratório de Informática da Biblioteca Central. Com duração de 8h. Mecanismo da avaliação: frequência. Resultado esperado: Capacitar o aluno para pesquisar obras de referência, livros, enciclopédias, normas técnicas além de estatística e conteúdo audiovisual. 

  • Semanalmente discussão de um artigo técnico-científico selecionado por um membro do grupo e passado para o coordenador de trabalhos científicos (membro eleito), que fará análise e distribuição do artigo para todos que quiseram participar, com uma semana de antecedência a reunião. Mecanismo de avaliação: Relevância do artigo científico e discussões do assunto abordado. Resultado esperado: Motivar o aluno a selecionar artigos científicos do seu interesse para ser discutido; Delegar responsabilidade para a escolha de artigos científicos de qualidade científica. Estimular a participação de alunos e professores do curso de zootecnia.

  • Preparo e apresentação de Palestra sobre “Concepção Filosófica, Objetivos e Características Gerais do Programa de Educação Tutorial”, para alunos do segundo semestre do curso de Zootecnia. Mecanismo da avaliação: Apresentação da palestra. Resultado esperado: Estimular a participaçãodos acadêmicos de zootecnia a participarem do Programa de Educação Tutorial.

A CONTRIBUIÇÃO:

 

  • As atividades extracurriculares, que hoje, ainda são praticamente escassas, proporcionarão ao futuro graduado em Zootecnia da UFRR uma visão abrangente, crítica, criativa, com caráter ético e social, preparado para superar os desafios do exercício da sua profissão. Neste sentido o PET-Zootecnia terá o compromisso de contribuir na formação acadêmica de qualidade, com novas práticas e experiências pedagógicas, que possam favorecer a interdisciplinaridade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

OS BENEFÍCIOS ACADÊMICOS:


  • Os benefícios trazidos para o grupo de estudantes do PET-ZOO e para os demais acadêmicos do curso de graduação em Zootecnia será de forma direta e indireta, através do efeito multiplicador e transformador de suas ações dentro da comunidade.


Resultados Esperados de forma geral:

 

  • Espera-se o fortalecimento do conhecimento teórico, com maiores reflexões acerca das interações sociais, econômicas, culturais e ambientais que influenciam na atual estrutura e conjuntura do meio rural brasileiro e, em particular de Roraima.


ATIVIDADES DE PESQUISA


   Desenvolvimento de pesquisas de campo e laboratório, juntamente com pesquisadores da instituição e de instituições parceiras da UFRR. A linha de pesquisa dependerá do docente escolhido, algumas linhas de pesquisas já vêem sendo trabalhada como Avicultura; Parasitologia Animal; Pastagens; Anatomia Animal; Ovinocultura; Bovinocultura e Apicultura. As atividades de pesquisa dentro da UFRR, especificamente para o curso de Zootecnia veem
aumentando a cada ano, no entanto ainda há algumas dificuldades, para integrar os alunos do programa com novos orientadores, seja por falta de projeto de pesquisa do orientar ou pelo número elevado de orientados que ele já possui. A fim de facilitar o processo de aceite, em orientação dos alunos, em projeto de pesquisa, semanalmente será oferecida uma a oficina de elaboração de projeto de pesquisa, orientada pela tutora, onde cada aluno desenvolverá projetos de pesquisa dentro das suas áreas de interesse e apresentarão para um possível orientador. Mecanismo de avaliação: Apresentação do projeto de pesquisa, em forma de seminário a comunidade; Quando for o caso, apresentação de relatório parcial do
desenvolvimento de pesquisa realizada no período; Resultado esperado: Publicação das pesquisas em revista especializada; anais de congressos e/ou encontros científicos regionais e/ou nacionais que ocorrerem ao longo do ano.


A CONTRIBUIÇÃO

 

  • Desenvolvimento e aprofundamento em conhecimentos e experiências científicas e tecnológicas pertinentes a sua formação acadêmica.

Os Benefícios Acadêmicos:

 

  • Realização de atividades extracurriculares experimentação do conhecimento, não presentes em suas estruturas curriculares convencionais. As atividades de pesquisa ainda proporcionam uma autonomia intelectual e envolvimento com a pós-graduação. Resultados Esperados: Motivar a comunidade acadêmica a desenvolver pesquisa, através das apresentações de trabalhos científicos, que estão sendo realizados. Difundir o conhecimento científico em sua área, principalmente através da edição de publicações e da realização de encontros e congressos, promovendo os intercâmbios científicos com instituições e investigadores da mesma área ou afins.

ATIVIDADES DE EXTENSÃO

 

  • Participação das atividades de “Dias de campo”, de interesse multidisciplinar, comumente promovido pela Embrapa-RR, ao longo do ano; Mecanismo de avaliação: Obtenção do certificado Resultado esperado: Atualização em assuntos pertinentes a sua formação acadêmica.
  • Organização do evento em comemoração ao “Dia do Zootecnista”, junto com o Centro Acadêmico de Zootecnia. Que terá o objetivo de integrar as diferentes turmas, através de simpósio, visita-técnica ou dia de campo; Mecanismo de avaliação: Participação dos alunos na organização e na participação do evento. Resultado esperado: Atualização em assuntos pertinentes a sua formação acadêmica Promoção de palestras ou seminários com abordagem de temas sociais, científicos e/ou ecológicos de interesse da comunidade acadêmica do Centro de Ciências Agrárias; Mecanismo de avaliação: Promoção do evento e participação.
  • Promoção de atividades interativas como jogos, gincanas, camping, que integrem toda a comunidade ressaltando e valorizando o meio ambiente; Mecanismo de avaliação: Promoção do evento e participaçãoResultado esperado: integração dos alunos do Centro de Ciências Agrárias
  • Promoção e participação da Semana anual de Ciências Agrárias Realização e participação, junto a outras entidades do CCA, da Semana de Ciências Agrárias, que têm periodicidade anual. Despertará nos discentes o desenvolvimento de trabalhos em equipes multidisciplinares, despertando o respeito ao saber alheio e reconhecimento de que se aprende com o outro; Mecanismo de avaliação: Promoção do evento e participação Resultado esperado: Integração e Atualização em assuntos pertinentes a sua formação acadêmica
  • Promoção e/ou participação de cursos de interesse para Acadêmicos do curso de Zootecnia, áreas afins e produtores rurais. Nesse ano, serão promovidos pelo PET-ZOO os cursos de Prática, Manejo e Contenção e animais silvestres e o I SINPASA - Simpósio Nacional de Produção Animal na Savana Amazônica: Ovinocultura: Desafios e oportunidades Mecanismo de avaliação: Promoção do evento e participação Resultado esperado: Atualização em assuntos pertinentes a sua formação acadêmica.


A CONTRIBUIÇÃO:


  • As atividades coletivas unificam o grupo, facilitam a assimilação do conhecimento e aprofundam o saber conectivo e correlativo de forma que todos estejam empenhados e compromissados, junto a um objetivo comum.

 

 


Os Benefícios Acadêmicos:

  • Maiores reflexões acerca das interações sociais, econômicas, culturais e ambientais que influenciam na atual estrutura e conjuntura do meio rural brasileiro e, em particular de Roraima. Resultados Esperados: Sofisticação das técnicas e habilidades fundamentais para o exercício da profissão de Zootecnista, incorporando novas tecnologias, visando um incremento na produção animal, e concomitantemente responder com responsabilidade e êxito as demandas da sociedade.

   Os impactos esperados sobre o curso de graduação é a melhoria da qualificação profissional, principalmente para os discentes envolvidos no programa, com uma formação crítica, comprometida com a emancipação do homem e da sociedade. Já os benefícios esperados para o curso de graduação, poderão ser obtidos de forma direta, com a incorporação de novos conhecimentos e experiências pedagógicas, que contribuam para o fortalecimento do espírito crítico, criativo e realizador dos discentes envolvidos com o PETZootecnia. Espera-se que o efeito multiplicador e transformador das ações dos “PETianos”, através do ensino, da pesquisa e da extensão, favoreçam a ampliação dos campos de ação e da interdisciplinaridade, e que tais efeitos possam estimular os demais acadêmicos do curso de Zootecnia, a interagirem com os docentes e discentes, no intuito de fortalecerem sua formação profissional.


ATIVIDADES DE CARÁTER COLETIVO E INTEGRADOR

 

  • Participação em eventos científicos, feiras, mostras, encontros locais, regionais e nacionais.
  • Atividades integradas com bolsistas de monitoria, iniciação científica e extensão na IES.


ATIVIDADES DE CARÁTER COLETIVO

 

  • Participação no evento anual: Semana de Integração Universitária, promovido pela PROEG/UFRR, que unifica a Semana de Graduação – Encontro de Monitoria e Encontro dos grupos PET’s da UFRR, para apresentação de trabalhos científicos, palestras e atividade cultural.
  • Promoção e participação nos INTERPET`S; Participação nos Encontros PET – Região Norte e Centro-Oeste, também de caráter anual. Contribuirá para a troca de experiências entre os “PETianos”
  • Participação no Encontro Nacional dos Grupos PET’S – XVIII-ENAPET – Maranhão – São Luís
  • Participação no Zootec 2012 - Mato Grosso – Cuiabá
  • Organização e Participação do I SINPASA – Simpósio Nacional de Produção Animal na Savana Amazônica: Ovinocultura: Desafios e oportunidades
  • Participação em cursos profissionalizantes ou mini-cursos, seminários, palestras em eventos técnicos e científicos (congressos, simpósios, encontros) que venham a ocorrer durante o ano, seja em caráter local, nacional e/ou internacional. Possibilitarão o aprendizado, a atualização e a integração entre acadêmicos e profissionais de diferentes localidades;
  • Recepção dos calouros do curso de Zootecnia, com aula inaugural, preparando e apresentando como tema “O Plano Político Pedagógico do curso de Zootecnia da UFRR”. Terá o objetivo de despertará no recém ingressado reflexões sobre do perfil do egresso.
  • Participação em Monitoria voluntária, junto com o monitor bolsista da disciplina em questão, proporcionando maior interação entre o corpo docente e o corpo discente. O objetivo será de despertar no aluno da disciplina o caráter de cooperação como forma de aprendizado.