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Universidade Federal de Roraima

Ouvidoria-UFRR

A Ouvidoria da UFRR, foi criada pela Resolução nº 030/2004-CUni, instituída pela Resolução nº 29/2004-CUni, com base na Lei nº 10.294/99. É um dos órgãos de assessoramento administrativo que serve como elo de comunicação e interligação com a comunidade.

O que é a Ouvidoria:

É uma ferramenta de consolidação da democracia, que objetiva aperfeiçoar os modelos administrativos em favor dos serviçoes prestados à comunidade. Serve como condutor de opiniões, sugestões, críticas, reclamações e denúncias, objetivando contribuir na qualidade da prestação dos serviços públicos.

Qual o papel da Ouvidoria:

Diante das necessidades da sua demanda, deverá receber e informar aos setores competendes, as reclamações, denúncias, sugestões e demais solicitações; solicitar internamente as informações necessárias, e responder ao cidadão com clareza, se necessário, orientar como deverá proceder, caso o ouvidor não possa atender a sua solicitação.

Como será resguardado o Sigilo da identificação:

O Ouvidor, tem a obrigação de obedecer o sigilo das identificações , mas isso, não isenta que seja feito o pedido por parte do manifestante. Porém, é necessário identificar-se ao acionar a Ouvidoria, conforme, Art.5º, inciso IV, da CF/88.

Qual o prazo para para o retorno das manifestações:

O prazo deverá ser de 05 (cinco) a 10 (dez) dias úteis, dependendo do teor da manifestação.

Quando devo acionar a Ouvidoria:

Quando qualquer cidadão da comunidade interna ou externa, se sentir prejudicado pela ineficiência de qualquer um dos serviços prestados pela UFRR.

Como posso contribuir com a Ouvidoria:

Manifestando-se por meio das críticas, denúncias, reclamações, sugestões e elogios. A manifestação deve ser de forma responsável, focando o problema que realmente está ocorrendo.

Como e onde funciona a Ouvidoria:

A Ouvidoria, está acessível a toda comunidade e está disponível à qualquer cidadão que queira fazer sua manifestação. Está localizada no Campus Paricarana/UFRR-  BLOCO IV- SALA 05, horários de atendimento: 8h às 12h e 14h às 18h.

Meios de acesso:

Sistema E-Ouv: https://sistema.ouvidorias.gov.br

site: www.ufrr.br/ouvidoria

        Link: Formulário de Manifestação ou enviar diretamente no espaço de participação.

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (95) 3621-3109/(95) 98411-3970

 

EQUIPE DA OUVIDORIA

OUVIDORA-GERAL: Maria Rosiney Santana Marques ( Bacharela em Direito)

BOLSISTAS: Erika Thaynara da Silva Uchôa (Curso de Secretariado Executivo)

                   Fernanda Gomes de Sousa (Curso de Psicologia)  

II CURSO DE CAPACITAÇÃO E CERTIFICAÇÃO  EM OUVIDORIA

No período de 08 a 10 do mês de julho de 2013, a Ouvidoria, participou do II Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, realizado na cidade de Vitória- ES.

Os conteúdos programáticos desenvolvidos durante o curso, foram de extrema importância para ampliar os conhecimentos da Ouvidoria e com isso, proporcionar a qualidade dos serviços oferecidos pela Ouvidoria, com atendimento de excelência à comunidade acadêmica em geral, na análise das manifestações, na mediação e solução dos conflitos, nas orientações  e sobretudo, na satisfação do cidadão.

As atividades trabalhadas foram voltadas aos seguintes assuntos:

Ouvidoria Contemporânea

Planejamento de Relatórios e indicadores 

A Comunicação e a ouvidoria

Gestão da Informação na Ouvidoria

Ouvidoria, Cidadania e Ética

Mediação de Conflitos

Melhores Práticas e as Competências do Ouvidor    

A Ouvidoria na Prática - Desafios do dia a dia 

Aspectos Jurídicos e Tipos de Ouvidoria

Código de Defesa do Consumidor - CDC

        A Ouvidoria sendo um canal onde o cidadão pode manifestar suas ideias e  opiniões,  sobre os serviços públicos oferecidos por esta UFRR, procura sempre buscar maiores conhecimentos, para que assim, esteja apta, qualificada e estruturada para atender a comunidade acadêmica em geral, visando a satisfação do cidadão ao ser atendido na solução de solicitação por meio da Ouvidoria.

Maria Rosiney Santana Marques

Ouvidora-Geral/UFRR