linha top1
Universidade Federal de Roraima

Aluna da UFRR é destaque em evento nacional

Por Ivair Menezes

A aluna bolsista do Programa de Iniciação Científica – PIC, da Universidade Federal de Roraima, apresentou artigo científico na 75° Semana Euclides da Cunha na cidade de São José do Rio Pardo – SP.
Intitulado “Um paraíso perdido: A Amazônia de Euclides da Cunha”, o artigo foi desenvolvido pela acadêmica de Jornalismo a partir do programa de extensão (PROEXT-2013) “Valle do Rio Branco” sob orientação do coordenador do Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia - NUPS, professor MsC. Maurício Zouein.

Entrevista com Professor Doutor Vladimir de Souza, Coordenador do Programa Institucional de Iniciação Científica da UFRR (PIC)

Por: Marcos Salomão e Rita de Cássia de Oliveira Ferreira

 

entrevista

Foto: Antonio Diniz.

O Programa de Iniciação Científica (PIC) realizado em Universidades e Centros de Pesquisas no país é voltado para graduandos pertencentes a qualquer área de ensino. Como estratégia principal, o PIC busca estimular o contato de acadêmicos com trabalhos em pesquisa, bem como o desenvolvimento e o despertar de novas vocações.

Grupo Linguagem, Cultura e Tecnologia

O Grupo Linguagem, Cultura e Tecnologia (LCT) possui uma (01) linha de pesquisa: Imagem,Audiovisual, Cinema e Memória. Reúne pesquisadores interessados na utilização da Semiótica em seus trabalhos. O LCT faz parte do Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia (NUPS) e tem em vista os interesses peculiares de seus membros por meio de atividades específicas. Incentiva ações coordenadas e em conjunto por meio de pesquisas multidisciplinares e interdisciplinares. Já realizamos encontros sobre Estética Peirceana (2003) com o prof. Floyd Merrell da Universidade Purdue-EUA, Semiótica e Complexidade (2004) com o prof. Luiz Carlos Assis Iasbeck da Universidade Católica de Brasília e a I Conferência Amazônica de Comunicação e Semiótica (2005) com a presença de professores da ABSB e da PUC-SP. Essas ações incentivam pesquisadores a desenvolverem suas investigações com a utilização da Semiótica e exporem os resultados em congressos nacionais e internacionais.

Projeto Tempo de Cinema

Iniciativa do Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia (NUPS), por meio da  Universidade Federal de Roraima (UFRR), e com parcerias com o Núcleo Histórico Sócio Ambiental (NUHSA) e o Departamento de Cultura e Esportes (DCULT), o projeto Tempo de Cinema chegou, em 2012, a  seis municípios do Estado de Roraima, aliando conhecimento e prática  entre academia e sociedade.