Memória e Política

O projeto Memória e Política surge da necessidade de aprofundar o conhecimento da história política do estado de Roraima. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, Roraima passou de Território Federal a Estado e, nessa condição, pode eleger diversos representantes para os cargos legislativos estaduais.
O projeto Memória e Política procura resgatar a história dos governadores que foram eleitos entre 1990 e 2010, focalizando o exercício do poder político durante suas gestões administrativas. Tanto o material impresso a ser sistematizado e produzido como publicação, assim como o material fílmico gerado em sistema digital, serão ferramentas inéditas de consulta e pesquisa indexados no Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia da Universidade Federal de Roraima (NUPEPA/UFRR). Neste sentido, espera-se contribuir para o desenvolvimento da literatura política e para a formação de acervo audiovisual sobre a história de Roraima.

Objetivo Geral
Reconstruir a trajetória política dos principais atores que ocuparam, por meio de eleições, o governo do estado de Roraima entre 1990 e 2010, por meio de narrativas em primeira pessoa registradas em audiovisual.

Objetivos específicos
- Verificar os principais acontecimentos que marcaram a trajetória política desses atores;
- Reconstruir, a partir dos relatos, o cenário político estadual que resultou em suas candidaturas e campanhas eleitorais;
- Identificar os problemas e os desafios enfrentados por esses atores no exercício do poder;
- Verificar as relações estabelecidas com o legislativo estadual e o executivo federal;
- Coletar as opiniões dos ex-governadores sobre os problemas atuais do estado de Roraima;
- Checar a partir dos relatos, a existência ou não, das políticas públicas estaduais dirigidas ao interior de Roraima.

Metodologia
O trabalho será realizado em parceria com o Núcleo de Rádio e TV Universitário (NRTU). Inicialmente será feito um levantamento em fontes primárias e secundárias sobre a trajetória dos governadores e a política administrativa em seus governos. Em seguida, a equipe envolvida no projeto se reunirá visando discutir o método de abordagem e a elaboração das questões que serão apresentadas aos entrevistados. Essas entrevistas serão do tipo semi estruturada, com questões que permitirão aos ex-governadores, respondê-las livremente.
Na fase de pré-produção ocorrerão reuniões da equipe sobre o material técnico a ser utilizado nas filmagens; abordagens; cenários; recursos fílmicos, como imagens de apoio, uso de uma segunda câmera. O propósito é oferecer a melhor qualidade técnica ao produto final.
Após a realização das entrevistas, o material original será processado, analisado e sitematizado em arquivo digital no acervo do Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia (NUPEPA) para acesso público de pesquisadores e interessados mediante normas internas. O material gravado será transposto para outros meios, como obras literárias e filmes de gênero documentário, tendo os depoimentos dos ex-governadores como conteúdo principal destes produtos.