linha top1
Universidade Federal de Roraima

Revista Olhares Amazônicos

CHAMADA PARA ARTIGOS

A Revista Olhares Amazônicos é uma publicação multidisciplinar que visa divulgar trabalhos científicos de relevância na área do conhecimento das Ciências Humanas sobre países da Pan-Amazônia. A revista é semestral e aceita artigos em fluxo contínuo encaminhados por pesquisadores brasileiros ou de outros países. A Revista está aceitando a submissão de artigos para os próximos volumes com temática livre e resenhas.

 

Apresentação

Faz parte do Núcleo a Revista Olhares Amazônicos, que tem por objetivo divulgar o pensamento de líderes políticos regionais, assim como ideias de especialistas brasileiros e estrangeiros sobre os caminhos percorridos pelos países que compõem nossa região. A Olhares Amazônicos é publicada semestralmente pela Editora da UFRR (EdUFRR).

É uma publicação multidisciplinar que visa divulgar pesquisas e trabalhos científicos de relevância na área do conhecimento das Ciências Humanas e publicar os resultados obtidos em estudos inovadores encaminhados por pesquisadores brasileiros ou de outros países que compõem a Pan-amazônia. A revista permitirá publicar, além da seleção de artigos voltados às ciências sociais e políticas, entrevistas com o rigor que a ciência exige. A primeira edição da Revista Olhares Amazônicos tem como tema: Democracia na Pan-amazônia. Com conteúdo voltado à Ciência Política tratará, por meio de artigos e entrevistas, de questões ligadas aos desafios amazônicos com caráter global.

 

Normas para apresentação de artigos

A Revista Olhares Amazônicos, como espaço de reflexão acadêmico contemporâneo, publica trabalhos científicos que tratem das particularidades políticas e das perspectivas de integração socioeconômica dos países que compõem a Pan-Amazônia: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

As citações de documentos no corpo do trabalho devem seguir a forma: (Autor, data) para citação indireta e (Autor, data, página) para citação direta. Exemplos: (Santos, 2010) ou (Santos, 2010, p. 23), de acordo com a ABNT-NBR 10520:2002 – Citações de Documentos. Ou ainda: Conforme Santos (2010) ou Na opinião de Santos (2010, p. 23).

As notas de rodapé devem conter apenas informações complementares não ultrapassando três linhas, não se excedendo o número de notas.

Os artigos devem ser encaminhados à coordenação do NUPEPA acompanhados de uma carta (disponível no site do Núcleo) assinada pelo autor autorizando a publicação. , enviado para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Conforme a NBR 6028:2003 - RESUMO, o artigo deve apresentar o abstract e um resumo em português ou espanhol, em parágrafo único, sem recuo, fonte tamanho 11, com 3 a 4 palavras-chave. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Ex.: Palavras-chave: Educação. Ensino. Professor.

O corpo do trabalho pode ser redigido em português, espanhol ou inglês O artigo deverá ter até 25.000 caracteres contando o resumo e as referências, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5 cm.

Ilustrações – os gráficos, as imagens e/ou tabelas devem ser enviados em arquivo separado do texto, em PDF, com a indicação clara onde serão inseridos no texto.

As referências dos artigos a serem submetidos à revista devem obedecer à ABNT-NBR 6023:2002 - REFERÊNCIAS, de acordo com a Resolução n.º 009/2011 - CEPE/UFRR (disponível em http://www.bc.ufrr.br/index.php/organogramas) , que fixa as normas para apresentação dos trabalhos técnicos e científicos da UFRR. As referências entram no fim do trabalho em ordem alfabética.

Em folha separada, devem ser apresentados o nome do autor ou dos autores com os dados acadêmicos (formação, instituição e cargo atual), título do artigo e e-mail.

Os textos serão avaliados por pares de especialistas, duplamente cegos quanto à autoria do artigo, num período estimado em 60 dias. A qualidade textual, informação e pertinência dos artigos e ensaios são essenciais para a sua aprovação.

Casos excepcionais serão analisados diretamente pelo editor, com os articulistas. 

Declaração - Os autores com artigos aprovados junto aos organizadores da revista devem assinar a declaração de autorização e encaminhar no email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.