Livros

Projeto de KUWAI KÎRÎ

O programa de Extensão Universitária (ProExt) tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior, no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão, que contribuam para a implementação de políticas públicas. Nesta perspectiva, a UFRR vem participando ano a ano com propostas de ações extensionistas voltadas atendimento das populações do Estado de Roraima, como é o caso do Programa KUWAI KÎRÎ aprovado pelo PROEXT/2008. Este programa tem como objetivo recuperar por meio de estudos e divulgar a história dos índios urbanos na cidade de Boa Vista. Como resultado deste esforço, por meio da parceria ODIC/NUPEPA/UFRR, apresentamos como produto final este livro com artigos escritos pelos próprios indígenas urbanos participantes do programa e coordenadores. Esta publicação representa um marco para estes índios moradores de Boa Vista, muitas vezes esquecidos pelas políticas públicas, mais com tantas histórias para serem compartilhadas.

Dos Caminhos Históricos aos Processos Culturais entre Brasil e Guyana

Nesta obra encontram-se fragmentos históricos, literários e culturais de teor significativo para uma reflexão sobre as relações entre Brasil e Guiana. Os organizadores enfrentam desafios ao reunirem diferentes abordagens em um único livro no qual se difunde uma concepção de Amazônia Caribenha como único e singular. A ideia central do livro não é um revisionismo histórico, mas sim um processo contínuo que aponta várias conexões entre os nativos americanos, europeus e africanos presentes no presentes no espaço geográfico da região ao longo de séculos. O pesquisador do NUPEPA, Reginaldo Gomes é um dos organizadores da publicação, juntamente com a professora Mellissa Ifill.

Mercosul Século 21: Ampliação e Aprofundamento - Volume 01 e 02

A publicação é resultado do Fórum Universitário Mercosul (FOMERCO), seminário Internacional realizado em setembro de 2008, pelo curso de Relações Internacionais da UFRR . O FOMERCO é uma instituição que reúne há dez anos, universitários e pesquisadores do Brasil, da Argentina, Uruguai e Venezuela, com a missão de refletir sistematicamente sobre o processo de integração regional do Mercosul e que hoje conta com mais de 25 grupos de trabalhos sobre uma ampla diversidade de campos temáticos, do meio ambiente à educação, do meio rural ao meio urbano, da ciência e tecnologia aos movimentos sociais no Cone Sul. O Encontro Internacional trouxe professores de toda a América do Sul, da França e Reino Unido, intelectuais e diplomatas inclusive de países até então ausentes no Fórum, como a representação do Suriname; da Guiana. O primeiro volume da obra, divididas em dois números, é assinada, pelo  pesquisador do NUPEPA, professor Roberto Ramos e os professores Marcos Costa Lima, Ingrid Sarti e Thiago Gehre Galvão.

Política e Poder na Amazônia: O caso de Roraima (1970 - 2000)

O Livro Política e Poder na Amazônia: O caso de Roraima (1970 - 2000), de autoria do professor doutor Nélvio Paulo Dutra Santos, pesquisador do NUPEPA é resultado de seu trabalho de doutorado e "é uma síntese da formação e evolução das relações de poder ocorridas no estado brasileiro de Roraima", destaca o autor.

Dos Caminhos Históricos aos Processos Culturais entre Brasil e Suriname

Nesta obra encontram-se fragmentos históricos, literários e culturais de teor significativo para uma reflexão sobre as relações entre Brasil e Suriname.  A obra traz questões teóricas e percursos historiográficos, com ênfase cultural da ilha das antigas guianas.
Este livro é único no qual se difunde uma concepção de Amazônia Caribenha. A ideia central não é um revisionismo histórico e   cultural, mas um processo contínuo que aponta várias conexões entre os nativos americanos, europeus e africanos presentes no espaço geográfico da região ao longo de séculos. O pesquisador do NUPEPA Reginaldo Gomes é um dos organizadores dessa publicação, ao lado da professora Andrea Idelga Jubithana-Fernad da Anton de Kom Universitv .

Pensar e Construir a Universidade no Século XXI

Este livro, organizado pelo pesquisador do NUPEPA Robertos Ramos Santos e pelo professor Jorge Bonito da Universidade de Évora, reúne ideias de pesquisadores e de dirigentes universitários de quatro países (Argentina, Brasil, Equador e Portugal) que discutem a realidade das instituições de ensino superior e sua importância no século XXI para o crescimento econômico e social.