Cine Revolução

O Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia (NUPEPA/UFRR) criou o projeto CINE REVOLUÇÃO, que se materializa por meio de Jornadas de filmes. Estas jornadas ou ciclos de Cinema foram constituídos para exibir obras  com ênfase na relação do cinema com temas ligados a História, Relaçôes Internacionais e Ciência Política. Os filmes são selecionados pelo Núcleo, no intuito de provocar uma transdisciplinaridade, enfatizada pela Ciência, com vistas a agregar um público diverso dentro e fora da academia. O objetivo principal é contribuir para a formação de um pensamento crítico sobre temas relacionadas a Ciência Política e a vida social.
O cinema é, consensualmente, um ferramenta artística de forte impacto ideológico, porque é composta de artes complexas como a música, a literatura, o teatro e a fotografia. Este conjunto de artes agregadas em uma só, torna o cinema uma ferramenta de suma importância para a conscientização e o aprimoramento da criticidade do público, permitindo a produção de sentido.

I Jornada de cinema

O CINE REVOLUÇÃO foi composto, na primeira edição do projeto, por um conjunto de cinco filmes já consagrados pelo crítica nacional e internacional, de gênero ficção e documentário, de longa-metragem. A primeira edição ocorreu de 01 a 05 de outubro de 2012.
Os temas e filmes escolhidos nesta primeira edição foram: Direitos Humanos e Sexualidade (filme “Milk: A Voz da Igualdade”); Ecologia e Movimentos Sociais (filme “Amazônia em Chamas”); Política e Religião (filme “Dom Helder Câmara: O Santo Rebelde”); e Política e Globalização - (filme “Conversa com Milton Santos”); Política e Desafios Sociais Brasileiros (filme “Josué de Castro: Por um mundo sem fome”).

II Jornada de cinema

A segunda edição ocorreu em junho de 2013. Os temas e filmes escolhidos foram Política e História (filme: Utopia e Barbárie); Políticas e Conflitos Sociais (Febre do Rato); Política e Filosofia (Cidade das Sombras); Política e Ditadura (A culpa é do Fidel); e Política e Globalização (Utopia e Barbárie). Esta edição contou com o apoio da Editora da UFRR, que cedeu obras de autores regionais para sorteio entre os participantes.

III Jornada de cinema

A III Jornada de filmes do NUPEPA ocorreu entre os dias 24 a 28 de março, das 16h às 18h, na sala de Cinema do Centro Amazônico de Fronteira (CAF). foram exibidos filmes de gêneros ficção e documentário, de média e longa-metragem. Os  filmes exibidos foram, Democracy (direção: Todd sauthgate) 2012; Hannah Arendt (direção: Von Trotta) 2012; Memorias do Subdesenvolvimento (direção: Tomas Gutiérrez) 1968; Z (direção: Costa Gravas) 1969: 1984 ( direção: Michael Rodford) 1984.

IV Jornada de cinema

O Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia (NUPEPA/UFRR) promoveu de 23 a 27 de março, das 16h às 18h, na sala de Cinema do Centro Amazônico de Fronteira (CAF), a IV Jornada de filmes do NUPEPA com exibições de Filmes Iranianos. A IV Jornada faz parte do projeto de extensão Cine Revolução. Os filme exibidos foram de temas sociais iranianos. o filmes,  Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (direção: Abbas kiarostami), 1987; A Maçã ( direção: Samira makhmalbaf), 1998; A Cor do Paraíso (direção: Majid Majidi) 1999;  Tartarugas Podem Voar (direção: Bahman Ghobadi) 2004; A Separação ( direção: Asghar Farhadi ) 2011. Onde abordaram temas sociais.