Palestras

Apresentação
O NUPEPA considera que estreitar laços com pesquisadores nacionais e estrangeiros é muito importante. Dessa forma, a cada semestre, convida cientistas de outras instituições para apresentarem conceitos, métodos e resultados de pesquisas, ajudando no aprofundamento das atividades científicas do Núcleo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre a professora - Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003). Tem pós-doutorado pela Universidad Complutense de Madrid e na Universidad de Salamanca. Foi professora visitante na Universidad de Salamanca e na Universidad de Santiago de Chile (USACH), no Programa de Mobilidade Acadêmica da AUGM. É professora do Departamento de Ciência Política da UFMG e professora convidada e orientadora do Departamento de Ciência Política e Administração II, da Universidad Complutense de Madrid. Coordena o Grupo de Pesquisa Comunicación Política y Comportamiento Electoral, vinculado à Associação Latino Americana de Ciência Política (ALACIP); o Grupo de Pesquisa "Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral" (www.opiniaopublica.ufmg.br), da Universidade Federal de Minas Gerais; o periódico eletrônico "Em Debate" e o curso de especialização em Marketing Político da UFMG. Atualmente é representante do Brasil junto ao Wapor - World Association for Public Opinion Research.

Sobre o professor - Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1991). É professor aposentado da Universidade Federal de Sergipe onde foi Chefe do Departamento de Física (1992-1994) e Reitor por dois períodos consecutivos (1996-2004). Foi Diretor de Programas da CAPES ( 2004-2006) e Secretário de Estado da Educação do Estado de Sergipe ( 2007-2010). Atualmente é Presidente do CNE - Conselho Nacional de Educação.

Miguel Nenevé (UNIR)

Sobre  o Professor - Pesquisador CNPq nivel 2. Graduado em Letras (Inglês e Português) pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (1982) e em Estudos Sociais pela Fundação Educacional da Região de Jaraguá do Sul - UNERJ (1980). Possui mestrado em Letras (Literatura Anglo-Americana) pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e doutorado em Letras (Inglês e Literaturas Correspondentes) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Rondônia. Tem pós doutorado na York University, Toronto - Canada e pós douotrado em Caribbean Literature na University of Guyana. Atuou como professor visitante na Universidade de Texas em Lubbock e na University of Guyana, em Georgetown, Guyana. Atua na área de Letras estrangeiras com ênfase em Literatura de Língua Inglesa, Educação e Literatura, Estudos de Traduçao e Prática de Ensino de Inglês. É lider do grupo de pesquisa do CNPq " Literatura, Educaçao e Diversidade: Interfaces Brasil-Canada" e desenvolve pesquisa nos seguintes temas: literatura canadense, literatura na amazonia , discurso, educação, pós-colonialismo.

Lodewijk, Hulsman (UVA/Holanda)

Sobre o professor - Doutor em História e professor da Universidade de Amsterdã (Holanda).

Pauline Melville (West-Indian/Barbados).

Sobre a professora - (born 1948) is a Guyanese-born writer and actress of mixed European and Amerindian ancestry,who is currently based in London, England. Among awards she has received for her writing are the Commonwealth Writers' Prize, the Guardian Fiction Prize, the Whitbread First Novel Award.