linha top1
Universidade Federal de Roraima

UFRR: Revista Olhares Amazônicos publica artigos sobre a pan-amazônia

O segundo número da Revista Científica Olhares Amazônicos (ISSN 2318-1095) foi lançado nesta sexta-feira (25) às 17h, na sede do Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia (NUPEPA/UFRR). 

 

 

O objetivo da revista é divulgar o pensamento de líderes políticos regionais, assim como ideias de especialistas brasileiros e estrangeiros sobre os caminhos percorridos pelos países que compõem nossa região. A publicação traz, neste segundo número, uma entrevista inédita com a professora Bertha Becker (UFRJ), falecida em julho 2013. Bertha foi uma das maiores pesquisadoras brasileiras na área de geopolítica da Amazônia. A entrevista foi realizada por jornalistas e pesquisadores de áreas  de Ciência Política, História a Geografia durante a visita da professora à UFRR, contemplando parte do pensamento da Drª Bertha e ressaltando o valor científico da sua obra.

Artigos - Neste número, a Olhares Amazônicos traz um artigo do professor Roberto Ramos, pesquisador do NUPEPA/UFRR, com o título: A Amazônia e os Desafios para a Construção de um Plano de Desenvolvimento Sustentável; de Rosalía Arteaga, ex-presidente constitucional do Equador, sob título: Gobierno y Movimentos Sociales: Integración, Identidad y Derechos) professor Flávio Corsini, do Centro de Educação da UFRR sobre: Política Pública de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: um Olhar Amazônico, o Caso do Pará; do professor Alejandro Mendible, da Universidade Central de Venezuela (Venezuela), com o título: Venezuela: Del Bolívar Capitalista al Socialismo Bolivariano y su Acercamiento al Brasil; e José Rincon e Lillian Alvares sobre: Prêmio Samuel Benchimol: análise quantitativa das propostas vencedoras.

A publicação será distribuída pela Editora da UFRR e tem com organizadores o professor Roberto Ramos (editor-responsável) e o jornalista Éder Rodrigues dos Santos (coordenador editorial), membros do NUPEPA/UFRR. Pertencem ao conselho editorial os professores: Alejandro Mendible (Venezuela); Andrea Jubithana (Suriname); Belisário Arce (Associação Panamazonia - Brasil); Carlos Alberto Cirino (UFRR); Carlos Zárate (Colômbia); Durbens Nascimento (UFPA); Max Gonzales (Equador); e Melissa Ifill (Guiana). Professor Roberto Ramos, durante o lançamento da publicação, destacou a importância do papel do núcleo na produção de pesquisa e da articulação com cientistas de outros países que compõe a pan-amazônia, trazendo estudos relevantes para a área acadêmica. 

O professor Flávio Corsini explica que o seu artigo sobre Política Pública de Enfrentamento à Violência Sexual é parte da sua tese de doutorado, na qual foi pesquisada a realidade da cidade de Belém (PA) dentro de um contexto nacional, mas com particularidades regionais. "Esse é um resultado do trabalho que fazemos no comitê estadual e com as redes de enfrentamento a este problema. Quero agradecer o cuidado da revista Olhares Amazônicos com os artigos, destacando também a qualidade estética do material.

O diretor da Editora da UFRR (EdUFRR), Cezário Paulino, afirma que o papel da EdUFRR é permitir a publicação de um maior número de obras científicas como a revista que agora está a disposição do público. "É uma satisfação entregar a segunda edição. A terceira edição está em processo de finalização e o quarto número já foi iniciado". completou.