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Universidade Federal de Roraima

O Núcleo Histórico Sócio ambiental - NUHSA, está recebendo Artigos para publicar em sua revista, interessados entrar em contato com o NUHSA.

O Núcleo Histórico Sócio Ambiental está recebendo "artigos" para publicação em seus  4º e 5º números de sua revista. Os interessados entrar em contato com o NUHSA, pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 Normas para publicação

A Revista de Estudos e Pesquisa do NUHSA publica, semestralmente, artigos de pesquisadores que realizam trabalhos dentro das linhas de pesquisa do Núcleo: História, Ambiente e Sociedade e Etnias/Cultura.

 

Os trabalhos completos, deverão ser encaminhados ao coordenador do Nuhsa em CD, impressos (duas cópias) no formato A4, espaçamento 1,5, margem de 3cm, justificados, letra corpo 12 em Times New Roman, digitados em editor Word for Windows;

Os textos devem conter, preferencialmente, o máximo de 30 laudas; devem estar acompanhados de resumo, abstract, contendo 150 palavras, e palavras-chave - no máximo 6.

O texto deve conter informações sobre a formação acadêmica, título e vinculação institucional do autor;

As citações bibliográficas no texto e a respectiva refenciação bibliográfica devem estar de acordo com as normas da ABNT (Associação de Normas Técnicas);

As resenhas somente de livros publicados nos últimos três anos.

A cada edição, O Conselho Editorial da revista selecionará, dentre os artigos recebidos, aqueles que serão publicados.

A Coordenação.

 

Professores Associados
Dr. Erwin H. Frank (1º Coordenador – In Memoriam)
Dra. Geyza Alves Pimentel (Coordenadora Geral)
Dr. Carlos Alberto M. Cirino
Dra. Olendina de Carvalho Cavalcante
Dr. Linoberg Barbosa de Almeida
Dra. Maria Odileiz S. Cruz
MSc. Luiz Otávio Pinheiro da Cunha
MSc. Marcos Antonio Braga de Freitas
Dr. Reginaldo Gomes de Oliveira
Dr. Nélvio Paulo Dutra Santos
Dra. Carmen Lúcia Silva

MSc. Maurício Elias Zouein

 

::EM CONSTRUÇÃO::

II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária

1.Contextualização

Roraima é um Estado que nasceu com a promulgação da Constituição de 1988, estando localizado na Amazônia. Historicamente a Amazônia suscita muitos sonhos e possibilidades de realizações econômicas e de expansão de territórios, é neste contexto que na década de 70 iniciaram-se os processos de Colonização do INCRA, na perspectiva de ocupação dos vazios espaciais e da expansão das fronteiras.
A autora Bertha Becker (1998: 11) ao analisar essa situação afirma:

A fronteira amazônica só pode, portanto, ser compreendida a partir da inserção do Brasil no sistema capitalista global do Pós-Segunda Guerra Mundial, em que o capitalismo atua no espaço planetário, mas os Estados nacionais conservam suas funções de controle e hierarquização, constituindo agentes primordiais na produção do novo espaço.

Nesta condição de espaço de expansão de fronteiras, Roraima recebeu (e ainda recebe) um contingente populacional direcionado à colonização, existindo hoje legalizadas 66 áreas de assentamentos, registradas pelo INCRA/RR(Fonte: INCRA/RR 2012).
Este contingente populacional demanda políticas públicas que possam melhorar suas vidas e ao mesmo tempo fixá-los a terra com condições de produção e viabilidade econômica de seus bens e produtos. Nesta perspectiva, nasce também o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, voltado a atender uma parcela da população (o homem do campo) que não recebeu e não teve condições de uma educação justa e de qualidade.
É neste contexto de Proteção Social, Direitos e Geração de Oportunidades que desenvolvem-se os projetos de alfabetização, 1º e 2º segmentos da educação básica, ensino médio, ensino profissionalizante e de ensino superior, oferecidos pelo PRONERA no Estado de Roraima.

2. Objetivos

1.3.1 – Objetivo Geral
Subsidiar informações sobre a atuação do PRONERA no Estado de Roraima, para compor a Base de Dados Nacional

1.3.2 – Objetivos Específicos

  • Realizar levantamento junto ao INCRA/RR sobre os convênios, contratos, acordos de cooperação e destaques, realizados com as instituições do Estado de Roraima, para realização das atividades do PRONERA;
  • Visitar as instituição para levantamento do material bibliográfico e documental, produzido no período da realização do convênio, contrato, acordos de cooperação e destaques firmados com o INCRA/RR;
  • Organizar um cadastro de cada instituição que trabalhou em parceria com o INCRA/RR para realização das atividades do PRONERA;
  • Levantar junto aos parceiros do INCRA/RR, o número oficial de jovens e adultos formados nos vários segmentos educacionais e organizar em um cadastro;
  • Organizar um banco de dados com todos os projetos, relatórios técnicos e outros documentos produzidos por cada instituição parceira do INCRA/RR;
  • Realizar levantamento da produção bibliográfica (Teses, Dissertações, Monografias, Artigos, Pappers) sobre o PRONERA em Roraima, nas bibliotecas da Universidade Federal de Roraima – UFRR, Universidade Estadual de Roraima – UERR, Instituto Federal de Educação de Roraima – IFRR e faculdades particulares, para serem disponibilizados em meio eletrônico;
  • Fazer entrevista com dirigentes dos movimentos sociais para levantar a eficiência e a eficácia dos projetos no Estado de Roraima;
  • Visitar as secretarias de educação municipais onde existam áreas de assentamentos que receberam projetos do PRONERA, para colher informações sobre outros projetos que o município disponibilizou para os assentados e seus filhos; 
  • Produzir Relatório sobre a pesquisa no Estado de Roraima, com publicação pela Editora da UFRR; 

 

 

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