Unidade do SIASS é inaugurada na UFRR PDF Imprimir
Sex, 22 de Junho de 2012 18:12

siassDezesseis órgãos públicos federais em Roraima assinaram no dia 15 de junho, no Salão Nobre da Reitoria da UFRR os acordos de cooperação técnica das Unidades do Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor Público Federal (SIASS). Logo após a cerimônia, foi inaugurada a unidade do SIASS que funcionará no campus Paricarana, na UFRR, anexo à Unidade de Saúde da universidade.

 

O SIASS é um subsistema de atenção à saúde do servidor público federal com a função de executar perícias médicas, programas de atenção à saúde do servidor e vigilância epidemiológica.  Na prática, o sistema permitirá a padronização dos procedimentos legais, a gestão das informações sobre saúde e o uso compartilhado dos recursos humanos e financeiros, por meio de equipes multidisciplinares formadas por peritos, engenheiros do trabalho, assistentes sociais, dentistas, psicólogos, além de outros profissionais.

 

siass2 As unidades do SIASS ficam responsáveis por desenvolver ações de perícia, promoção à saúde, vigilância dos ambientes de trabalho, registro dos acidentes de trabalho, nexo das doenças profissionais, readaptação funcional e apoio assistencial para os casos de agravos instalados. A adesão ao programa não é obrigatória, mas os órgãos que aderirem ao sistema terão que seguir os acordos firmados através da Portaria nº 15 de setembro de 2009, que estabelece regras e termos legais de funcionamento do SIASS. O sistema é coordenado pelo Ministério do Planejamento.