Linhas de Pesquisa

Ligado .

Empreendedorismo

O objetivo desta linha de pesquisa é investigar os fatores determinantes da intenção empreendedora, as características do comportamento empreendedor, os fatores de sucesso e fracasso de atividades empreendedoras. Essa linha de pesquisa contempla o estudo do impacto do comportamento empreendedor na estrutura e funcionamento das empresas com vistas a identificar fatores determinantes da inovação, sobrevivência e mortalidade das empresas, propondo metodologias de gestão que contribuam para aumentar sua competitividade. Visa compreender o processo de geração de idéias de negócios e de identificação de oportunidades de negócios para a criação de novas empresas. Essa linha de pesquisa visa ainda estudar metodologias e mecanismos de inserção do ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação como ferramenta de estímulo a criação de novas empresas e ao autoemprego.

Estratégia e Competitividade

Esta linha de pesquisa analisa a realidade da economia regional, as organizações que a compõem e os recursos humanos e sua organização, identificando áreas para projetos empresariais e sua viabilidade econômica. O foco dessa linha são as estratégias empresariais que permitem às organizações modernas prosperarem no ambiente incerto da concorrência. Estudam-se os agentes influenciadores do meio competitivo e seu impacto no desempenho das organizações. Discute mudanças e inovações no sistema produtivo, modelos de gestão e novas arquiteturas organizacionais, considerando o contexto de globalização econômica, abordando os determinantes estratégicos, sociais e organizacionais da competitividade, a implementação de estratégias, o relacionamento com o mercado e o desempenho econômico financeiro de empresas industriais e do agronegócio.

Gestão do Conhecimento e Inovação Tecnológica

Trata do desenvolvimento de pesquisas na área de gestão do conhecimento e da inovação tecnológica, em diferentes setores e tipos de configurações empresariais, tais como cadeias produtivas, clusters e redes. Visa a proposição de modelos, métodos, ferramentas, protótipos e tecnologias que proporcionam avanços de inovação e mais competitividade para as empresas. Visa investigar os processos de geração e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, enfatizando a questão da propriedade intelectual, da interação universidade-empresa, da transferência de tecnologia e da criação de empresas de base tecnológica.

Desenvolvimento Sustentável

A ênfase desta linha de pesquisa diz respeito ao estudo das relações de interdependência entre os mecanismos para geração da competitividade, as políticas e ações para o desenvolvimento, com as suas implicações na sustentabilidade, numa perspectiva política, econômica, ambiental e social. Visa o desenvolvimento de estudos que possam contribuir para a promoção de negócios competitivos e sustentáveis para o desenvolvimento regional no contexto amazônico, através da utilização dos recursos naturais, mecanismos de desenvolvimento limpo e fontes alternativas de energias renováveis. Tem ainda como foco analisar o direito ambiental na sua natureza interdisciplinar, estudando e praticando as ferramentas processuais disponíveis para a sua defesa, construindo a ponte necessária à construção de um desenvolvimento responsável e sustentável na região amazônica.