Didático

Material Didático

O Mepa atua em atividades relacionadas à dinâmica da Paisagem, principalmente atividades com base em Ecologia da Paisagem, cujo viés é a descrição e comportamento da dinâmica de sistemas terrestres e aquáticos.

Estes estudos se baseiam em técnicas usuais do tripé: sensoriamento remoto / geoprocessamento / geomorfometria.

* Atenção: Alunos das disciplinas de: Análise Amb./Geoprocessamento / Geomática / Cartografia / Topografia - verificar conteúdo textual/exercícios em Metodologias níveis I; II; e III (abaixo).

[ Estudos/Manuais/Métodos ]       [ Exercícios ]         [  Modelagem/Fotografias  ]              [ Vídeos ]            [ Mapas educação escolar ]

Exemplos de imagens/produtos                                           SigWeb

Sistemas em plataforma html/php/java

Aquisição de imagens                                                Metodologias Nível I

Metodologias Nível II                                   Metodologias Nível III

Quantum 1                                                                 Quantum 2

Quantum 3                                                                Quantum 4

Topo B                                                       Mapas

Manual QuantumGis

Flex Projector (visualize e crie projeções)

Exercícios

Geoprocessamento - Exercício práticas 1 (Lic/Bach.)/ Exercício Práticas 2 (Bach.) (Disponível no Texto Aula).

Geoestatística (IBGE - CIDADES)

Material educativo IBGE: https://educa.ibge.gov.br/

Retornar ao topo

Modelagem - Paisagem: Programas Terragen e VistaPro

Renderização-Blocos diagrama digitais                             Fotografias - ambiente e análise

Exemplo retração expansão                                            3D Animação Tepequém interpolado (ver metodologias I)

(mudança climática - ver Teoria dos Refúgios

do Plio-Pleistoceno em Metodologias II e III)

3D Animação Serra da Mocidade (Ver Metodologias I)            Jers Estiagem e Chuvoso

(áreas úmidas - metodologias II e III)

Trabalhando com Mapas Continentais e Mapas Mudo

Baixe vários mapas para atividades didáticas em educação escolar. O arquivo esta compactado, use um descompactador como o winrar para descompactar.

As aplicações são diversas: exemplos de projeções; jogos de batalha; identificar bacias hidrográficas, continentes, países, estados, municípios; jogo dos sete erros; dentre outras as quais cabe ao professor uso da imaginação.

Baixar os mapas