linha top1
Universidade Federal de Roraima

Notícias

De 8 a 11 de junho de 2016 irá ocorrer o V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial.

Realizado pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará,  o evento irá promover debates e trocas de experiências acadêmicas com a difusão de ideias e trabalhos que buscam a construção de uma sociedade mais sustentável.

A Revista Geográfica Acadêmica (http://revista.ufrr.br/index.php/rga) e o Laboratório de Métricas da Paisagem (http://ufrr.br/mepa) são parceiros do evento e farão a publicação de uma edição especial com os melhores trabalhos indicados pela comissão do congresso.

Acesse a página do evento: http://www.vcbeaagt.com/.

 

-------------------------------

MUDANÇAS CLIMÁTICAS SOB UMA PERSPECTIVA AMAZÔNICA”

 Quando: 10 e 11 de junho de 2015

LOCAL: AUDITÓRIO DO NECAR – Universidade Federal de Roraima

Palestrantes: Professores da Universidade Federal de Roraima - UFRR, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA e da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias - EMBRAPA, professores das Faculdades Cathedral, da Faculdade Estácio Atual e da Universidade Estadual de Roraima, promotores de justiça do Ministério Público do Estado de Roraima e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia - UFRR - NECAR.

 Programação PDF

 

Estágio no Mepa

O Mepa estará realizando seleção para estagiários ou bolsista de iniciação científica, com ínicio para 2015. Também estão abertas vagas para seleção de orientações para 2015/2 e 2016. Maiores informações entrar em contato com o prof. Thiago / Geografia (sala no bloco hydros - 1º- Piso).

LINHAS DE PESQUISA: - GEOPROCESSAMENTO APLICADO AOS ESTUDOS SOCIOAMBIENTAIS; - ANÁLISE AMBIENTAL: PROCESSOS DINÂMICOS DE AMBIENTES TERRESTRES E AQUÁTICOS (FLUVIAIS/LACUSTRES); - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA VOLTADA PARA O ENSINO ESCOLAR; - PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO PARA GEOTECNOLOGIAS

 

Curso de 8 horas:  Elaboração de Mapas e uso do complemento "Open Layers" com base no Quantum Gis 

Durante a Semana da Geografia o Mepa estará realizando curso de curta duração sobre uso de dados vetoriais do projeto "OpenStreet", e elaboração de mapas.

Data: 9  e 10/12 das 8h10min às 12h.

Mais informações em: http://ufrr.br/depgeo/index.php?option=com_content&view=article&id=88:iispg&catid=21&Itemid=289

 

Mepa ganha acesso às imagens da RapidEye

RapidEye na verdade é um agrupamento de cinco satélites orbitando de forma síncrona e imageando a superfície terrestre. Dependem da energia solar, são sensores passivos, os quais possuem uma resolução espacial pós-processamento reamostrada para 5 metros, úteis para análises geoambientais, com aplicações em diversas áreas.

Logo alguns produtos e amostras estarão disponíveis no Mepa.

 

Mepa está publicando a Revista Geográfica Acadêmica

A Revista Geográfica Acadêmica tem por objetivo publicar artigos científicos sobre os seguintes temas: geomorfologia, pedologia, biogeografia, geografia urbana, geografia do turismo, geografia agrária, geografia regional e de gestão territorial, climatologia, sensoriamento remoto, e geoprocessamento.

Mais informações em: http://rga.ggf.br

 

Curso on-line: A Floresta Amazônica e as Mudanças Climáticas (IPAM)

O Mepa divulga curso gratuito realizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), sobre a temática Amazônia e mudanças climáticas. Acesso através do endereço: http://www.ipam.org.br/curso

Acesso direto: http://www.ipam.org.br/uploads/cursos/portugues/broadcastmet/brazil_br/index.htm

< impressão: PDF >

 

Imagens de radar auxiliam pesquisas do Mepa na identificação das áreas periodicamente e permanentemente alagadas

Imagens do satélite Japonês, Jers-1, de imageamento por micro-ondas auxiliam equipe do Mepa na identificação das áreas alagadas do Estado de Roraima... Veja o exemplo do baixo rio Branco [Jers sazonal]. São pesquisas voltadas na caracterização da hidrodinâmica e geomorfologia dos ambientes de áreas úmidas de Roraima.

 

SIG-Online (I3Geo)

O SIG-online, plataforma de código aberto que auxilia na elaboração de mapas de localização de todo o globo, onde o usuário pode importar arquivos em formato vetorial (ShapeFile e KML). Roda em navegadores usuais (IE; FireFox; Chrome ...). Leia mais sobre o I3Geo.

 

Baixe arquivos em formato KML
Estão disponíveis arquivos em formato KML, os quais podem ser abertos no Google Earth [Produtos].

 

Zoneamento Ecológico Econômico do Estado de Roraima ZEE/RR

O ZEE/RR, em parceria com instituições estaduais e federais, inclusive com atuação do Mepa, constitui-se o instrumento norteador do planejamento geral do processo de uso e ocupação do território estadual, considerando áreas de produção, preservação e conservação, urbanização, áreas indígenas, áreas militares e áreas para projetos especiais. Acesso a cartilha do ZEE/RR. Detalhes de metodologias em "Didático" e "Publicações".

 

Levantamento das ilhas do baixo rio Uraricoera e alto Branco UFRR/SPU

O Mepa, através do convênio UFRR/SPU atuou no cadastramento das áreas insulares do baixo rio Uraricoera e alto rio Branco, problemática enfrentada pela Secretaria do Patrimônio da União em regularizar o uso destes ambientes. O projeto "Águas de Macunaíma" (SPU/UFRR-Igeo) teve importância no âmbito acadêmico, para coleta de informações do trecho levantado, devido ao suporte logístico do projeto. O objetivo da equipe do Mepa foi dar subsídios para a compreensão da relação entre o meio físico-biótico, possibilitando condições de estabelecer critérios de avaliação para o planejamento e gerenciamento do uso de ambientes de áreas úmidas, problemática enfrentada nas ações da SPU/RR em parceria com a UFRR/Igeo. Trata-se de uma das regiões de interesse das atividades do Mepa em estudar a dinâmica hidrogeomorfológica dos ambientes fluviais de Roraima [ver Publicações]. Ilustração do trecho levantado.

 

Base Cartográfica 1:250.000 (Landsat e Sombreado)

Já estão disponíveis em "Produtos - Cartografia" as folhas 1:250.000 do Estado de Roraima. São carta-imagem derivadas de cenas mosaicadas do Landsat 7 ETM+ (1998-2003) e relevo sombreado (DEM-SRTM).