linha top1
Universidade Federal de Roraima

PRAE/Bolsa Permanência convoca discentes que não realizaram a atualização de documentos no semestre 2017.2

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão da UFRR, junto à Coordenação do Programa Bolsa Permanência, convoca os alunos indígenas bolsistas do programa que não realizaram a atualização cadastral no semestre 2017.2 a comparecerem na sala 403, bloco IV do Campus Paricarana para atualização de suas documentações.

O período de entrega dos documentos se estende até o dia 30 de novembro de 2017 (quinta-feira). Os discentes deverão comparecer ao setor das 8h às 11h30 ou das 14h às 17h30 portando a documentação necessária.

Outras informações podem ser obtidas por meios dos telefones 3621-3118 ou 99112-3168.

Informe - Seminário Estadual de Educação do Campo

O IV Seminário Estadual do Fórum de Educação do Campo de Roraima iniciou na manhã desta quinta – feira (23). A  Abertura oficial do evento será às 14 horas, na escola Estadual Manoel Agostinho de Almeida, com a Mística tradicional da Educação do Campo, momento artístico, com demonstrações da cultura camponesa. Além disso, a mesa de abertura contará com a presença coordenadora no curso de educação do campo da UFRR, Alessandra Rufino, e representantes da CONTAG e do MST.

Lista de trabalhos selecionados para os Gt´s do seminário estadual de educação do campo

Segue abaixo a lista são dos trabalhos que foram selecionados para os Gt's do Seminário Estadual do Fórum de Educação do Campo de Roraima. Esse evento está acontecendo em Campos Novos de 23 à 25 deste mês. O tema do Seminário é: Educação do Campo: Como enfrentar os novos desafios para a sua efetivação no estado de Roraima. A apresentações dos trabalhos ocorrerão amanhã das 14 horas. 

Segue a lista dos trabalhos aprovados abaixo:

IV Seminário do Fórum de Educação do Campo de Roraima

Lista dos resumos de trabalhos apresentados:

GT01 – Como fornecer alimentação da agricultura da familiar para as escolas

COMPER CINCO

GT02 – Como produzir alimentos sem agrotóxicos – Agroecologia

  1. Relato de caso- otite canina reicidivante em ação da raça Shar Pei
  2. Sítio Mãe Natureza: uma experiência em permacultura e ecologia profunda
  3. Horta escolar: merenda saudável e educação ambiental na escola do campo na comunidade indígena do Caju, município de Uiramutã/Roraima
  4. Pesquisa de marketing para idealização de aplicativo veterinário da empresa Lar Pet

GT03 – Educação do campo e movimentos sociais

  1. Comunicar e libertar: a comunicação alternativa e popular como mecanismo para emancipação social
  2. Identidade campesina, posse da terra e resistência: uma tríade para a compreensão da educação do campo
  3. A gênese da educação do campo no Brasil: breve histórico
  4. Ferreira Júnior - primeiras aproximações entre uma teoria da vida associativa e a educação do campo: reflexões a partir de Bomfim-RR

GT04 – Educação popular e pedagogia da alternância como ciência descolonial

  1. A religião no contexto do campo: marca identitária do povoado Santo Antônio
  2. A Escola Família Agrícola de Eliseu Martins – EFAEM, e a pedagogia da alternância como forma de inserir o sujeito do campo no campo
  3. Desapropriação, conflito e posse: terra de trabalho se transforma em terra de negócio na região sul do Piauí

GT05 – Educação indígena

  1. Educação de jovens e adultos – EJA no contexto indígena: relato de experiência na comunidade indígena Ingaarumã
  2. Saberes sobre plantas medicinais da Comunidade Indígena Truaru

GT06 – Metodologia da problematização e sua contribuição para a educação do campo

  1. Educação do campo em Roraima: identidades do trabalho docente

 

Informação - Seminário Estadual de Educação do Campo

A comissão do seminário de educação do campo informa aos participantes do evento que levem rede, corda ou barraca. O ônibus irá sair na quarta às 14:00 horas e ainda há vagas disponíveis no segundo ônibus.

Cordialmente,

A coordenação do evento

Livro - Diálogos e Experiências sobre Educação do Campo

O presente livro, Diálogos e Experiências sobre Educação do Campo, é um produto dos estudos realizados pelo grupo de pesquisa Formação de professores, práticas pedagógicas e epistemologias do professor do campo/no campo (FPEC) – UFRR, nos últimos dois anos. Aqui, discutiremos questões concernentes às atividades didático-pedagógicas do professor do campo, bem como teceremos reflexões sobre a atual conjuntura, tendo em vista estabelecermos um diálogo sobre o conceito de alternância no contexto dos cursos voltados aos sujeitos do campo, de modo que, a partir do debate ora proposto, possamos estimular/promover uma prática formativa reflexiva e emancipatória. Também, trataremos dos desafios postos a todos que desenvolvem a atividade docente nas áreas do campo, diante de um cenário de incertezas políticas.

 Atenciosamente,

Grupo de pesquisa: Consuelem da Silva Sarmento, Diego Camilo P. de Oliveira, Ednaldo Gomes Pereira, Eliezer Nunes Silva, Fredson da Costa Ribeiro, José Vieira de Sousa, Lucineide Salgado Barroso, Marcondes Baptista Rêgo e Sérgio Luiz Lopes.