linha top1
Universidade Federal de Roraima

O que é a Paleontologia?

 
Ciência que se dedica ao estudo de restos e vestígios de animais ou vegetais, sendo seu nome de origem grega (Palaios = antigo; ontos = ser; logos =  estudo), e tem como objetivo conhecer a vida do passado geológico e que ficaram preservados nas rochas (Fig. 1). A esses restos e vestígios denominamos de fosséis (fossilis = extraído da terra). Assim sendo, o paleontólogo, é o cientista que estuda a vida pré-histórica, a partir das evidências fornecidas pelos fósseis e pelas rochas.
 
 
Figura 1: Trabalho do paleontólogo.
 
 
O termo Paleontologia foi cunhado por Blainville, em 1825, mas sua adoção literária geológica data de 1834 e deve-se a Waldheim.
 
Hoje a Paleontologia é uma ciência dinâmica, com relações com outras áreas do conhecimento, estando preocupada em entender como a evolução física da Terra, em termos das mudanças na sua geografia (paleogeografia), no clima (paleoclima) e nos ecossistemas (paleoecologia), influenciou a evolução das formas de vida pré-históricas.
 
Portanto, a Paleontologia é uma ciência multidisciplinar, relacionada à Geologia, à Biologia (principalmente Zoologia e Botânica), à Ecologia e à Oceanografia, dentre outros campos do conhecimento preocupados em estudar as interações entre os organismos e o meio ambiente. Atualmente, a Paleontologia preocupa-se também com a conservação do patrimônio fossilífero.
 
Diante do exposto, os objetivos da Paleontologia são:
• Conhecer como os seres vivos evoluíram através do tempo;
• Determinar a idade das rochas com base no estágio evolutivo dos animais e plantas fósseis;
• Reconstruir o ambiente em que o fóssil viveu, contribuindo para o entendimento dos climas e da dinâmica das massas de terra (continentes) no passado;
• Auxiliar na reconstituição da história geológica da terra, através do estudo das sucessões faunísticas e florísticas preservadas nas rochas;
• Identificar rochas ricas em substâncias minerais e combustíveis, como o petróleo e o carvão mineral.
 
 
 
Bibliografia Consultada:
CASSAB, R.C.T. Objetivos e Princípios. In: Carvalho, I.S. (ed). Paleontologia. Vol 1. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.
CARVALHO, I. S. Paleontologia: conceitos e métodos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2010.
CARVALHO, I.S.; FERNANDES, A.C.S. Icnofósseis. In: Carvalho, I.S. (ed). Paleontologia. Vol 1. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.
 
Referências Eletrônicas:
http://conhecendoapaleontologia.blogspot.com.br/, acessado em 01 de dezembro de 2012 às 13h.
http://www.ufrgs.br/paleodigital/, acessado em 01 de dezembro de 2012 às 13h.
 
Referências Eletrônicas das figuras:
Figura 1: http://conhecendoapaleontologia.blogspot.com.br/, acessado em 01 de dezembro de 2012 às 13h.