linha top1
Universidade Federal de Roraima

Apresentação

    O laboratório de enfermagem tem como finalidade possibilitar a investigação e o estudo através da aplicação de técnicas e procedimentos de enfermagem, para que a partir do estudo de forma metodológica, o acadêmico do curso de Enfermagem possa adquirir conhecimento e desenvolver habilidades para no processo de cuidar.

   O ambiente do laboratório é um protótipo para a realidade, no qual o acadêmico irá executar as técnicas de enfermagem sob a supervisão de um professor, utilizando deste conhecimento posteriormente no setor que estivar estagiando. É um local no qual o estudante tem a chance de experimentar, testar, repetir, errar e corrigir, proporcionando, ainda, o manuseio de todo o equipamento com liberdade.

   Toda prática desenvolvida no laboratório deve ser fundamentada cientificamente para subsidiar um conhecimento teórico/prático ao acadêmico, instrumentalizando-o para avaliar o estado geral de saúde de um paciente, utilizando a semiologia e semiotécnica como intervenção nas necessidades humanas afetadas, prestando um cuidado sistemático e eficaz.  

   O laboratório de Enfermagem é de responsabilidade do Centro de Ciências da Saúde, onde o mesmo designa docente do curso de enfermagem para exercer a função de coordenador do laboratório, para organizar e acompanhar o desenvolvimento das aulas práticas, juntamente com o professor do conteúdo, quando solicitado.