Governo Federal

Resumos de GTs aprovados
GT 01 - Formação e Práxis do Educador(a), Currículo e Gestão das escolas frente aos desafios regionais.
1. Formação, práxis pedagógica e desenvolvimento profissional em um contexto de formação continuada. Genilza Silva Cunha e Marlete Lima Pereira. CEFORR - SEED/RR
2. Currículo Intercultural como processo de apropriação da gestão democrática nas escolas do campo. Marlete Lima Pereira e Genilza  Silva Cunha. SEED/RR - CEFORR
3. O direito ao currículo diferenciado nas políticas públicas para educação escolar indígena. Ana Paula Diniz e Jonise Nunes Santos. UFAM - UFPA 
4. Desafio da metodologia Ensino Via Pesquisa na Escola Indígena Baniwa. Dário milio Casimiro. Diego Ken Osegawa      
5. A constituição do ensino de História: desafios frente ao ensino de História de Roraima. Rosielma Barroso da Silva. UFAM             
6. Práticas de Inclusão no Currículo Intercultural: Estudo de Caso nas Salas de Recursos Multifuncionais em Escolas Indígenas de Roraima. Catarina Janira Padilha e Leila Soares de Souza Perussolo. UEP/PY
7. A Atuação do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR) e a Política Pública de Formação Inicial e Continuada dos Professores Indígenas de Roraima. Ana Maria Lima de Freitas, Rondinel de Matos Pereira e Thalita Souza de Lima. UERR - IFAM
8. Articulação de saberes: um caminho desafiador para o professor indígena. Simone Rodrigues Batista Mendes. UFRR - Undime/RR
9. BNCC e a formação inicial e continuada em Artes na realidade de Boa Vista-RR. Luís Müller Posca. UFRR
GT 02 - A formação de professores bilíngues como ação de políticas linguísticas.  
1. Desafios e perspectivas para a educação de surdos em Boa Vista (RR). Felipe Aleixo e Alessandra Pedrozo da Cruz. UFRR
2. O professor diante do desafio da escola Bilíngue para surdos. Jaelson da Silva Santos. UFRR
3. A importância de formar professores bilíngues na educação de imigrantes. Nathalie de Azevedo Kjaer
4. O contato entre línguas de uma criança“brasileira/venezuelana”. Solibella Urbina de Siqueira. UFRR
5. A formação de professores de lingua indigena Wapichana Serra da Lua. Joceline Neide Araújo Veras, Ananda Machado. UFRR
6. Políticas linguísticas com os  professores de língua indígena  Wapichana da região Serra da Lua. Jama Peres Pereira e Ananda Machado. UFRR
7. Ampliando horizontes à Formação Superior Indígena em Roraima. Paulo Fernando de Lucena Borges Ferreira, Leila Adriana Baptaglin e Ananda Machado. UFRR
8. Criação de um material didático bilíngue português-macuxi sobre saúde indígena. Carolina da Silva Gomes e Ananda Machado. UFRR
9. Jogo e brincadeira como instrumento de motivação e fortalecimento para o ensino da língua materna Macuxi. Adine da Silva Ramos. UERR
10. A produção de livros digitais (Ebooks) como ferramenta de apoio na formação de professores e no ensino de línguas indígenas. Edney Veras dos Santos. Eliseu Adilson Sandri e Ananda Machado. UFRR 
11. 
A formação continuada de professores através da elaboração de materiais didáticos: casos Ye’kwana e Macuxi. Isabella Coutinho Costa. UERR
12. A formação de professores indígenas para o ensino de Português. Emerson Carvalho de Souza. UFRR
13. Educação Indígena: retórica e resíduos autobiográficos. Adriana Helena de Oliveira Albano. UFRR
GT 03 - Formação educacional e Direitos Humanos: desafios para a interculturalidade.  (fusão com o GT4)
1. Diversidade linguística: reflexão sobre o atendimento dos indígenas em um hospital publico de Boa Vista-RR. Kátia Maria Abreu da Silva; Gleidiane Brito de Araújo Rocha. UERR
2. Políticas públicas de acesso: permanência e qualidade de formação na Universidade Federal de Roraima. Wellen Crystine Lima Peixoto; Emília Gutierrez Delcarlos Mendonça; Ana Clara Costa dos Anjos. UFRR
3. Educação escolar indígena: direitos conquistados na legislação. Diego Ken Osoegawa; Dario Emilio Casimiro. IFAM
4. Responsabilidad social al rescate de la memoria ancestral del Pueblo Warao. Jorge Javier Medina Roldán; Eliseth Carolina Rodríguez Mendoza; María Victoria Velásquez. UPEL (Universidad Pedagógica Experimental Libertador). Venezuela. 
5. Educación intercultural bilingue y responsabilidad social académica de las universidades en los contextos transfronterizos de la Amazonía. Jhozman Camacho Molina; Inés María Aray. UPEL (Universidad Pedagógica Experimental Libertador). Venezuela. 
6. Como ocorrem as relações institucionais em relação à escola e o processo ensino aprendizagem do Estado Brasileiro na Terra Indígena Andirá-Marau povo Sateré Mawé. Jesiel Santos dos Santos; Diego Darlisson dos Santos Sousa. UFAM
7. Aprendizaje basado en proyecto y su aplicación a la educación intercultural bilíngue. Maria Victoria Velásquez; Enrique Camacho; Jairo Vasquez. UPEL (Universidad Pedagógica Experimental Libertador). Venezuela. 
8. Alfabetización tecnológica en la educación intercultural bilíngue. Eliseth Carolina Rodríguez Mendoza; Germaina Briceño de Ramos; Eliezer Eduardo Cordova Montaño. UPEL (Universidad Pedagógica Experimental Libertador). Venezuela. 
9. Ensino monocultural eurocêntrico: uma reflexão da práxis educacional. Galvani Pereira de Lima; Carla Monteiro de Souza; João Paulino da Silva Neto. UFRR
10. Multiculturalismo e interculturalidade: uma revisão na perspectiva da antropologia da educação e da prática docente. Julia Medeiros Dantas; João Paulino da Silva Neto. UFRR
11. Retos y desafios de la profesionalización de los docentes en Educación Intercultural Bilingue. Una mirada desde Venezuela. Inés María Aray e Jhozman Camacho. UPEL (Universidad Pedagógica Experimental Libertador). Venezuela.         
12. La extensión universitaria en clave de gestión comunitaria (Una mirada desde la UPEL). Robin G. Ascanio M. UPEL (Universidad Pedagógica Experimental Libertador). Venezuela. 
13. Interrelaciones Familia – Interculturalidad Bilingüe en Venezuela. Perspectivas desde las Políticas Públicas. Milagros Azzi. UPEL (Universidad Pedagógica Experimental Libertador). Venezuela.           
GT 04 - Educação Intercultural e Ecologia de Saberes Amazônicos.  (fusão com o GT3)
14. Cultural dialogues as a methodological approach in teaching (and learning) international issues in higher education for indigenous peoples in the North of Brazil. Rickson Rios Figueira. UFRR
15. O currículo diversificado em escolas de Boa Vista: na fronteira do conhecimento regional/local. Aracy Andrade. CEFORR
16. Tentando compreender a complexidade do que é ser professor indígena na contemporaneidade em Roraima. Jonildo Viana dos Santos. UFRR
17. Desafios na formação de indígenas em contextos transfronteiriços. Sandra Palomino. IFRR-EAD
18. Reflexões sobre o uso das línguas portuguesa e espanhola no alojamento do IFRR/CAM: desafios e construção identitária. Jacinta Ferreira dos Santos Rodrigues; Izabella Felix da Silva; Joelma Fernandes de Oliveira. IFRR
19. Considerar la construccion de la educacion sustentable en los espacios interculturales bilíngues de los pueblos indígenas del Oriente Venezolano. Pablo Rafael Vivenez Monsalve. UPEL (Universidad Pedagógica Experimental Libertador). Venezuela.
20. Diálogo intercultural no âmbito escolar: a arte de nominar entre os Wapichana. Fabio de Sousa Lima.
21. Una mirada a las lenguas en el contexto actual de globalización e interculturalidade. Ruth Nitzia Botello Ortiz. Instituto Politécnico Nacional – México             
22. Programa escola intercultural de fronteira e os novos desafios do professor de espanhol em Roraima. Antonio Giocondi. UFRR
23. Resistência à escolarização na comunidade indígena Sorocaima I: Mitos e verdades. Liliane do Vale Lisboa; Eliana Santana Lisboa. USAL - UFPR
24. Valorização étnico cultural e ensino em uma escola da rede pública de ensino em comunidades indígena. Salomão Inácio Clemente. UFAM                
25. Educación Intercultural Venezolana: Acciones formativas y pedagógicas en los docentes de Escuelas Primarias de la Etnia Warao. Eduardo José Weffer Villarroel; Katherine del Valle Porte. UPEL (Universidad Pedagógica Experimental Libertador). Venezuela.             
26. Infâncias indígenas: educação e cultura. Pamela Alves Gil . UFRR
27. O papel estratégico da educação escolar na “contrarrevolução preventiva”. Edison Riuitiro Oyama. UFRR          
GT 05 - Processos educacionais e metodológico na construção da educação superior indígena.
1. “Que história devo contar?”: experiências das aulas de história com alunos do Magistério Indígena Tamikan. Eriki Aleixo de Melo e Raimundo Nonato Pereira da Silva. UFAM
2. O formador indígena nos processos educacionais e metodológico na construção da educação superior indígena. Onilda Sanches Nincao. UFMS
3. Desafios na formação de indígenas em Roraima: PARFOR em contexto multicultural e linguístico. Nilmara Milena da Silva Gomes e Verônica Oliveira Magalhães. UERR/CEFORR
4. A escola como instrumento para afirmação  e reafirmação da identidade étnica Munduruku da T.I Kwata/Laranjal. Emilson Frota de Lima e Diego Darlisson dos Santos Sousa. UFAM
5. Gestão territorial e sustentabilidade ambiental no currículo na área de ciências da natureza: A relação entre agricultura de coivara e a formação de capoeira nas matas ciliares na Comunidade Raposa. Eunisson Raposo Paulino E Fabiola Carvalho. UFRR
6. Formação Superior de Professores Indígenas: Análise dos Processos Metodológicos e Avaliativos do Curso de Licenciatura Intercultural e Resultados na comunidade indígena. Maria De Lourdes Neiva Nascimento. UFRR
7. A caça: Uma atividade Wapichana e Macuxi em transformação na comunidade Milho, Terra Indígena São Marcos. Alex Tavares de Almeida  Fabiola Carvalho. UFRR
8. O sistema kakuri e a construção da educação superior indígena no Alto Rio Negro-AM. Raimundo Nonato Pereira da Silva. UFAM 
GT 06 - Educação indígena bilíngue intercultural em contextos de complexidade sociolinguística: apontamentos para a construção de currículos diferenciados.
1. O processo de ensino aprendizagem da língua espanhola para os indígenas kokamas. Mayra Luz e Alvarado Davila. UFAM
2. O processo de ensino/aprendizado mediados pelas iconografias do povo shipibo-conibo. Roberto Suarez Rengifo. UFAM
3. Língua Satere-Mawe e Grafismo Satere-Mawe nas Séries Iniciais do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em três escolas indígenas no município de Maués/AM. Jesiel Santos dos Santos e Diego Darlisson dos Santos Sousa. UFAM
4. Currículo de línguas e formação de professores indígenas. Ana Carolina Ferreira Alves e Jonise Nunes Santos. UFAM
5. A importância da educação intercultural e do bilinguismo na formação de professores de letras em Roraima. Daniele da Silva Fernandes Rodrigues. UFRR
6. Histórias, memórias e experiências de alfabetizadores(as) indígenas em Roraima: trajetórias de identidade. Áurea Lúcia Melo Oliveira Corrêa. UFRR
7. O bilinguismo e a Interculturalidade na alfabetização de crianças Taurepang: entre os direitos e a realidade da educação escolar indígena em Roraima. Ana Paula Gomes da Silva. Docente da Educação Básica.
8. O ensino de línguas indígenas nos cursos de Licenciaturas Interculturais: aspectos linguísticos. Rogério Vicente Ferreira. UFMS
9. Políticas Linguísticas em contexto de Educação Bilíngue na Escola Estadual Rosa Nascimento na Comunidade Indígena do Truaru da Cabeceira. Názara Nóbrega do Carmo, Laís Priscila Almeida de Jesus e Letícia Tavares Prado. UFRR
10. Educação Escolar Indígena Bilíngue e Intercultural: Uma Experiência e Desafio em Comunidades Indígenas da Raposa Serra Do Sol. Ritchie Richard da Silva e Adriane Melo de Castro Menezes. UFRR
GT 07 - Saúde e Interculturalidade na Amazônia.
1. Diagnóstico situacional em saúde comunidade indígena Serra do Truarú, município de Boa Vista-RR/Brasil. Oseias Angelo Maruai e Fabíola Christian Almeida de Carvalho. UFRR
2. A Malária como Doença  Endêmica da   Comunidade  Leão de Ouro: uma  proposta pedagógica  em educação ambiental e saúde. Jacqueline Gomes de Melo Benicio Souza e Luciana Pires de Freitas e Fabíola Carvalho. UFRR
3. Imigração, violência e saúde: uma análise da política de atenção à saúde da mulher Warao em Roraima. Aline Almeida Lima e Fabíola Carvalho. UFRR
4. Diagnóstico Situacional de Saúde da Comunidade Indígena Bananal, Terra Indígena São Marcos, Roraima. Marcelino Garcia e Fabíola Carvalho. UFRR
5. Desnutrição em crianças indígenas de Roraima: reflexões sobre a atuação da Casa de Apoio à Saúde Indígena de Roraima. Jainne Gomes de Melo Sampaio dos Santos E Luciana Pires de Freitas e Fabíola Carvalho. UFRR
6. A Mulher Indígena da Etnia Waraw: A Atuação Comercial por meio da Produção de Base Comunitária diante da Tragédia Humanitária da Venezuela e sua Diáspora pelas Américas. Shigeaki Ueki Alves da Paixão, Iraildes Caldas Tores e Artemis de Araújo Soares. UFAM
7. A Gestão na Saúde Indígena no Pólo Base de Filadélfia TO´RÜMA´Ü. Gilberxe Santana Penaforte, Tatiana Aigba e Gilcirley Santana Penaforte. UFAM
8. A bebida e seus significados mítico e etílico no mundo indigena Makuxi. Maria Socorro Alves de Souza e Iraildes Caldas Torres. UFRR –UFAM.
GT 08 - Artes verbais ameríndias. 
1. Roots, bloody roots: a hermenêutica da iconografia indígena. Abda de Souza Medeiros. FVG
2. Parixara: composição musical dos povos indígenas do circum-Roraima. Emílio Gomes Martins e Devair Antônio Fiorotti. UFRR
3. A música ameríndia no Brasil colonial. Jociane Gomes de Oliveira e Devair Antônio Fiorotti. UFRR
4. A poética transcultural nos areruias. Jucicleide Pereira Mendonça Dos Santos e Devair Antônio Fiorotti. UFRR
5. Literatura Indígena e as Histórias Tradicionais do Povo Macuxi e Wapichana. Jucelino Rodrigues Viriato. UFRR
6. Tamî’kan ou as mulheres não viram estrelas. Sonyellen Fonseca Ferreira e Devair Antônio Fiorotti. UFRR
GT 09 - Comunicação e Educação para a cidadania: processos de visibilidades indígenas.
1. A nominação pessoal wapichana: processos de comunicação do corpo com o mundo. Fabio de Sousa Lima. IFRR
2. O processo de ensino/aprendizado mediados pelas iconografias do povo shipibo-conibo. Roberto Suarez Rengifo. UFAM
3. A agenda midiática e a visibilidade indígena no Portal G1 RR. Reraldo Ramos Trajano
4. As Influências Transfronteiriças Venezuela - Guyana - Brasil Promovidas pelo Movimento Grafita Roraima: A Produção de Arte Urbana e a Valorização dos Sistemas Simbólicos para a Formação do Pensamento Ecocrítico na Amazônia do Extremo Norte do Brasil. Shigeaki Ueki Alves da Paixão. Marilene Correa da Silva Freitas e Marcos A. Braga de Freitas. UFAM-UFRR
5. Os conflitos representacionais sobre os indígenas em postagem viral no facebook. Helena Leocádio da Silva.
6. A mídia digital como ferramenta alternativa para os povos indígenas em Roraima: um estudo de caso na página do facebook Rede Região Murupú. Ariene dos Santos Lima e Bryan Chrystian da Costa Araújo. UFR
7. Narrativas Independentes: Comunicação alternativa e comunitária com estudantes indígenas da UFRR. Tainá Aragão de Almeida e Vângela Maria Isidoro de Morais. UFRR
8. Educação transformadora: um processo de luta dos povos indígenas da Raposa Serra do Sol e a Igreja Católica (1975 A 1990). José Luiz Pereira de Morais. UFRR
9. O educador indígena e a corporalidade da educação nas comunidade: trabalho, missão e poder em uma comunidade. Antonio Weliton Simao de Melo. UFRR
GT 10 - A produção acadêmica dos indígenas na educação superior: vivências interdisciplinares e diálogos interculturais
1. O comércio de carne bovina na comunidade indígena boca da mata: perspectivas de etnodesenvolvimento e gestão territorial. Alzirene Barbosa da Silva e Fabíola Carvalho. UFRR
2. O diálogo entre o conhecimento tradicional e o saber científico. Ariosmar Mendes Barbosa      -
3. Produção de Bananas e Segurança Alimentar na Comunidade Turual, Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Arlilson Estevão Tobias e Fabíola Carvalho. UFRR
4. Diálogos de saberes: uma experiência de crescimento pessoal e intercultural. Eliane Boroponepa Monzilar. UnB
5. A ressignificação da escola indígena entre os Macuxi e os Wapichana: os dilemas e desafios no processo de implantação de uma educação escolar indígena específica e diferenciada no Estado de Roraima a partir dos anos 80 do século XX. Francisco Souza da Cunha. SEED/RR
6. O processo de alfabetização e as práticas de letramento com narrativas orais na Escola Estadual Indígena Santa Terezinha. Gerocildo Martins Level e Áurea Lúcia Mello Corrêa. SEED/RR, UFRR
7. A produção intelectual indígena - material didático para o ensino da língua materna Macuxi nas escolas indígenas. José Airton da Silva Lima, Telmo Ribeiro Paulino, Marina Souza de Almeida. UNIVIRR, SEED/RR
8. Etnobiografia dos professores Ticuna: para uma antropologia da educação superior indígena. Luciano Cardenes Santos. UFAM
9. A formação superior indígena no contexto da UFRR. Marcos Antonio Braga de Freitas. UFRR
10. A cooperação internacional universitária para o fortalecimento de relações interétnicas. Neider Andrey Devia Merchan e Marcos Antonio Braga de Freitas. UFRR
11. A Interculturalidade e Multiculturalidade: Práticas Pedagógicas para a Formação Educacional Interdisciplinar Superior em Perspectivas do PET INDÍGENA FEFF - UFAM. Shigeaki Ueki Alves da Paixão, Artemis de Araújo Soares e Marcos Antonio Braga de Freitas. UFAM-UFRR
GT 11 - Prática docente, formação política e resistência em tempos líquidos nos diversos contextos.
1. Docentes egressos do curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica do IFRR a partir de 2019. Edenise Santos de Sousa. IFRR
2. O dilema entre sair, ficar ou voltar: o caso do jovem estudante da Vila de Entre Rios em Roraima. Jefferson Rodrigues dos Santos e João Henrique de M. V. Rocha. UFRR
3. Formação docente para as escolas do campo: a agricultura familiar como modo de vida e a educação do campo como meio de resistência. João Henrique de Mello Vieira Rocha. Sheila de Fátima Mangoli Rocha e Lilian Alexssandra Ferreira. UFRR
4. Os limites e os desafios na construção da prática docente relacionados à formação dos professores na Vila de Entre Rios em Roraima. Roseli Alencar da Silva e Sheila de Fátima Mangoli Rocha. UFRR
5. Evasão escolar: um sistema de exclusão. Rosângela dos Santo Silva e Silvanete Pereira dos Santos. UFRR
6. Licenciatura em educação do campo na universidade federal de Roraima: desafios e perspectivas. Sara Gonzaga Lopes e Silvanete Pereira dos Santos. UFRR
7. A formação de professores indígenas em ciências sociais: formação política e resistência. Jonildo Viana dos Santos. UFRR
REALIZAÇÃO:
Logo Insikiran
Logo UFRR
LOGO NUSHA
APOIO:
Logo Apoio
PATROCÍNIO:
Logo Patrocínio