linha top1
Universidade Federal de Roraima

Notícias

IPHAN abre inscrições para Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural 2017

Ligado .

A Superintendência do IPHAN em Roraima convida a todos os interessados a participarem da Seleção do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural 2017, que está com inscrições abertas até o dia 03/03/2017.

O Iphan/RR terá uma vaga para estudantes formados ou que se formarão ainda este ano (31/07) em Arqueologia, Gestão Territorial Indígena ou Licenciatura Intercultural. As informações estão disponíveis na apresentação em anexo (pdf.), com conteúdo retirado do próprio edital, buscando criar meios de tornar as informações mais próximas dos candidatos. O material produzido pela equipe técnica do Iphan/RR visa ser uma ferramenta de aproximação, tendo em vista tratar-se de uma seleção para um Mestrado Profissional com características bem particulares da Instituição. Importante salientar que todos os discentes serão concedidos: bolsas de estudos, ajuda de custo para participação nos módulos de aula no Rio de Janeiro e auxílios para pesquisa.

Mais informações no site do Iphan (http://portal.iphan.gov.br/), na sede do Iphan/RR, no endereço Rua Cel Pinto, 465 (esquina com Nossa Senhora da Consolata) - Centro ou pelo telefone (95) 3623-2953.

Apresentação Edital Insikiran

Edital de seleção do Mestrado Profissional 2017

Professores do Instituto Insikiran participam de visita à Universidade Indígena da Venezuela

Ligado .

Professores do Instituto Insikiran realizaram visita técnica na Universidad Nacional Experimental Indígena de Tauca (UNEIT) / Universidad Indígena de Venezuela (UIV), no período de 13 a 16 de novembro de 2016, com o objetivo de conhecer as experiências de formação indígena daquela Universidade, fortalecer as relações institucionais e realizar intercâmbio acadêmico/pedagógico.

A comissão do Insikiran foi composta pelo Professor Dr. Michael Rolim, diretor do Instituto Insikiran, pelo Prof. Dr. Jonildo Viana, coordenador do Curso de Licenciatura Intercultural e pelo líder indígena e discente da Licenciatura Intercultural Tuxaua Aldino Alves Ferreira, da etnia Taurepang, da comunidade indígena Tarauparu.

A Universidade Indígena da Venezuela (UIV), localizada em Ciudad Bolívar – Caicara, é uma instituição pública com uma trajetória de mais de 15 anos de existência, tendo sua inclusão no sistema nacional de Universidades daquele país em 2011. Dirigida às comunidades indígenas da Venezuela, forma estudantes pertencentes aos povos Pemon, Sanuma, Ye'kuana, Yukpa, E'ñepá, Pumé  e Warao. Está situada num campus 100% indígena, com cerca de 2.000 hectares. A Universidade, dessa forma, constitui-se, genuinamente, num espaço de estudos interculturais.

Encontro PIBID Diversidade 2016

Ligado .

Nos dias 10 e 11 de novembro de 2016, foi realizado o Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade - PIBID Diversidade da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Mais informações no site: www.ufrr.br/pibiddiv.