linha top1
Universidade Federal de Roraima

Notícias

Inep divulga nota de reconhecimento do curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR

Ligado .

O Curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima recebeu nota 5 no Conceito de Reconhecimento de Curso do INEP/MEC, avaliação máxima concedida a cursos de graduação.

Este é um motivo de orgulho para todos que tornam o Instituto Insikiran um centro de excelência e referência em formação de gestores de saúde coletiva Indígena do Brasil.

UFRR publica Edital do Vestibular Indígena 2018

Ligado .

A Universidade Federal de Roraima, por meio do Edital N.º 031/2017-CPV, de 28 de junho de 2017, torna público o processo seletivo para o ingresso exclusivo de alunos indígenas nos cursos de Agronomia, Antropologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Engenharia Civil, Gestão em Saúde Coletiva Indígena, Gestão Territorial Indígena, Licenciatura Intercultural, Matemática, Medicina, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Zootecnia, com validade para o ano letivo de 2018.1 e 2018.2.

O Edital e o Manual do Candidato podem ser obtidos pelo endereço: http://ufrr.br/cpv/.

Os interessados podem se inscrever pela internet, através do endereço eletrônico http://ufrr.br/cpv/, das 08h do dia 10 de julho às 18h do dia 11 de agosto de 2017.

Serão ofertadas, no total, 184 vagas para a graduação da UFRR, com ingresso no primeiro e segundo semestres letivos de 2018.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais). O período para requerer isenção da taxa de inscrição é de 10 de julho a 14 de julho 2017, observando os critérios do Edital.

I Encuentro Internacional de Educación Intercultural Bilingue en la Frontera Brasil y Venezuela

Ligado .

 

Os alunos da primeira turma do Curso de Mestrado em Educação Intercultural Bilíngue da Universidade Pedagógica Experimental Libertador na Venezuela - UPEL, tem a honra de convidar a todos para prestigiar o I Encuentro Internacional de Educación Intercultural Bilingüe en la Frontera Brasil y Venezuela, a ser realizado no dia 24 de junho de 2017, das 17 às 21 horas em parceria com o Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena e PIBID Diversidade, no Auditório Alexandre Borges (Universidade Federal de Roraima). Uma proposta ampla de socialização e conversação entre os povos fronteiriços do Brasil e da Venezuela. 

Programa de Apoio Acadêmico/PAA torna público o resultado do edital nº01/2017

Ligado .

A coordenadora de Língua Portuguesa do Programa de Apoio Acadêmico/PAA da Universidade Federal de Roraima, no uso de suas atribuições legais que lhes conferem pela Portaria nº. 083/2016 - PROEG, torna público por meio do Edital n.º 01/2017-PROEG/PAA-UFRR mediante as condições estabelecidas o resultado do edital nº01/2017, de monitoria, para o Programa de Apoio Acadêmico – PAA para o semestre 2017.1. 

Candidata

Resultado

Suzana Navegante da Costa

Aprovada

 

Dia 25/04: Representante do Museu de Berlim proferirá palestra no Instituto Insikiran

Ligado .

Objetos etnográficos como testemunhos de encontros transculturais: as coleções dos irmãos Schomburgk, Heinrich Dohrn, Theodor Koch-Grünberg, Ernst Ule e outros

Palestrante:

Dra. Andrea Scholz (Museu de Berlim)

Resumo

O Museu Etnográfico de Berlim conta com um acervo de objetos etnográficos da região do Vale do Rio Branco, resultado de expedições de comerciantes e pesquisadores alemães dos séculos XIX e XX. Encontram-se também a documentação histórica destas coleções. A partir dessas coleções etnográficas, surge o projeto “Compartir Saberes” como uma forma de repatriação virtual do acervo aos povos indígenas em sua contemporaneidade. Por meio de uma plataforma web todos os objetos poderão ser acessados pelos participantes (instituções indígenas de formação superior e organizações indígenas). O objetivo do projeto é reunir as perspectivas indígenas de hoje a estes objetos com as perspectivas dos colecionadores dos tempos passados. Assim, abre-se a possibilidade de se escrever uma história diferente e compartilhada desse legado.

Data: 25 de abril de 2017 (Terça-feira);

Local: Sala 07, Bloco D (Auditório do Curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena/Insikiran)

Horário: 14h