linha top1
Universidade Federal de Roraima

Notícias

Professores do Instituto Insikiran participam de visita à Universidade Indígena da Venezuela

Ligado .

Professores do Instituto Insikiran realizaram visita técnica na Universidad Nacional Experimental Indígena de Tauca (UNEIT) / Universidad Indígena de Venezuela (UIV), no período de 13 a 16 de novembro de 2016, com o objetivo de conhecer as experiências de formação indígena daquela Universidade, fortalecer as relações institucionais e realizar intercâmbio acadêmico/pedagógico.

A comissão do Insikiran foi composta pelo Professor Dr. Michael Rolim, diretor do Instituto Insikiran, pelo Prof. Dr. Jonildo Viana, coordenador do Curso de Licenciatura Intercultural e pelo líder indígena e discente da Licenciatura Intercultural Tuxaua Aldino Alves Ferreira, da etnia Taurepang, da comunidade indígena Tarauparu.

A Universidade Indígena da Venezuela (UIV), localizada em Ciudad Bolívar – Caicara, é uma instituição pública com uma trajetória de mais de 15 anos de existência, tendo sua inclusão no sistema nacional de Universidades daquele país em 2011. Dirigida às comunidades indígenas da Venezuela, forma estudantes pertencentes aos povos Pemon, Sanuma, Ye'kuana, Yukpa, E'ñepá, Pumé  e Warao. Está situada num campus 100% indígena, com cerca de 2.000 hectares. A Universidade, dessa forma, constitui-se, genuinamente, num espaço de estudos interculturais.

Encontro PIBID Diversidade 2016

Ligado .

Nos dias 10 e 11 de novembro de 2016, foi realizado o Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade - PIBID Diversidade da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Mais informações no site: www.ufrr.br/pibiddiv.

Diretor do Instituto Insikiran visita a Comunidade Serra do Sol

Ligado .

Em visita à Comunidade Indígena Serra do Sol, no dia 12 de setembro de 2016, o Prof. Dr. Michael Rolim juntamente com o Tuxaua Roziel Gobamete e os alunos do Curso de Licenciatura Intercultural do Instituto Insikiran Glênio Barbosa e Pantaleão de Souza proferiram a palestra intitulada “Ingresso e Permanência de Estudantes Indígenas na Universidade Federal de Roraima”.

Oficina pedagógica sobre produção de material didático na Língua Macuxi

Ligado .

O Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena sediou, nos dias 11 e 12 de agosto de 2016, o encontro da oficina sobre a Produção de Material Didático na Língua Makuxi, que contou com a participação de professores indígenas das comunidades: Bismarque, Cedro, Patativa, Teso Vermelho, Makuxi, Lameira e Nova Canaã, todas localizadas na Região da Raposa, município de Normandia.