linha top1
Universidade Federal de Roraima

Notícias

Programa de Apoio Acadêmico/PAA torna público o resultado do edital nº01/2017

Ligado .

A coordenadora de Língua Portuguesa do Programa de Apoio Acadêmico/PAA da Universidade Federal de Roraima, no uso de suas atribuições legais que lhes conferem pela Portaria nº. 083/2016 - PROEG, torna público por meio do Edital n.º 01/2017-PROEG/PAA-UFRR mediante as condições estabelecidas o resultado do edital nº01/2017, de monitoria, para o Programa de Apoio Acadêmico – PAA para o semestre 2017.1. 

Candidata

Resultado

Suzana Navegante da Costa

Aprovada

 

Dia 25/04: Representante do Museu de Berlim proferirá palestra no Instituto Insikiran

Ligado .

Objetos etnográficos como testemunhos de encontros transculturais: as coleções dos irmãos Schomburgk, Heinrich Dohrn, Theodor Koch-Grünberg, Ernst Ule e outros

Palestrante:

Dra. Andrea Scholz (Museu de Berlim)

Resumo

O Museu Etnográfico de Berlim conta com um acervo de objetos etnográficos da região do Vale do Rio Branco, resultado de expedições de comerciantes e pesquisadores alemães dos séculos XIX e XX. Encontram-se também a documentação histórica destas coleções. A partir dessas coleções etnográficas, surge o projeto “Compartir Saberes” como uma forma de repatriação virtual do acervo aos povos indígenas em sua contemporaneidade. Por meio de uma plataforma web todos os objetos poderão ser acessados pelos participantes (instituções indígenas de formação superior e organizações indígenas). O objetivo do projeto é reunir as perspectivas indígenas de hoje a estes objetos com as perspectivas dos colecionadores dos tempos passados. Assim, abre-se a possibilidade de se escrever uma história diferente e compartilhada desse legado.

Data: 25 de abril de 2017 (Terça-feira);

Local: Sala 07, Bloco D (Auditório do Curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena/Insikiran)

Horário: 14h 

IPHAN abre inscrições para Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural 2017

Ligado .

A Superintendência do IPHAN em Roraima convida a todos os interessados a participarem da Seleção do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural 2017, que está com inscrições abertas até o dia 03/03/2017.

O Iphan/RR terá uma vaga para estudantes formados ou que se formarão ainda este ano (31/07) em Arqueologia, Gestão Territorial Indígena ou Licenciatura Intercultural. As informações estão disponíveis na apresentação em anexo (pdf.), com conteúdo retirado do próprio edital, buscando criar meios de tornar as informações mais próximas dos candidatos. O material produzido pela equipe técnica do Iphan/RR visa ser uma ferramenta de aproximação, tendo em vista tratar-se de uma seleção para um Mestrado Profissional com características bem particulares da Instituição. Importante salientar que todos os discentes serão concedidos: bolsas de estudos, ajuda de custo para participação nos módulos de aula no Rio de Janeiro e auxílios para pesquisa.

Mais informações no site do Iphan (http://portal.iphan.gov.br/), na sede do Iphan/RR, no endereço Rua Cel Pinto, 465 (esquina com Nossa Senhora da Consolata) - Centro ou pelo telefone (95) 3623-2953.

Apresentação Edital Insikiran

Edital de seleção do Mestrado Profissional 2017