Governo Federal

DATAS IMPORTANTES E CRONOGRAMA

ATIVIDADES DATAS
DIVULGAÇÃO da programação do evento 17/10/2014
Pagamento da taxa de inscrição com desconto 20/10/2014 
ULTIMO PRAZO PARA PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO 11/11/2014
PRAZO para o envio dos trabalhos completos (somente aos que apresentarão “Comunicação Oral” e das versões digitais dos pôsteres, para serem incluídos nos ANAIS 07/11/2014 
EVENTO 11 a 14/11/2014 

CRONOGRAMA E ATIVIDADES
CRONOGRAMA JOVENS CIENTISTAS AMAZÔNICOS: MOSTRA CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO

ATIVIDADES DATAS
ENVIO DE RESUMOS para apresentação em forma de comunicação oral e pôsteres 14/07 a 08/08/2014
DIVULGAÇÃO das sessões temáticas das comunicações orais e pôsteres 22/08/14
PRAZO para o envio dos trabalhos completos (CO e PT), para serem incluídos nos ANAIS 01/10/2014 a 20/10/2014
DIVULGAÇÃO da programação geral do evento. 30/09/14
EVENTO 11 a 14/11/2014

ATIVIDADES E ENVIO DE PROPOSTAS

Todas as propostas de atividades deverão ser apresentadas através do preenchimento dos respectivos formulários, que se encontram disponíveis no sítio www.ufrr.br/ppgsof. Após o preenchimento, o formulário deverá ser enviado SOMENTE para os seguintes emails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e/ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . A não apresentação de todas as informações solicitadas no formulário inviabilizará a apreciação da proposta.

Grupos de Trabalho (GT’s), Seminários Temáticos (STs,), Minicursos ( MC’s), Lançamentos de Livros, Mostra Fotográfica e de Vídeo, Jovens Cientistas Amazônicos: Mostra Cientifica do Ensino Médio.

  • Atividades
    O Comitê Científico do Evento será o responsável pela análise e decisão quanto às propostas de Grupo de trabalho, minicurso, seminário temático, mostra fotográfica e de vídeo. Os coordenadores das comunicações orais dos Jovens Cientistas da Amazônia avaliarão os trabalhos a serem apresentados e que comporão a Programação Geral do evento.

Grupo de Trabalho
Para os Grupos de Trabalho (GT’s), as apresentações serão na modalidade de comunicação oral e pôsteres, para pesquisas concluídas ou que estejam em andamento com resultados parciais. Os GT’s serão organizados por, no mínimo um (1) e, no máximo três (3) coordenadores e contarão com a participação de pesquisadores por meio de comunicação oral ou pôsteres. É facultado aos coordenadores designarem um (1) debatedor por sessão que, pode ser um dos coordenadores.
Os coordenadores do GT serão responsáveis pela seleção dos trabalhos inscritos e pela organização das sessões de trabalho que deverão ser, no máximo de três 03). Além de indicar o título das sessões, deverão informar a ordem de apresentação dos trabalhos. Cada sessão deverá ser composta por, até sete (7) apresentações orais e dois (02) pôsteres. Os coordenadores selecionarão, portanto, até seis (6) pôsteres, que serão apresentados imediatamente após a apresentação das comunicações orais, dois (2) por sessão, conforme organização previamente estabelecida pela coordenação do GT. Os GT’s para serem aceites devem aprovar, no minimo, 12 (doze) comunicações orais.
Os slides para apresentação devem ser preparados em power point (office 2003) ou pdf. O participante deve trazer a sua apresentação num pendrive e serão disponibilizados datashow para os mesmos. O tempo previsto para cada sessão é de quatro (4) horas. Recomenda-se que toda proposta contemple, no mínimo, duas diferentes unidades da federação, sendo pelo menos uma (1) do Norte/Pan-Amazônia; e duas instituições de ensino superior ou entidades científicas; ou, ainda, pesquisadores estrangeiros, vinculados a instituições de ensino superior ou outras entidades científicas, dando preferência a países que se situem na latitude do Equador. Para proposição do GT exige-se titulação minima de doutorado para os coordenadores. Os participantes que optem por apresentação oral deverão ter, no minimo, o titulo de graduado e de graduando para apresentação de posteres. Não será permitida a participação de um(a) mesmo(a) pesquisador (a) em mais de um grupo de trabalho, a qualquer título.

Seminários Temáticos (ST´s)
Os Seminários Temáticos (ST´s) possuem como característica, assim como as Mesas Redondas, o fato de abordarem aspectos diferentes de determinados assuntos e com participação de especialistas e sempre com a presença de um coordenador. Haverá debate entre os expositores, com perguntas dos participantes, respostas e, cujo objetivo principal é o de realizar um intercâmbio de informações. Os ST’s serão organizadas por um (a) coordenador(a) e contarão com a participação de no mínimo dois (02) expositores e no máximo três (03). É facultado ao coordenador designar um (01) debatedor. Neste caso, o ST pode ser composto por um (1) coordenador, um (1) debatedor e três (3) expositores. Recomenda-se que toda proposta contemple, no mínimo, duas diferentes unidades da federação, sendo pelo menos uma (1) do Norte e/ou da Pan-Amazônia; e duas instituições de ensino superior ou entidades científicas; ou, ainda, pesquisadores estrangeiros, vinculados a instituições de ensino superior ou outras entidades científicas, dando preferência a países que se situem na latitude do Equador. Exige-se, no mínimo o título de doutor. Não será permitida a participação de um(a) mesmo(a) pesquisador(a) em mais de um ST’s, a qualquer título.

Minicursos
Os Minicursos (MC’s) serão ministrados por até dois (2) professores/pesquisadores, que proporão temáticas associadas ao tema e subtemas do evento, com titulação mínima de mestrado. Terão seis (6) horas-aula, distribuídas em sessões de três horas por dia. O número mínimo de participantes inscritos para sua efetivação será de vinte (20) alunos. Para cada minicurso serão abertas trinta (30) vagas, que poderão ser ampliadas em comum acordo entre os proponentes e a Comissão Organizadora. Recomenda-se que toda proposta contemple, no mínimo, duas diferentes unidades da federação e duas instituições de ensino superior ou entidades científicas; ou, ainda, pesquisadores estrangeiros, vinculados a instituições de ensino superior ou outras entidades científicas, dando preferência a países que se situem na Pan-Amazônia. Não será permitida a participação de um(a) mesmo(a) ministrante em mais de um minicurso, a qualquer título.

Mostra de Fotografias e Filmes Etnográficos. O edital para a Mostra de Fotografias e Filmes Etnográficos poderão ser acessado pelo endereço do evento (em construção).

Lançamento de livros. Os interessados deverão preencher formulário requerimento e serão responsáveis pelo numero minimo de volumes a serem expostos para venda. 

Jovens Cientistas Amazônicos: Mostra Cientifica do Ensino Médio

A sessão Jovens Cientistas Amazônicos: XIII Encontro de Mostra Científica do Ensino Médio (Colégio de Aplicação), terá duas sessões: Comunicação Oral (CO) e Pôster (PT). Para as CO’s serão aceitos trabalhos de pesquisas desenvolvidas por alunos de Ensino Médio, CONCLUÍDOS e para os PT’s serão aceitos trabalhos de pesquisas em andamento, inéditos, desenvolvidas por alunos de Ensino Médio, COM RESULTADOS PARCIAIS. Para as Comunicações Orais e Pôsteres do Ensino Médio os critérios são os seguintes: aluno de Ensino Médio, poderá enviar uma proposta de trabalho para Comunicação Oral e uma proposta de trabalho para Pôster; professores orientadores poderão enviar no máximo três (3) propostas de trabalho para Comunicação Oral e no máximo três (3) propostas de trabalho para Pôster.
As CO’s, para Ensino Médio, serão divididas em sessões, baseadas nas grandes áreas do conhecimento e nas disciplinas ministradas no Ensino Médio: HUMANAS e SOCIAIS (Artes, Filosofia, Geografia, História, Sociologia); FÍSICO-QUÍMICA e EXATAS (Física, Geometria, Matemática e Química); SAUDE (Biologia, Educação Física) e COMUNICAÇÃO e INFORMÁTICA (Gramática, Informática, Línguas, Literatura). Estas serão organizadas por um (1) coordenador e contarão com a participação no máximo três (3) pesquisadores que serão previamente convidados pela comissão organizadora, de instituições de ensino e pesquisa. O coordenador deverá ter título no mínimo título de mestre e os pesquisadores título de especialista. É facultado aos coordenadores designarem um (1) debatedor por sessão entre os pesquisadores. Os coordenadores das CO’s serão responsáveis pela seleção dos trabalhos inscritos e pela organização das apresentações nas sessões de trabalho da CO.
Os slides para apresentação devem ser preparados em power point (office 2003). O participante deve trazer a sua apresentação num pendrive e serão disponibilizados datashow para os mesmos. O tempo previsto para cada sessão é de quatro (4) horas. Não será permitida a participação de um(a) mesmo(a) pesquisador(a) (aluno de Ensino Médio), em mais de uma CO, a qualquer sessão. Para professores orientadores serão aceitos até três (3) trabalhos. O processo de avaliação dos textos submetidos será de responsabilidade dos coordenadores e pesquisadores das sessões o qual o trabalho foi inscrito (podendo ser transferido para outra sessão) farão avaliação criteriosa da sua qualidade e darão o aceite ou não e comunicará a comissão geral do evento.
Para avaliação das CO’s do Ensino Médio, deve-se enviar um resumo contendo no máximo 100 palavras e seguir a norma da ABNT 6028 (um único parágrafo indicando o objetivo, o método, os resultados e a principal conclusão do documento em espaçamento simples). Não deve conter citação; Palavras-chave: Deverão ser indicadas de três a seis palavras-chave; Introdução: deve-se expor as finalidades e os objetivos do trabalho, de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado; Desenvolvimento: serão apresentado os resultados da pesquisa, podendo ou não ser dividida em seções e subseções, conforme a NBR 6024 de 2003; Conclusões: devem responder as questões da pesquisa de forma breve, podendo apresentar recomendações e sugestões; Referências bibliográficas: devem ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome (maiúsculo) do primeiro autor citado, alinhadas a esquerda e separadas entre si por um espaçamento. A organização das referências deve obedecer às normas da ABNT NBR 6023.
Para os PT’s do Ensino Médio serão aceitos trabalhos de pesquisas em andamento, inéditos, com resultados parciais, desenvolvidas por alunos de Ensino Médio e deverão conter: Título do Trabalho; Nome dos autores (informar quem é o orientador); Universidade/Centro/Coordenação/Colégio em que o projeto está sendo desenvolvido; Introdução, Referencial Teórico, Problematização, Objetivos, Justificativa, Metodologia, Resultados Parciais e Referências. Deve-se usar o mesmo critério de formatação para envio dos trabalhos da CO. Para avaliação dos PT’s que será realizada pelo comitê científico do evento que darão o aceite, deve-se enviar um resumo contendo apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho, contendo no máximo 100 palavras e seguir a norma da ABNT 6028 (um único parágrafo indicando o objetivo, o método, os resultados e a principal conclusão do documento em espaçamento simples). Para aqueles que forem aceiros o modelo e dimensões do pôster será divulgado no site do evento.

Financiamento
Sugerimos que os participantes das diversas atividades (ST’s, GT’s e MC’s) solicitem recursos de viagem às respectivas instituições em que atuam, bem como às Fundações de Pesquisa de seus Estados. Dependendo dos recursos liberados pela CAPES a comissão poderá financiar um dos organizadores dos GT´s, dos MC’s, dos ST’s.

REALIZAÇÃO:
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ORGANIZAÇÃO:
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APOIO:
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